lunes, 26 de diciembre de 2011

UM MARAVILHOSO 2012




Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarao ao Pai em espírito e em verdade; porque sao estes que o pai procura para seus adoradores.
Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. (Joao 4. 23-24)


Uau! Estamos chegando ao final de mais um ano. 2011 termina e é hora de análises, retrospectivas no campo individual e coletivo. O que fizemos deste ano? neste ano? O que aprendemos? Quais os fatos positivos e negativos vividos durantes nesses de trezentos e sessenta e cinco dias?

Essas perguntas cada um pode responder para si.

Eu faço aqui minha retrospectiva pessoal:

Foi um ano bom para mim por diversos motivos. Deus trabalhou em áreas da minha vida. Houve um reboliço no meu interior. Em 2011 eu tive um encontro comigo mesma, aprendí a me conhecer mais e melhor. Tive uma visao muito clara do que sou e do que quero!
Como diz a música do Milton Nascimento:

"Vou me encontrar longe do meu lugar eu caçador de mim..."

Me encontrei em Madri! E esse foi um dos propósitos de Deus me trazendo para esta cidade linda que eu tanto amo e que terei de deixar em brave, seguindo também a direçao daquele que determina o curso das coisas. Posso dizer que vivi vinte anos em dois. Mil situaçoes e aprendizagem. Valeu! Sempre vale a pena aprender a viver.

Que venha 2012 entao e com ele, esperanças renovadas.


O que você espera para este ano que se inicia no próximo domingo? Parou pra pensar? Quais as metas? Os objetivos a atingir?

No encontro de Jesus com a mulher samaritana narrado no evangelho de Joao cap.4 e esse foi um dos encontros mais bonitos da biblia na minha opiniao (falo como mulher). Nesse encontro Jesus quebrou vários preconceitos em relaçao a nós mulheres. Ele nos viu como gente, como pessoas de valor, digna de respeito, de afeto e de cuidados.

Para Jesus nao tinha a menor importância se aquela mulher era samaritana, sendo ele Judeu. Igualmente nao teve nenhum constrangimento de Jesus em lhe pedir água, sendo Ele a fonte das águas vivas. O que ele queria mesmo era aproximaçao com ela, era um relacionamento diferente dos que ela conhecia. Jesus queria dar sentido a sua vida e revelar o mais profundo e oculto dentro do seu coraçao. Queria lhe mostrar qual era a sua real necessidade. Por isso Jesus quebrou todas as barreiras pra chegar perto daquele coraçao, para estar dentro dele.

E, depois de uma longa e proveitosa conversa...vem a pergunta da parte dela:

Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que és profeta.

Nossos pais adoravam neste monte; vós entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.

Disse Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que nao conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvaçao vem dos judeus.

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adoraram o Pai em espírito e em verdade; porque sao estes que o Pai procura para seus adoradores. (Joao 4. 19-23)

Fomos criados por Deus para um propósito excelente: ADORAR!


Do mesmo modo que toda a natureza exalta ao Criador a cada dia que nasce: Os pássaros cantam; as flores desabrocham; o mar segue o seu vai e vem de ondas que se quebram na praia; os rios seguem seu curso; o sol brilha, a lua aparece nos céus em cada fase sua... etc.

Em todas as partes e em todos os lugares a criaçao se rende ao Criador em doce poesia de gratidao e reconhecimento de quem sem Ele nada somos!

Onde houver um coraçao quebrantado, haverá um verdadeiro adorador. Importa que os que adorem o adorem em espírito e em verdade.

Nao importa o lugar, se é em Madri ou no Recife. "Neste monte ou em Jerusalém"
Deus espera de cada um de nós: Entrega; quebrantamento; sinceridade; verdade; confiança nele. Que Ele seja o centro! A pessoa mais importante nas nossas vidas..."Que sejas meu universo" Que Ele seja o nosso Deus, o único que é digno de receber todo o louvor e adoraçao!

Em 2012 quero estar mais aos pés da cruz. Quero ser mais crente, mais de Deus e menos de mim mesma. Quero nao somente ouvir a sua voz, isso para mim é bastante comum...quero obedece-la. Quero fazer sua vontade, ainda que isso me custe dizer NAO para mim, para os meus próprios planos e projetos. Uma coisa eu sei...Os planos de Deus sao infinitamente melhores do que os meus. Me rendo a sua soberania! Que se faça em mim segundo a sua vontade, segundo o seu propósito.

Entendo que 2012 será um ano de mudanças na minha vida, mudanças que já começaram a acontecer em 2011 e se estenderá no ano que vem. Mudanças interior e exterior. Será um ano feliz, como estar sendo 2011.

Concluíndo quero dizer pra você que: Entregue sua vida nas maos do Pai; o adore e espírito e em verdade (para isso fomos criados); confie e descanse em Deus, Ele cuida de cada um de nós, Ele nos conhece melhor do que nós mesmos.

É isso que o Pai espera de cada um dos seus filhos.

2012 será um ano maravilhoso, eu creio!

Feliz 2012!!!

jueves, 8 de diciembre de 2011

JESUS SALVADOR










E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Alegra-te muito favorecida! O Senhor é contigo.
Ela, porém, ao ouvir esta palavra, pertubou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudaçao.
Mas o anjo lhe disse: Maria, nao temas; porque achaste graça diante de Deus.
Eis que conceberás e darás à luz a um filho a quem chamarás pelo nome de Jesus.
Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai;
Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado nao terá fim.
Entao, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois nao tenho relaçao com homem algum?
Respondeu-lhe o anjo; Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.
E Isabel, tua parenta, igualmente conceberá um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril.
Porque para Deus nao haverá impossíveis em todas as suas promessas.
Entao, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela. (Lucas 1.28-38)


A maior e melhor das promessas de Deus para a vida da humanidade, se deu no nascimento de JESUS.



O pecado da desobediência cometido pelos nossos pais (Adao e Eva) no Jardim do Édem, nos distanciou do Criador e dos propósitos que Ele tinha: Um relacionamento íntimo e pleno com Ele mesmo.


Deus se entristeceu com a consequencia dos nossos pecados, que seria fatalmente a morte física e espiritual. O homem nesta condiçao de pecador estava realmente perdido! Para alegria da serpente; infelicidade humana e tristeza do Senhor Criador.
Porém, o Deus de infinita misericórdia, perdao e amor, imediatamente planejou um retorno de todos nós à condiçao de filhos regenerados; perdoados e reconciliados com o Senhor Criador.
Nasce entao alí no gênesis a primeira de muitas promessas relacionadas com o nascimento de Jesus:


Gn 3.15: E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua descendência e o seu descendente este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.



Promessa cumprida conforme Gl 4.4:


Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei (Lc 2.7; Ap 12.5)



Cerca de 38 profecias (conforme estudo da Bíblia Thompson) foram mencionadas nas escrituras sagradas apontando para o nascimento, ministério, sofrimento, morte, ressurreiçao e ascençao de Jesus Cristo.


JESUS é o maior e melhor presente que alguém pode receber. O natal de Jesus foi a prova do amor de Deus a humanidade:


"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê nao pereça, mas tenha a vida eterna." (Joao 3.16)


Observe que Joao diz: "Deus amou ao mundo de tal maneira" Foi de maneira "tal" indescritível, inenarrável, sem palavras para descrever o tamanho, a largura, altura e profundidade desse amor. Deus nos deu o seu próprio Filho JESUS, para que todos nós pudéssemos ter novo acesso a comunhao e intimidade com Deus. Jesus é o nosso Édem, é o retorno, a volta ao aconchego, aos braços do PAI.


Isaías profetizou também sobre o nascimento do Menino Jesus:


"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será:
Maravilhoso Conselheiro,



Deus Forte,



Pai da Eternidade,



Príncipe da Paz;



para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. (Isaías 9.6-7)



Posso dizer entao que o natal de Jesus foi o maior acontecimento de toda a história, o fato mais importante e maravilhoso acontecido naquela pequena Vila de Belém. Sem glamour, sem a midia noticiando, sem máquina fotográfica nem câmera filmadora e nenhum outro aparato da tecnologia atual. Foi numa estrebaria simples, entre animais e diante apenas de José e Maria que se deu o acontecimento que mudaria o rumo de toda a humanidade: O NASCIMENTO DE JESUS SALVADOR!


