viernes, 9 de septiembre de 2011

POR QUE CHORAS?










Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.


Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (quer dizer: Mestre)!



Como entender as lágrimas de Maria Madalena?




1- O primeiro contato com Jesus: Esse foi um dos encontros mais impactantes nas narrativas bíblicas, na minha opiniao. Maria Madalena teve dupla salvaçao naquele momento: Foi salva da morte física e da morte espiritual.

Seus acusadores queriam apedreja-la, por ter sido ela pega em pleno ato de adulterio e conforme a lei…tais mulheres deveriam ser apedrejadas até a morte. É nesse momento entao, de tamanha humilhaçao, desprezo e angústia, que se dá esse encontro, que foi sem sombra de dúvidas o melhor e mais profundo encontro entre duas pessoas tao diferentes: Maria Madalena e Jesus, Jesus e Maria Madalena.

Imaginemos entao a cena… o que passa no coraçao e na mente de alguém que estar condenado a morte e que vai a camino do seu destino final traçado alí pelos homens impiedosos e sem misericordia? Maria seguía o seu próprio calvario e sabia que estava perdida!

Porém, quando aqueles acusadores perguntam a Jesus: Qual deveria ser a sentença daquela mulher… Jesus de forma surpreende e profundamente amorosa responde: “ Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra” (Joao 8. 7).

Os acusadores daquela mulher “bateram em retirada”, se foram, marcharam, desapareceram…

E ela o que sentiu? Ela se sentiu amada de verdade! Pela primeira vez em sua sua vida, alguém lhe trata com dignidade, alguém a ver como uma pessoa necessitada. Jesus lhe ofereçe misericordia e perdao. Jesus amou aquela mulher como ninguém jamais a amaria. Ele olhou para o seu coraçao pertubado e lhe deu a paz que excede todo o entedimento humano. Nesse encontro Jesus transformou: culpa em perdao; tristeza em alegria; vergonha em dignidade; lágrimas em sorrisos; morte em vida!

“Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria,
Para que o meu espírito te cante louvores e nao se cale. SENHOR, meu Deus, graças te darei para sempre.” (Salmos 30.11-12)



2- Os acontecimentos que marcaram aquele final de semana em Jerusalém:

Por que choras Maria?

A resposta poderia ser assim: Choro por ele, por causa dele!
Choro por causa daquela cruz que ele carregou…ela era minha! Choro porque ele foi humilhado e desprezado e ele nao merecía, também foi por mim, por me amar tanto, tanto, tanto…

Choro porque uma espada transpassou seu corpo e acredito que doeu bastante; zombaram dele; repartiram suas vestes; o ridicularizaram, e mesmo nesse momento de tanta dor física e psíquica ele ainda pôde dizer: “Pai perdoa, eles nao sabem o que fazem”. Choro porque colocaram um coroa de espinhos em sua fronte e eu sei que espinhos ferem e machucam;

Choro porque ele teve sede nesse momento difícil, mas lhe deram vinagre para beber; choro porque o puseram nesse túmulo e apesar da sua promessa de ressurreiçao e vitória sobre a morte e o sobre o mal… eu nao consigo descansar e aquietar meu coraçao; choro porque nao o vejo e quero estar com ele, porque ele deu sentido a minha vida, me perdoou e me amou como nenhum outro jamais me amará por isso choro; Choro porque nao sei mais viver sem ele, porque ele é tudo para mim; Choro por saber que ele sendo o que é, me ama apesar de eu ser o que sou e como sou;
Choro porque quero ve-lo, sentí-lo, tocá-lo, quero me lançar em seus braços e dizer: EU TE AMO JESUS! Te amo com minhas limitaçoes e fraquezas; te amo apesar de… de pensar que nao estais aquí, perto de mim.

Maria estavam com os olhos tao ofuscados pelas lágrimas e pela dor de nao ver Jesus que ele se aproxima e lhe diz:

Maria! Que doce voz! Quando ele a chamou pelo seu nome imediatamente ela reconheceu que era ELE. A voz dele é incomfundízel, incomparável, única! Doce voz!

Imagine Ele chamando pelo seu nome: (………………………..)

Ela respondeu: Mestre!

E, antes que ela se jogasse em seus braços e lhe desse muitos beijos, abraços e derramasse o resto das suas lágrimas que agora seriam de alegria (porque era isso que iria acontecer)…Ele recomendou: “Nao me detenhas; porque ainda nao subi para meu Pai, mas vai ter com meus irmaos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.
Entao, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Ví o Senhor! E contara que ele lhe dissera estas coisas. (Joao 20.17-18)


Por que choras Maria? Eu estou aquí! Ressuscitei! Eu prometi isso lembra? Estou mais perto de você do que possas imaginar…Estou dentro de você! No seu coraçao e pensamentos…Eu sou a voz que você escuta, sou a tua direçao, o teu caminho. EU SOU! E por sempre o SEREI. Eu vejo suas lágrimas, suas dores, suas indecisoes, suas frustraçoes, suas carencias, seus temores, seus desejos e necessidades, eu conheço você! Ninguém te conhece mais do que EU!
Por que choras? Estou aquí…estou com você. Nao chores Maria, vai fazer o que eu estou mandando, direcionando, conduzindo…confía! Eu estou aquí, vencí todas as coisas que sao motivo das suas lágrimas, para que você pudesse sorri. Smile!






É assim que