Ele nasceu, viveu, sofreu, morreu, ressucitou e está agora à direita de Deus Pai intercedendo por nós. Ele é o nosso advogado; Ele é o caminho, a verdade e a vida; Ele é a Porta; a Água da vida; o Pao da vida; o bom Pastor; O Alfa e o Ômega, aquele que é, que era e que há e vir, o Todo-Poderoso. (Ap.1.8)


Por isso natal deve ser celebrado com alegria e profunda gratidao no coraçao. A melhor forma de celebrá-lo na minha opiniao é com coraçao contrito e lábios que confessam o seu nome, com muito louvor e adoraçao, à semelhança dos anjos que cantavam: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra..."


Natal nao é papai noel,


Nao é cidade enfeitada,


Nao é troca de presentes,


Nao é mesa farta,


(Ainda que todas essas coisas queiram expressar a alegria da festa...)


Natal é Jesus em nós! É comunhao com Deus e com os irmaos, é celebraçao de vida, de vida eterna, da vida que Jesus nos deu através de seu nascimento, morte e ressurreiçao.
Natal é Jesus nascendo e crescendo todo dia dentro de nós!
Isto é natal!


Feliz Jesus em você! Feliz Natal!

viernes, 4 de noviembre de 2011

OS SONHOS DE DEUS










Teve José um sonho e o relatou a seus irmaos; por isso, o odiavam ainda mais.
Pois lhes disse: Rogo-vos ouvi este sonho que tive: Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam diante do meu.
Entao, disseram seus irmaos: Reinarás, com efeito sobre nós? Sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras.
Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmaos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim.
Contando-o a seu pai e a seus irmaos, repreendeu o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos eu e tua mae e teus irmaos, a inclinar-nos a ti em terra?
Seus irmaos lhe tinham ciúmes; o pai no entanto, considerava o caso consigo mesmo. (Gênesis 37. 5-11)

Creio firmemente nas palavras da cançao que diz: “Deus tem um plano em cada criatura”
E, mais…Deus tem sonhos!






Os sonhos de José eram os sonhos de Deus pra vida dele.
José nao pensava, nem desejava e acredito que jamais passava por sua cabeça que seria um dia Governador do Egito, que teria riquezas e honras e que salvaría sua familia da fome que assolava a terra.



Deus estava escrevendo a história de José, porém, para que os sonhos de Deus na vida dele se tornassem realidade, ele teria que passar por quatro caminhos. Esses caminhos, situaçoes e experiencias…sao o trabalhar de Deus na formaçao do caráter do seu filho em nós.



O mais importante de todas as experiências vividas por José, nao foi se tornar gobernador do Egito, possuir riquezas, prestigio e poder. O melhor de tudo foi a consciencia que sua vida e seus caminhos estavam nas maos do Deus Eterno, do Deus que nos concede graça e riquezas espirituais e que trabalha na vida dos seus filhos formando o caráter de Jesus.



PRIMEIRO CAMINHO: – O caminho da humilhaçao, do desprezo, da rejeiçao e da inveja.



“De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar. E diziam um ao outro: Vem lá o tal sonhador!
Vinde, pois, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa dessas cisternas; e diremos: Um animal selvagem o comeu; e vejamos em que lhe darao os sonhos.” (Gênesis 37.19-20)



José estava sendo desprezado, humilhado e odiado por seus irmaos, por aqueles mais achegados a ele. Que caminho difícil e doloroso verdade?



Mas, um dos irmaos…(e novamente entra o trabalhar de Deus) disse: “pega leve”



“Nao lhe tiremos a vida” (Gênesis 37.21b)
Entao disse Judá a seus irmaos: De que aproveita matar o nosso irmao e esconder-lhe o sangue?
Vinde, vendamo-lo aos Israelitas. (Gênesis 37.26-27a)




Agora José se tornara um objeto vendido por qualquer preço, alguém considerado sem valor, uma mercadoría qualquer. Passando por esse caminho José teria que aprender a ser humilde. Os humilhados serao exaltados. Mas, esse era apenas o primeiro caminho, o trabalhar de Deus estava apenas começando…



SEGUNDO CAMINHO: Tentaçao, seduçao. Antes porém de passar por esse segundo caminho… Deus sempre nos dá um descanço, afinal a vida nao é só lutas e lutas. José vendido a Potifar foi abençoando na casa deste. A bençao de Deus estava naquela casa por amor a José.



“E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egipcio por amor de José; a bençao do SENHOR, estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa, como no campo.
Potifar tudo o que tinha confiou nas maos de José, de modo que tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pao com que se alimentava. José era formoso de porte e de aparência.
Aconteceu depois destas coisas, que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo. (Gênesis 39.5-7)



Passando por este caminho José teria de exercitar a obediência, integridade e fidelidade. Resistir aquela tentaçao foi prova de obediencia a Deus e de fidelidade a Potifar. De fato, os sonhos de Deus para a vida de José eram sonhos lindos…mas, seu caráter precisava ser trabalhado, provado e aprovado. Ao resistir aquela tentaçao, José mais uma vez sofre uma injustiça, passa de vítima a suposto “tarado”, de seduzido a sedutor. Aquela mulher mente pro marido e diz que ela era a seduzida. O fato de José rejeitar suas “cantadas” lhe deixou furiosa e sem misericordia:
“Quando, porém, levantei a voz e gritei, ele, deixando as vestes ao meu lado, fugiu para fora” (Gênesis 39. 18)



Pobre José! "E agora José?






José além de sofrer assedio sexual, era também vítima de calúnia. Quando as coisas pareciam que iam melhorando…José passou pelo caminho da tentaçao e venceu! Mas, precisava ainda passar pela próxima etapa do trabalhar de Deus.



TERCEIRO CAMINHO – O caminho da paciência.
“E o senhor de José o tomou e o lançou no cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; ali ficou ele na prisao.”



O SENHOR porém era com ele, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro; o qual confiou nas maos de José todos os presos que estavam no cárcere; e ele fazia tudo quanto se devia fazer ali.
E nenhum cuidado tinha o carcereiro de todas as coisas que estavam nas maos de José, porquanto o SENHOR era com ele, e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava.” (Gênesis 39.20.23)




Observe que Deus estava com José em todos os caminhos e situaçoes. Nao faltava presença, cônsolo e conforto da parte de Deus. O SENHOR estava com José nos sonhos, na cisterna, na casa de Potifar e no cárcere. Ali naquela prisao José teria que desenvolver o fruto da paciencia. Do esperar o tempo de Deus e o seu agir. A banda toca como Deus quer…no seu ritmo e no seu tempo e a música é MARAVILHOSA!



Deus estava compondo uma linda melodia na vida de José, mas a partitura ainda nao estava concluída. Deus é Deus dos detalhes e nao tem pressa, é tudo muito bem trabalhado para entregar o prêmio maior no tempo certo.



Deus iria constituir José como Governador do Egito; iria lhe dar sabedoria também para interpretar sonhos; riquezas, prestigio e poder. Esses eram os sonhos de José que eram os sonhos de Deus!



Do tempo dos sonhos à realizaçao dos sonhos passaram de treze anos.
José sonhou quando tinha 17 anos (Gênesis 37.1)
E, se tornou Governador do Egito aos trinta anos (Gênesis 41.46)



Você tem sonhos? Promessas de Deus para sua vida?



Saiba que todos passaremos por os caminhos do trabalhar de Deus na formaçao do caráter de Jesus em nós. Deus tem um plano nas nossas vidas e ele nao é homem para que minta. Ele é fiel a sua palavra, no seu tempo as coisas vao acontecer a nosso favor. Na verdade já estao acontecendo…cada luta, cada prova, cada tentaçao, cada cisterna e cada deserto…Ele estar conosco no cárcere da dor e da injustiça, da inveja, dos ciúmes, da rejeiçao e da solidao. Ele estar “de ladino”



É preciso ter paciência! Talvés esse seja o caminho mais difícil. Quando temos promessas de Deus muitas vezes queremos que as coisas aconteçam amanha ou ontem, mas as coisas com Deus sao muito bem trabalhadas e planejadas…é preciso saber esperar e confiar naquele que fez a promessa.



José ainda tinha um caminho a trilhar, o quarto e último nesse processo de Deus.



QUARTO CAMINHO – O camino do perdao.



Depois de se tornar Governador do Egito e de receber da parte de Deus a realizaçao dos seus sonhos, José agora (por cima)…com autoridade, prestigio, riqueza e poder, exaltado por Deus… reencontra seus irmao famintos, humilhados, derrotados e necessitados.



Será que chegou a hora de passar na cara toda a indignaçao e humilhaçao, o desprezo de ser vendido por eles e de ter sido tratado como uma mercadoria barata?



Nesse reencontro José era experimentado a desenvolver a arte de perdoar as ofensas. Ele teria duas opçoes nesse reencontro:


1- Pagar o mal com o mal mandando os seus irmaos para “aquele canto” ou



2- Pagar o mal com o bem, perdoando aquela grande ofensa e socorrendo naquela necessidade que era a fome assolando a terra.



José optou em perdoar conforme Gênesis 45.15
“José beijou a todos os seus irmaos e chorou sobre eles”



Esse reencontro foi marcado por muita emoçao! Para mim de todos os feitos de José esse foi o maior e o mais bonito. Quantas vezes por situaçoes de ofensas bem insignificantes nos magoamos e nao queremos de jeito algum ver o ofensor, falar, muito menos beijar. José beijou todos os seus irmaos e disse mais:
“Vós na verdade, intentaste o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.
Nao temais pois eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim os consolou e lhes falou ao coraçao.” (Gênesis 50.20-21)



Que personagem incrível: José do Egito! José sonhador!



Um sonho de homem, um sonho de Deus!



Nosso Pai amoroso realizará também os seus sonhos nas nossas vidas, eu nao tenho dúvida alguma disso! Ele trabalha nosso caráter com o propósito de nos fazer parecidos a Jesus.
Jesus é nosso modelo, o caminho, a inspiraçao. Receberemos a bençao dos sonhos realizados quando estivermos prontos, no tempo de Deus. O SENHOR trabalha nas nossas vidas, é preciso entender os caminhos do trabalhar de Deus:



1- Humildade
2- Obediência
3- Paciência e
4- Perdao.



Que Deus nos abençoe! Amém.




"OS SONHOS DE DEUS" (Ludmila Ferber)




Se tenteram matar os teus sonhos ...


Sufocando o teu coraçao


Se lançaram você numa cova e ferido perdeu a visao (bis)




Nao desista nao pare de crer,


Os sonhos de Deus jamais vao morrer


Nao desista nao pare de lutar


Nao pare de adorar


Levanta teus olhos e vê


Deus está restaurando os teus sonhos e a tua visao...




Recebe a cura


Recebe a unçao...


Unçao de ousadia, unçao de conquista, unçao de multiplicaçao...(bis)

jueves, 20 de octubre de 2011

A MAO QUE ESCREVE









No mesmo instante, apareceram uns dedos de mao de homem e escreviam diante do candeeiro, na caiadura da parede do palacio real; e o rei via os dedos que estavam escrevendo.
Entao, se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus ombros se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro. (Daniel 5.5-6)

Imagine você em uma festa e de repente aparece uma mao na parede escrevendo? Alguém que nao foi convidado, lembrado, pouco importado…aparece no meio da festa e de forma surpreendente. Por essa presença o rei Belsazar nao esperava, nao contava. Como é triste uma vida sem Deus, distante da sua presença. Como é triste viver como se Deus nao existisse, ou estivesse longe, indiferente ao que acontece com cada um de nós.


O rei Belsazar cometeu erros gravíssimos:


1- Ele usou os objetos sagrados do templo em Jerusalém em festa profana, sem respeito e sem sensibilidade com as coisas sagradas. (frieza espiritual)

2- Ele deu louvores aos deuses de ouro, de prata e de bronze, de ferro, de madeira e de pedra. (Idolatria)


O AGIR DE DEUS – Deus aparece entao naquela festa e deixa uma mensagem gravada na parede. Ao ver a mao de Deus escrevendo…o rei teve tanto medo que seu semblante mudou; seus ombros cairam e os joelhos tremeram. Quem poderá permanecer inteiro diante da manifestaçao divina? Ainda mais quando se tem consciencia dos seus pecados?


Pobre rei Belsazar! Tao senhor de si, tao inconsequente…estava a ponto de desmaiar diante daquele que é verdadeiramente SENHOR E REI!


Filho do rei Nabucodonozor, ele sabia o que havia acontecido com seu pai, por causa da soberba, a forma como Deus o havia repreendido e mesmo assim, nao fez caso algum do acontecimento.
Quando Daniel é trazido a sua presença para a interpretaçao da escritura na parede, Daniel lhe diz entao:


“E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos os utensilios da casa dele peranti ti, e tu, e os teus grandes, e as tuas mulheres, e as tuas concubinas bebetes vinho neles; além disto, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que nao vêem, nao ouvem, nem sabem; mas a Deus em cuja mao está a tua vida e todos os teus caminos, a ele nao glorificaste” (Daniel 5.23)


Deus é o SENHOR da história, da nossa história! Quanto mais leio sua palabra; quanto mais vejo os acontecimentos que sucedem no mundo quer sejam bons ou maus, me convenço disso. Vejo Deus nas catástrofes; nas tempestades; nos tsunamis; nas guerras; na doença; no desemprego; numa ruptura, Em tudo enfim. Por trás, por meio ou a frente de cada coisa, existe uma mao que escreve!




Escreve a minha história e a sua história.


O rei Belsazar viu literalmente essa mao e todos os que com ele estavam. A mensagem de Deus foi para aquele momento e para o depois. Deus mostrou a o rei Belsazar que ele só iria até alí, pois Deus é quem levanta os reis, estabelece reis, engrandece e abate a quem quer.


Enganoso é o coraçao que pensar que tem controle sobre sua história e que pode determinar o curso das coisas…


Mesmo com o libre-arbitrio que Deus nos dá…há situaçoes em que ele agi de forma soberana e nao deixa alternativas a nao ser fazer a sua vontade. Lembra de Jonas? Porque Deus nao deixou Jonas de lado e procurou outro profeta para anunciar a Palavra em Nínive?


Porque Deus é o SENHOR! Ele atua como quer, da forma que quer. Soberano é o Senhor! Ele conhece o ontem, o hoje e o amanha. Ele sabe o que é melhor para cada um de nós, e a sua soberanía está sempre acompanhada de muito amor.


A mensagem de Deus para o rei Belsazar é a mesma para nós hoje: Eu vejo todas as coisas, nada está oculto aos meus olhos; As coisas relacionadas a minha casa, a minha obra, devem ser respeitadas e considerada sagrada; Eu estou aquí, no meio de tudo isso, escrevendo a história ainda que você nao veja literalmente a minha mao, ela está agindo! Reconheça a minha soberanía e santidade; entregue suas preocupaçoes, ansiedades, medo, sonhos e projetos nas minhas maos…"Sem mim nada podeis fazer” (Joao 15.5)


O rei Belsazar morreu naquela mesma noite (noite da interpretaçao da escritura na parede) sua sentença estava determinada por aquele que é! E seu reino foi passado a outro cumprindo assim a Palavra prefética. E quanto a nós? Quanto tempo temos para aprender a confiar em Deus? Adorá-lo com exclusividade; respeitá-lo; amá-lo; servi-lo; honrá-lo; obedece-lo?


É tao simples e muitas vezes complicamos:


Deus é! E nós nao somos! E pronto!!!


Basta uma palavra da parte daquele que é, e tudo se transforma, como a terra que era vazia e escura e pelo poder da sua Palabra as coisas foram criadas.


Penso que quando entendermos sobre a grandeza de Deus, sua soberanía e o seu amor, nao haverá outra coisa a fazer a nao ser descansar em seus braços, andar em parceria com esse Deus tremendo, que sendo o que é, nos ama como somos. Ele está escrevendo a nossa história com maos de sabedoria para um propósito excelente.


“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e nao de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jeremias 29.11)


Como nao confiar e nao descansar nas maos daquele que escreve a história e que nos ama com amor sem igual?


Amém!

miércoles, 12 de octubre de 2011

DELAS É O REINO









“Trouxeram-lhe, entao algumas crianças, para que lhe impusesse as maos e orasse; mas os discípulos os repreendiam.
Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, nao os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.
E, tendo-lhes imposto as maos, retirou-se dali. (Mateus 19.13-15)


Há uma música antiga que diz:


“Quem nao gosta de samba, bom sujeito nao é
É ruim da cabeça ou doente do pé”


Eu digo: Quem nao gosta de criança, bom sujeito nao é!


Conhecí uma mulher/jovem aquí na Espanha (Brasileira) nao vou escrever o nome por ética, claro! E por algumas vezes ela me falou: “Nao tenho paciencia com crianças; nao gosto de trabalhar com crianças; e também nao quero filhos”

Até aí, tudo mais ou menos…

Ter ou nao ter filhos hoje, é uma opçao de quase toda mulher.

Porém o que acontece de fato é que existem pessoas que nao gostam de crianças. E esse é o motivo de tantos maus tratos contra os pequeninos: Agressoes, gritos, xingamentos, pedofilia, trabalho infantil etc…

No tempo de Jesus os discípulos tiveram um comportamento que nao chegou a ser uma agressao, mas uma exclusao.

De fato Jesus estava atarefado e havia muito o que fazer, a vida do Mestre era de Aldeia em Aldeia, o trabalho era grande e urgente, todavia o que me chama atençao nesta passagem de Mateus 19, é que os país daquelas crianças levaram aqueles pequenos para serem abençoados. O desejo deles era que Jesus impusesse as maos e orasse sobre seus filhos.

Aquí está um grande ensinamento para toda a Igreja hoje:

Criança precisa de oraçao e de Bençao!

Aqueles pais agiram de forma correta. Hoje com o avanço dos estudos na parte de psicología infantil, já se sabe que até as crianças têem problemas de depressao, de angustia, de opressao etc.

Eu conheço uma senhora que hoje tem 81 anos mora no Recife e foi uma pessoa muito próxima a mim e ela me contou que quando criança, (ela deveria ter uns 6/7 anos), era acordada pela madrugada por um espírito mau em forma de baiana/dançarinha, cheia de balagandans (Argolas, adornos etc.) esse tal espírito a pertubava e nao a deixava dormir. Ela sofría e chorava muito de medo, contou a seus país que, a levaram a um terreiro de camdoble. Essa criatura viveu a vida inteira dentro da umbanda, sempre foi comprometida com essa prática e sua vida sempre foi de muitos problemas espirituais. Ainda nao foi liberta, mas eu a evangelizei e falei de Jesus por diversas vezes, perdemos contato com minha vinda para Madri, mas espero ainda poder revê-la e voltar a testemunhar de Jesus.

Crianças precisam de oraçao e da bençao de Jesus sobre suas vidas, mas os discípulos nao entendiam isso…e a Igreja de hoje entende?

Quando surgiu entao aquela situaçao entre pais x discípulos, Jesus interveio e disse:


“Deixai os pequeninos, nao os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.

O que Jesus quis dizer com nao os embaraceis?


Nao sejam ou causem obstáculos; dificuldades, estorvo, pertubaçao de espírito.

“Nao os embaraceis”

Sabe uma coisa que me chama bastante atençao nas crianças, e o que tenho aprendido muito lidando com elas?

É que criança é espontanea, natural no que diz e pensa.

Criança nao fica projetando um discurso antes de falar…

Elas simplesmente falam de forma natural e verdadeira do ponto de vista delas, ainda que no seu ponto de vista nao haja verdade, mesmo assim elas sao verdadeiras. Criança nao tem embaraço. Por isso Jesus disse para os discípulos: Nao compliquem.


Criança rejeitada ou desprezada será um adulto com sérios problemas de baixa-autoestima; insegurança; carência.

Nao embaraceis as crianças, é o que diz o Mestre aos discípulos e a todos nós.

O texto termina dizendo: “E, tendo-lhes imposto as maos, retirou-se dali”

Jesus as abençoou! Pais e filhos nao sairam dali frustrados.

Ninguém que vai a Jesus sai frustrado. Ele nao despreza, nao rejeita e nao desampara ninguém que vai a ele. A sua presença é mais do que suficiente para uma vida feliz. Jesus satifaz! Ele é maravilhoso.

Jesus continua com os braços abertos esperando cada filho seu, nao importa se você é adulto na idade, diante dele somos todos pequeninos, somos como uma bacteriazinha de laboratorio. Contudo ele nos ama e nos acolhe em seus braços amarosos.

Que tal aprendermos com as crianças a liçao da naturalidade, da simplicidade, da espontaneidade? Vamos nos dirigir a Jesus e aos irmaos de forma natural, deixando fluir o que está no coraçao, sem embarço. Dessa forma o reino também será nosso!

Feliz dia das crianças!!!

martes, 4 de octubre de 2011

Sao Francisco de Assis












(Quase cego, sozinho numa cabana de palha, em estado febril e atormentado pelos ratos, Sao Francisco deixou para humanidade este canto de amor ao Pai de toda Criaçao. A penultima estrofe, que exalta o perdao e a paz, foi composta em julho de 1226 no palácio episcopal de Assis, para por fim a uma desavença entre o Bispo e o Prefeito da cidade. Estes poucos versos bastaram para impedir a guerra civil. A última estrofe, que acolhe a morte, foi composta no mês de outubro de 1226) - Fonte internet


Cântico do Irmão sol - Cântico das Criaturas
El Cántico del hermano sol, en portugués






Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
teus são o louvor, a glória e a honra e toda bênção.
A ti somente, Altíssimo, são devidos
e homem algum é digno de te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente meu senhor o irmão sol
que, com luz, ilumina o dia e a nós.
E ele é belo e radiante com grande esplendor:
de ti, Altíssimo, carrega significação.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua e as estrelas,
no céu as formaste claras e preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento
e pelo ar e nublado e sereno e todo o tempo
pelo qual dás sustento às tuas criaturas.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água
que é muito útil e humilde e preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo
pelo qual iluminas a noite e ele é belo e jucundo e robusto e forte.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa mãe terra
que nos sustenta e governa e produz diversos frutos
com coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles
que perdoam por teu amor
e suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados aqueles que sustentam a paz porque por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa morte corporal
da qual nenhum homem vivente pode escapar.
Infelizes aqueles que morrem em pecado mortal;
bem-aventurados aqueles
que se encontram em tua santíssima vontade
porque a morte segunda não lhes fará mal.

Louvai e bendizei a meu Senhor
e agradecei e servi-o com grande humildade.

São Francisco de Assis

domingo, 2 de octubre de 2011

AMOR DE DEUS









De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso com benignidade te atraí.
Ainda te edificarei e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus adulfes e sairás com o coro dos que dançam. (Jeremias 31.3-4)

Como entender e explicar o amor de Deus por nós?


Bem falou o apóstolo Paulo na carta aos coríntios cap.5, versículo 14ª “O amor de Cristo nos constrange

Eu agradeço muito a Deus todas as coisas que acontecem na minha vida. E rendo graças também pelos momentos difíceis que tenho vivido. Nunca me sentí tao amada, guardada e cuidada pelo SENHOR!


Sabe, vivendo aquí em Madri longe da familia, principalmente das filhas (nao tem sido fácil), muitas coisas e situaçoes tenho vivido aqui a nível pessoal e percebo claramente Deus trabalhando em áreas da minha vida. Ele tem um plano para mim, um projeto, e tem confirmado dons na minha vida. Quer me usar na sua obra com mais intensidade e de forma linda.

O SENHOR tem falado comigo de diversas formas: Diretamente ao coraçao; em sonhos; através da Palavra; através de cânticos espirituais.

O maravilhoso de tudo isso é sentir este amor tao imerecido. Cada vez que Deus se revela eu choro e choro muito, porque me sinto tao pequena, tao nada diante da sua majestade, da sua grandeza.

Nosso Deus é tao amoroso e delicado que ele ao se referir a Jerusalém, que havia cometido tantos pecados, pecados de idolatría, de rebeldía, desobediencia etc…Ele a chama de virgem. Isso é tao lindo, porque aquele que realmente tem todo o poder e toda autoridade de nos acusar por conhecer toda a nossa vida e o que está escondido e oculto dentro de cada coraçao, aquele de quem ninguém pode ocultar-se…

Ele diz: “Com amor eterno te amei…” Para mim você é pura! Eu quero você! E vou cuidar de você!
O meu amor por você é tao grande, tao intenso que eu quero te levantar, te edificar, te adornar e encher teu coraçao de alegrias.

“Sairás com o coro dos que dançam”

Que Deus tao amaroso, bondoso, infinito em misericordia, em graça!

As vezes eu faço a mesma pergunta do cantor Lázaro na sua cançao: “Eu te amo tanto”

Deus por que me amas tanto? Por que me queres tanto?

E, assim é o amor de Deus por cada um de nós…
Ele nos ama de uma forma espetacular…realmente eu nao tenho palavras para descrever esse amor, ele é real na minha vida, eu tenho experimentado isso e é algo constrangedor mesmo, é algo maravilhoso, inenarável. Que amor é esse?

É o amor do PAI misericordioso, que estar sempre perto e pronto a nos colocar no seu colo de ternura e aconchego. Impossível nao amá-lo também e nao querer entregar a vida nas suas maos e a sua soberana vontade!

Hoje eu quero dizer mais uma vez para Deus:

USA-ME! EIS-ME AQUÍ!

Usa a minha vida para a tua glória.


Usa minha mente; meu coraçao; minhas maos para o teu serviço; minha boca para proclamar a mensagem de salvaçao a outros; meus ouvidos para te escutar cada vez que falares; meus pés em direçao ao teu querer e aos lugares que devo estar; meus olhos para serem puros. Eu consagro Senhor todo o meu SER a TI.

Usa-me! Me rendo completamente para o teu serviço e a tua vontade na minha vida em nome de Jesus. Amém!


Entregue sua vida também nas maos do Pai de Amor. Ele te quer, te espera, te deseja, te ama com ternura sem igual! Corra para os braços de Jesus e experimente esse amor constrangedor...



Lázaro - Filho Eu Quero Tanto


por que me resgatou?
por que me trouxe aqui?
por que me queres Deus tanto assim?
Se contra ao céu pequei e contra a ti também
minha vida eu destruir como errei...
porque me queres tanto assim?


filho eu quero tanto enxugar teu pranto,te fazer só
meu
filho eu quero ser teu Deus
eu te amo tanto,tanto,tanto,tanto...
filho vem ser meu
filho eu quero ser teu Deus....
porque me queres tanto assim?


eu quero te envolver em meus mistérios no manto da
minha glória
eu vou desenrolar o rolo santo mudar a tua história
eu vou fazer de ti vaso de honra
eu vou envergonhar os que te zombam vou te dar vitória


por que me queres tanto assim??
porque eu te amo....



domingo, 25 de septiembre de 2011

VOCAÇAO








“Porque os dons e a vocaçao de Deus sao irrevogáveis” (Romanos 11.29)


Lí recentemente uma mensagem do Pr.Caio Fábio (que é um dos pastores que mais admiro, homem de Deus abençoado) e ele falava da nossa incapacidade de dar garantías sobre qualquer coisa em relaçao as pessoas, a Deus e a nós mesmo, por conta da nossas fragilidades, limitaçoes e transitoriedade.



Se nós nao podemos dar garantías de nada a ninguém…




Por outro lado vemos a soberania de Deus e a sua bondade em lidar com pessoas limitadas e frágeis e lhe dar garantías da sua fidelidade e amor em relaçao as suas bençaos sobre nós.



Os dons de Deus sao irrevogáveis. A capacidade e o chamado que o Senhor fez nas nossas vidas para a realizaçao da sua obra, sao permanentes. Ele chamou, capacitou e seguirá agindo na vida de homens e mulheres que um dia se rederam ao chamado. Que disseram: “Eis-me aquí!”


Nenhum dos chamados nas escrituras sagradas se sentia capacitado para realizar a obra que o Senhor os havia separado. Foi assim com:


Isaías - “Entao, disse eu: ai de mim! Estou perdido porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuro lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!” (Isaías 6.5)



Jeremias – “Entao, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que nao sei falar, porque nao passo de uma criança” (Jeremias 1.6)



Gideao – “Aí, Senhor meu! Com que livrarei a Israel? Eis que a minha familia é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.” (Juízes 6.15)



Moisés – “Entao, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” (Exodo 3.11)



O que respondeu o SENHOR a inseguraça desses homens?



A Moisés ele disse: Eu serei contigo” (Exodo 3.12)


A Isaías: Entao disse ele: Vai e dize a este povo…(Exodo 6.9a)


A Jeremiás – Nao temas diante deles, porque eu sou contigo…(Jeremias 1.8a)


A Gideao – Estou contigo” (Juízes 6.16)


Hoje o chamado para realizaçao da obra é para a Igreja num todo. Claro, existem chamados específicos, mas todos somos convocados a realizar a obra de libertaçao, de restauraçao, de salvaçao. O SENHOR continua dizendo: “Eu sou contigo, vai!



Verdade que ninguém estar capacitado, mas o SENHOR que chama capacita. E, sabe porque os dons sao irrevogáveis? Porque o SENHOR Soberano, imutável, perfeito…é quem realiza a sua obra através de nós, por meio de vasos de barro, insignificantes, muitas vezes roto, nao qualificados.



Entao a glória é dele! E a alegría é nossa em saber que somos participantes da obra do SENHOR apesar de…


A vocaçao e os dons de Deus sao irrevogáveis!


Amém!

martes, 20 de septiembre de 2011

MAR BRAVIO






Os que, tomando navios, descem aos mares, os que fazem tráfico na imensidao das águas,
Esses vêem as obras do SENHOR e as suas maravilhas nas profundezas do abismo.



Pois ele falou e fez levantar o vento tempestuoso, que elevou as ondas do mar.
Subiram até os céus, desceram até os abismos; no meio destas angústias, desfalecia-lhes a alma.
Andaram e cambalearam como ébrios, e perderam todo o tino.



Entao, na sua angustia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulaçoes. Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram.



Entao, se alegraram com a bonança; e assim os levou ao porto desejado.
Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! (Salmos 107.23-31)





Quando eu estava na Igreja Batista em Cajueiro, participei de um acampamento de carnaval na Praia da Barra de Sirinhaen. Éramos ao todo 17 pessoas no acampamento. Era um grupo pequeno liderado por Débora e Jeferson. Acampamos em uma casa que pertencia a delegacia da cidade. Eu estava com minhas duas filhas Natali e Laís que na época eram crianças.




Próximo aquela Praia há uma Ilha paradisíaca, linda: Ilha de Santo Aleixo. Para chegar a Ilha se vai em barcos ou lanchas.


O grupo resolveu que iríamos conhecer a tal Ilha. No primeiro dia fomos em um barco de pescadores e a viagem foi tranquila. De fato ao chegar no local, fiquei deslumbrada com a beleza, é um lugar maravilhoso, lindo!




No dia seguinte resolvemos voltar alí, estávamos todos maravilhados e queríamos desfrutar mais daquele lugar…


O que aconteceu porém foi que ao chegarmos na praia o mar estava bastante seco e acreditávamos que a viagem seria mais tranquila que no dia anterior. O trajeto da praia até a ilha de barco leva aproximadamente 40 minutos.




O que nao sabíamos era que: mais para dentro o mar começava a encher e nossa viagem seria… pense…? Um pesadelo!


Dos que estavam no grupo, apenas duas pessoas nao quiseram ir a Ilha porque havia passado situaçao de perigo nesse trajeto e nao queriam experimentar outra vez. Os demais seguiram viagem. Entao éramos 15 pessoas: dez adultos e 5 crianças.




Quando chegamos mais ou menos em um terço da viagem…a coisa começou a se complicar… o mar estava bravio, em ondas assustadoras, elas vinham de todos os lados, com força, entravam águas dentro da embarcaçao…e o pior pasmem: Nao tínhamos boias, nem coletes salva-vidas, se o barco fosse a pique, ninguém se salvaria, mesmo quem soubesse nadar, porque a distancia da praia era grande e as ondas terríveis em pancadas.


As crianças gritavam de pânico e choravam de medo. Teve um certo momento que eu acreditei que o barco ia virar…o quadro era assustador, eu tremia muito e sentí muuuuuuuuuito medo. De repente se formou em frente do barco uma onda aproximadamente creio de 6 metros, era um paredao. Pensei é agora…


Felizmente o condutor da embarcaçao era um pescador experiente e quando viu a gigante onda se formar…ele desligou o motor do barco que subiu e desceu nessa onda…imaginem…


“Entre mortos e feridos escaparam todos” e eu estou aquí contando essa história.


Chegando na Ilha, eu passei mais ou menos 1 hora para me recompor e parar de tremer, voltar os batimentos cardíacos ao normal. Minha filha Laís chorava e dizia: “Nao volto mais nesse barco” e o restante do grupo me dizia: “Vais ter que morar na Ilha Magda” rsrsrsrsr




Foi complicada aquela aquela viagem. Na volta porém, tudo foi mais calmo e chegamos em paz.


Uma liçao ficou: Experimetamos a angústia e o medo de atravessar um mar bravio.
É exatamente como narra o escritor deste salmo que lemos acima. A alma se derrete angústias; você se sente como um ébrio; perde o tino. Sabe o que é perder o tino? É perder o juízo, a prudencia, a idéia, a atençao.




Quem nessa vida nao experimentou as angustias e os medos de um mar bravio?


Sao situaçoes que surgem quando você menos espera. Você tá no seu barquinho tranquilo, aconchegante, as ondas estao calmas que parecem te ninar…de repente…


Uuuuuuuuuuuuuuuuuui





As ondas começam a se agitar, os ventos sopram fortes, sacodem teu barquinho, te jogam para um lado para outro e haja águas…sao muitas águas (lágrimas, lágrimas e lágrimas) e a gente pensa: Vamos perecer! Estou perdido…





Nao está! Há esperança! Aquele que é o Criador dos ventos, do mar, das tempestades…Também é o SENHOR DA BONANÇA!




Uma coisa porém tem de ser feita quando se enfrenta um mar bravio, uma tempestade, uma luta, um problema, uma dor, um desespero, uma infermidade etc…seja qual for a onda…


“Entao na sua angustia, clamaram ao SENHOR…” (Salmos 107.28ª)





Nao adianta ficar ai, ai. O caminho é o caminho da oraçao, do clamor, da súplica.




Clame ao “SENHOR DA BONANÇA, CONFORTO NA DOR”


Ele sabe porque e para quê permite as tempestades, as ondas e o mar bravio. Tudo tem um propósito.




E ele os livrou das suas tribulaçoes. Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram.
Entao se alegraram com a bonança; e assim os levou ao desejado porto. (Salmos 107.28b e 29)


Nosso Deus é maravilhoso! E maravilhoso é confiar nesse Deus que tudo pode. Que conhece nossa estrutura e sabe das nossas fragilidades, dos nossos medos, das nossas limitaçoes.




Ele permite as ondas do mar bravio, para aprendermos a confiar nele e a clamar a ele. As ondas também nos deixam mais aptos para navegar…


Aprendemos que as ondas se acalmam, as tempestades passam e nós sobrevivemos…(ficam as lembranças)


E através da nossa experiencia, podemos consolar e confortar a outros que atravessaram o mesmo caminho, o mesmo mar e as mesmas ondas.




A bonança chegará na minha e na sua vida em nome de Jesus!


Amém!

viernes, 9 de septiembre de 2011

POR QUE CHORAS?










Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.


Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (quer dizer: Mestre)!



Como entender as lágrimas de Maria Madalena?




1- O primeiro contato com Jesus: Esse foi um dos encontros mais impactantes nas narrativas bíblicas, na minha opiniao. Maria Madalena teve dupla salvaçao naquele momento: Foi salva da morte física e da morte espiritual.

Seus acusadores queriam apedreja-la, por ter sido ela pega em pleno ato de adulterio e conforme a lei…tais mulheres deveriam ser apedrejadas até a morte. É nesse momento entao, de tamanha humilhaçao, desprezo e angústia, que se dá esse encontro, que foi sem sombra de dúvidas o melhor e mais profundo encontro entre duas pessoas tao diferentes: Maria Madalena e Jesus, Jesus e Maria Madalena.

Imaginemos entao a cena… o que passa no coraçao e na mente de alguém que estar condenado a morte e que vai a camino do seu destino final traçado alí pelos homens impiedosos e sem misericordia? Maria seguía o seu próprio calvario e sabia que estava perdida!

Porém, quando aqueles acusadores perguntam a Jesus: Qual deveria ser a sentença daquela mulher… Jesus de forma surpreende e profundamente amorosa responde: “ Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra” (Joao 8. 7).

Os acusadores daquela mulher “bateram em retirada”, se foram, marcharam, desapareceram…

E ela o que sentiu? Ela se sentiu amada de verdade! Pela primeira vez em sua sua vida, alguém lhe trata com dignidade, alguém a ver como uma pessoa necessitada. Jesus lhe ofereçe misericordia e perdao. Jesus amou aquela mulher como ninguém jamais a amaria. Ele olhou para o seu coraçao pertubado e lhe deu a paz que excede todo o entedimento humano. Nesse encontro Jesus transformou: culpa em perdao; tristeza em alegria; vergonha em dignidade; lágrimas em sorrisos; morte em vida!

“Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria,
Para que o meu espírito te cante louvores e nao se cale. SENHOR, meu Deus, graças te darei para sempre.” (Salmos 30.11-12)



2- Os acontecimentos que marcaram aquele final de semana em Jerusalém:

Por que choras Maria?

A resposta poderia ser assim: Choro por ele, por causa dele!
Choro por causa daquela cruz que ele carregou…ela era minha! Choro porque ele foi humilhado e desprezado e ele nao merecía, também foi por mim, por me amar tanto, tanto, tanto…

Choro porque uma espada transpassou seu corpo e acredito que doeu bastante; zombaram dele; repartiram suas vestes; o ridicularizaram, e mesmo nesse momento de tanta dor física e psíquica ele ainda pôde dizer: “Pai perdoa, eles nao sabem o que fazem”. Choro porque colocaram um coroa de espinhos em sua fronte e eu sei que espinhos ferem e machucam;

Choro porque ele teve sede nesse momento difícil, mas lhe deram vinagre para beber; choro porque o puseram nesse túmulo e apesar da sua promessa de ressurreiçao e vitória sobre a morte e o sobre o mal… eu nao consigo descansar e aquietar meu coraçao; choro porque nao o vejo e quero estar com ele, porque ele deu sentido a minha vida, me perdoou e me amou como nenhum outro jamais me amará por isso choro; Choro porque nao sei mais viver sem ele, porque ele é tudo para mim; Choro por saber que ele sendo o que é, me ama apesar de eu ser o que sou e como sou;
Choro porque quero ve-lo, sentí-lo, tocá-lo, quero me lançar em seus braços e dizer: EU TE AMO JESUS! Te amo com minhas limitaçoes e fraquezas; te amo apesar de… de pensar que nao estais aquí, perto de mim.

Maria estavam com os olhos tao ofuscados pelas lágrimas e pela dor de nao ver Jesus que ele se aproxima e lhe diz:

Maria! Que doce voz! Quando ele a chamou pelo seu nome imediatamente ela reconheceu que era ELE. A voz dele é incomfundízel, incomparável, única! Doce voz!

Imagine Ele chamando pelo seu nome: (………………………..)

Ela respondeu: Mestre!

E, antes que ela se jogasse em seus braços e lhe desse muitos beijos, abraços e derramasse o resto das suas lágrimas que agora seriam de alegria (porque era isso que iria acontecer)…Ele recomendou: “Nao me detenhas; porque ainda nao subi para meu Pai, mas vai ter com meus irmaos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.
Entao, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Ví o Senhor! E contara que ele lhe dissera estas coisas. (Joao 20.17-18)


Por que choras Maria? Eu estou aquí! Ressuscitei! Eu prometi isso lembra? Estou mais perto de você do que possas imaginar…Estou dentro de você! No seu coraçao e pensamentos…Eu sou a voz que você escuta, sou a tua direçao, o teu caminho. EU SOU! E por sempre o SEREI. Eu vejo suas lágrimas, suas dores, suas indecisoes, suas frustraçoes, suas carencias, seus temores, seus desejos e necessidades, eu conheço você! Ninguém te conhece mais do que EU!
Por que choras? Estou aquí…estou com você. Nao chores Maria, vai fazer o que eu estou mandando, direcionando, conduzindo…confía! Eu estou aquí, vencí todas as coisas que sao motivo das suas lágrimas, para que você pudesse sorri. Smile!






É assim que eu quero te ver…

“E ainda se vier noites traiçoeiras, se a cruz pesada for…Cristo estará contigo, o mundo pode até fazer você chorar…mas, Deus te quer sorrindo”






Sorri!






Amém!

viernes, 19 de agosto de 2011

NOEMI OU MARA?








“Porém ela lhes dizia: Nao me chameis Noemí; Chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.” (Rute 1.20)





O nome Noemí é de origem grega e significa: Doce, Doçura.





Mas, nao era assim que se sentía essa mulher judía que se tornou imigrante em terra distante (Moabe), fugindo da fome que assolava sua cidade, seu povo.




Ela partiu da sua terra em companhia do marido e dos seus dois filhos. Habitaram em Moabe, onde os filhos se casaram com mulheres Moabitas. Passaram quase dez anos alí. Mas os acontecimentos naquela terra nao eram propícios a Noemi. Ela perdeu o marido e os dois filhos. Uma tristeza profunda tomou conta do seu coraçao. Noemi nao tinha esperanças. Frustrada e vazia, ela se sentía afligida por Deus.





“Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que pois me chamais Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido? (Rute 1.21)




Crise de identidade! Quem eu era, quem eu sou, o que serei…




Noemi partira de Belém de Judá em busca de uma vida melhor, cheia de sonhos, expectativas, e agora retorna ao seu lugar sentindo-se absolutamente vazia, infeliz, e esquecida de Deus.





Noemi era uma mulher que conhecia a Deus e o seguía. Ela nao seguía deuses, ela tinha a Jeová por seu Deus e é claro que ela atribuía as coisas que sucediam em sua vida, a açao de Deus, que é o SENHOR da vida e da história.





Por que? Por que? Por que? Pergunta Noemi as pessoas que a saudavam e a conheciam. Por que vocês me chamam de doce se minha alma está cheia de amargura e tristeza?





“Me chamem de MARA,” (significa amarga) (Rute 1.20)




De fato, nao foi fácil a situaçao de Noemi, nos coloquemos em seu lugar, ao menos por um momento…
Pior do que a fome, foi perder toda a familia.




Todo imigrante espera voltar ao seu lugar de forma vitoriosa, melhor do que veio. Vivendo aquí em Madri e convivendo com muitos imigrantes (como eu), todos pessamos em voltar pro nosso lugar melhor do que partimos. Todos pensam assim, é natural, nao foi diferente com Noemi. Ela desejava uma volta “triunfal”, mas…




Estava amargurada.




O que ela nao conseguía enxergar é que Deus tem seus planos e propósitos na vida de cada um de nós. Nem tudo estava perdido!
Quando ela aconselha as noras (igualmente viúvas) que regressem à casa de seus país, ela nao esperava que uma delas seria justamente o consolo, o cuidado e o resultado do propósito de Deus na sua vida e na história. O Autor estava escrevendo!




Nada é por acaso! Deus está em todos os acontecimentos, quer sejam bons ou maus aos nossos olhos. E nisso de fato Noemi estava certa, Deus escreveu a história… as perdas e a dor vieram da parte dele mesmo.




É enganoso pensar que: Por que andamos com Deus e somos dele, estamos livres de sofrimentos e lutas. O céu nao é aquí! (ainda que o andar com Jesus nos aclare a visao do céu e da eternidade que começa a se manifestar dentro do coraçao daquele que crê.)




A dor faz parte da caminhada mesmo. Mas ela nao terá a palavra final. Nao teve na vida de Noemi e nao terá na vida de nenhum filho(a) de Deus.




Disse, porém, Rute: Nao me instes para que te deixe e me obrigue a nao seguir-te; porque, aonde quer que fores irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo e o teu Deus é o meu Deus. (Rute 1.16)





Rute estava decidida a seguir e cuidar da sua sogra, ela era a provisao de Deus na vida de Noemi. Sim Noemi! O amargo seria tranformado em doce outra vez. Tudo passa, tudo muda. O Deus que escreve a história sabe perfeitamente aonde quer chegar.




Por isso nos momentos dificies da sua vida, nao esqueça: Deus está no controle de tudo! Tenha a visao do Deus que permite o sofrimento, a dor…mas, que esses acontecimentos sao apenas ponte para chegar ao propósito que Ele planejou para a sua felicidade.




Rute foi consolo de Deus, cuidado de Deus, provisao de Deus, bençao de Deus na vida de Noemi.




“Entao as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que nao deixou hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste.
Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos” (Rute 4.14-15).





E, entao? Noemi ou Mara? Doce ou amargurada?




Na vida dos filhos de Deus a palabra final será sempre a palavra de doçura, de vitória! Foi na vida de Noemi e de tantos nas narrativas bíblicas e será assim na minha vida e na sua vida!




Confia no SENHOR, descansa e espera Nele. Nao fique amargurado (a), nao perca a doçura. O melhor de Deus ainda está por vir, creia, Em nome de Jesus!




Amém!

martes, 26 de julio de 2011

TEMPESTADE E NAUFRÁGIO






Esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo,
dizendo: Paulo, nao temas. Importa que sejas apresentado a César, e Deus te deu todos os que navegam contigo.
Portanto, senhores, tende bom ânimo, pois creio em Deus que há de acontecer assim como me foi dito (Atos 27.23-25)

De fato a vida crista nao é um "mar de rosas." Há guerras e lutas; sofrimento e dor. Porém em tudo Deus tem um proposito e ainda que aos nossos olhos as coisas pareçam insolúveis, no final veremos o bem do Senhor sobre as nossas vidas.



O apóstolo Paulo enfrentou diversas dificuldades na sua missao de anunciar o evangelho. Neste episódio acima narrado, ele é enviado para Roma. Estava preso junto com outros homens e viajava em um navio com mais 275 pessoas. Enfrentaram as tormentas de um mar bravio, de ondas gigantescas que enchiam a alma de terror, a vida estava por um fio.


Na nossa vida diária existem situaçoes que parecem: vamos naufragar, sucumbir, desfalecer, morrer. Quem nunca viveu um momento assim? Parece que Deus está longe, foi embora, nao se importa com o sofrimento, com a dor.


Isso nao é verdade! A verdade é que Deus trabalha nas nossas vidas como quer, da maneira que


quer, Ele é Soberano! Os sofrimentos e as lutas que enfrentamos nos ensina muito mais do que as vitórias e as conquistas que realizamos. É na dor que aprendemos, disso eu nao tenho dúvidas.
Aqueles homens (companheiros de viagem de paulo) estavam tao desanimados com a situaçao que lhes faltava o apetite.


"Enquanto amanhecia, Paulo exortava a todos a que comessem alguma coisa, dizendo: É já hoje o décimo quarto dia que esperais, e permaneceis sem comer, nao havendo provado nada.
Portanto, exorto-vos a que comais alguma coisa" (Atos 27.33-34b)
Ora eram ao todo no navio 276 (duzentos e setenta e seis) pessoas, passando pelos mesmo problema, pela mesma luta e pela mesma situaçao. Paulo o homem de Deus, o líder, era quem tinha a visao do Deus que está no controle de todas as coisas.
"Portanto, senhores tende bom ânimo, pois creio em Deus que há de acontecer assim como me foi dito" (Atos 27.25)



Nao desanime, nao desista, nao deixe de acreditar!
A tempestade vai passar...
Essa luta vai ter fim!


Havia um propósito de Deus para tudo aquilo que estava acontecendo.Tinha uma Ilha chamada Malta, onde aqueles homens depois de vários dias de angústia e sofrimento por fim chegaram. Perderam o navio e as coisas que nele cargavam, mas o principal foi poupado - A VIDA!


Deus tinha um plano - glorificar seu nome ali naquele lugar, pessoas precisavam de cura física. Tinha muitos doentes ali e Deus ia usar as maos de paulo para curar.
Até mesmo a picada de uma víbora, foi proposito de Deus para glorificar seu nome e fazer com que o evangelho fosse propagado.


Todavia nao faltava os julgamentos das pessoas. Paulo ao ser picado pela víbora, foi questionado:


"Certamente, este homem é assassino, porque salvo do mar, a Justiça nao o deixa viver."
Porém ele sacundido o réptil no fogo, nao sofreu mal nenhum.
Mas eles esperando que ele viesse a inchar ou a cair morto de repente. Mas, depois de muito esperar, vendo que nenhum mal lhe sucedia, mudando de parecer, diziam ser ele um deus." (Atos 28. 4b- 5-6)



Que coisa... Paulo passou de assassino â deus, em pouquíssimo tempo, segundo o conceito dos julgadores.


Nem uma coisa e nem outra! Paulo era apenas um pregador, um instrumento nas maos de Deus a seu serviço e nada mais. Deus é o autor da história, da nossa história, Aquele que está na frente dos acontecimentos e agi da maneira como quer, para o proposito que quer.
Muitos foram curados naquela Ilha e todos viram e ouviram do poder do Deus de paulo. (Atos 28. 7-10).


Paulo teria que passar por naufrágio e tempestades, chegar a Ilha de malta, ser picado por víbora e ser julgado pelas pessoas.
Tudo era propósito de Deus na vida dele.
Assim como todo sofrimento, lutas e adversidades que enfrentamos nessa vida.
Deus está no controle da história, da nossa história


.
"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que sao chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8.28)


Você ama a Deus? Você foi chamado por Deus?



Entao, entenda: É Deus quem está escrevendo a sua história. Mesmo que haja lutas, sofrimentos, lágrimas, dor, insonia, falta de apetite. Mesmo que uma víbora te morda e você enfrente julgamentos.


Descansa no Senhor e espera nele, (Salmos 37.7a)


É maravilhoso saber que:




O Deus que escreve nossa história é competente o suficiente para conduzi-la a um final feliz.


A Ele a glória, amém!

domingo, 24 de julio de 2011

A OBRA DE JESUS






Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou num sábado, na sinagoga, segundo seu costume, e levantou-se para ler. Entao, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito:
O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertaçao aos cativos e restauraçao da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.
Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele.
Entao, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir. (Lucas 4. 16-21)



O mundo viu com tristeza a morte da cantora Amy Winehouse ocorrido no último dia 23. A polícia ainda investiga a causa da morte, mas, segundo a família e visinhos, álcool e drogas é a provável causa. Vi a um video de um show dela no Recife, onde levou um tombo no palco, lamentável.


É muito triste constatar que muitas vidas jovens como Amy estao completamente perdidas em um caminho quase sem volta. Drogas e álcool, duas coisas bastante perigosas. O mundo fala e notícia a lamentável história de Amy, por ser uma pessoa famosa, mas, existe muitos jovens envolvidos com esses mesmos problemas.
O que levaria uma pessoa a buscar esse "refúgio"?



Os motivos acredito sao os mais variados:



* Vazio na alma, coraçao;
* Insatisfaçao;
* Baixa-estima;
* Solidao;
* Frustraçao,

* Depressao etc...


Quando vejo uma vida que termina dessa forma como acabou a de Ami, lamento muitíssimo e percebo a responsabilidade da Igreja num mundo que "jaz no maligno" e que precisa urgentemente da luz do evangelho de Jesus. A vida de Amy se foi nao há mais o que fazer, infelizmente!



Porém é necessário que a Igreja (que somos todos nós os que cremos em Jesus) levemos a diante a obra de Jesus que é a obra de LIBERTAÇAO! Existem muitas pessoas "vivendo por viver", cumprindo uma agenda, seguindo uma rotima apenas, na mais absoluta apatia. O número de pessoas que se suicidam é cada vez maior. Drogas e álcool também é uma forma de suicidio, mas, falo do suicídio literal, daqueles que tiram a própria vida. E, pasmem, as vezes isso acontece dentro da própria Igreja.



Quando eu ministrava o louvor na Paróquia da Reconciliaçao (Hoje Catedral de Boa Viagem) lembro que cantamos uma vez num culto "in memorian" de uma jovem senhora que havia se suicidado deixando marido e três lindas filhas. Enquanto cantávamos eu olhava aquelas meninas lindas chorando a partida trágica da mae. Muito triste isso!



O fato é que todos nós precisamos correr para os braços de Jesus sempre! e instar outros a fazerem o mesmo.



Só Jesus Cristo tem o poder de: Libertar os cativos; restaurar a vista aos cegos; libertar oprimidos; consolar todos os que choram; pôr sobre os que estao de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria ao invés de pranto, veste de louvor em vez de espírito angustiado. (Isaías 61.1-3)



Somos chamados à ele e apontar para ele. Jesus é o caminho, é a soluçao! Jesus é libertaçao, é alegria!
O homem, a mulher, os jovens, as crianças, os velhos...encontrarao a verdadeira felicidade nos braços de JESUS! Ele satisfaz!



"O Espírito do Senhor está sobre mim" disse Jesus na sua missao aqui na terra. Agora o Espírito do Senhor está sobre a Igreja. É nossa tarefa dar continuidade a obra que Jesus começou: Apregoar liberdade aos cativos etc...


Urgi proclamar as boas novas do evangelho transformador, sacar das maos do mal as muitas vidas preciosas pelas quais Jesus morreu.



Vamos salvar outras "Amy"?



Que o Espírito do Senhor esteja sobre nós e nos ajude nessa obra de evangelizaçao/libertaçao.




Amém!

jueves, 21 de julio de 2011

QUER PERDAO DE DEUS? PERDOE!




"Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso pai celeste vos perdoará; se, porém nao perdoardes aos homens (as suas ofensas), tampouco vosso pai vos perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6.14-15)


Há muitos anos atrás eu trabalhei em um dos Cursilhos Episcopal Feminino. Precisamente no 41º. Esses cursilhos sao maravilhosos, pois há um mover do Espírito tremendo nesse Ministério, coisas lindas acontecem por lá. De muitas coisas importantes que presenciei naqueles dias inesquecíveis, uma me chamou bastante a atençao:


Uma senhora que era crista-católica me contou que havia se separado do marido e por conta da separaçao, na sua Igreja (Católica) nao lhe permitiam comungar ou seja, participar da Eucaristia, Ceia do Senhor. Ela disse que desejava muito voltar a comunhao com Deus, mas, se sentia tolhida, excluída.


Aquele momento que seguiria no cursilho era justamente o momento da Ceia do Senhor e como falei, o Espírito Santo fazia um grande mover naquele lugar, convencendo pessoas acerca da vontade de Deus, nas suas vidas.


Aquela senhora entendeu, que de fato nao poderia participar daquele momento de comunhao, nao porque estivesse separada do marido, mas porque tinha um verdadeiro ódio no seu coraçao por ele haver lhe traído com uma amiga. Ela nao conseguia perdoá-lo. Naquele momento alí no cursilho, eu presenciei (ali no jardim), aquela mulher ligando para seu ex. marido e dizendo:

"Quero te perdoar e quero que você me perdoe, pois quero voltar a comunhao com Deus." Ela dizia isso com a mais profunda sinceridade, entre lágrimas de alegria e libertaçao, foi lindo! nunca esquecerei, aquilo que vi e ouvi.


Quantas vezes somos magoados nesta vida. E quantas vezes precisamos praticar o perdao. Jesus disse: "até setenta vezes sete". Na verdade o perdao nao tem limites. Devemos perdoar sempre, infinitamente, porque todos os dias pecamos contra Deus e necessitamos do seu perdao. Foi por isso que na oraçao modelo apresentada por JESUS Ele condicionou o perdao de Deus, a nosso perdao por parte daqueles que nos ofenderam.


Entao, quando perdoamos aqueles que nos ofendem, magoam... estamos libertando a nós mesmo das amarras, de cadeias que sufocam e até de doenças que acontecem na alma. Praticar o perdao é algo maravilhoso! difícil muitas vezes, mas absolutamente necessário para comunhao com Deus. O maior beneficiado na prática do perdao, somos nós mesmos que perdoamos e isso nao é sinal de fraqueza, pelo contrário, é um gesto divinal, é açao de Deus nas nossas vidas.

"Se perdoardes aos homens...também vosso pai celeste vos perdoará"


Até a oferta que se entrega a Deus, será aceita se nao houver pendências com os irmaos.


"Se, pois ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmao tenha algo contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmao; e, entao, voltando, faze a tua oferta."

José, (filho de Jacó) no Egito, compreendeu que o mal que seus irmaos fizeram contra ele, Deus transformou em bençao. O mal jamais prevalecerá contra o bem. Deus sempre estará conduzindo a vida dos seus filhos em triunfo.

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que sao chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8.28)



Quer perdao de Deus na sua vida?


Faça como aquela senhora do cursilho - perdoe!

Faça igual a José do Egito - perdoe!

Faça do mesmo modo que fez JESUS na cruz - Perdoe!

Que Deus nos ilumine e guie na sua santa vontade. Amém!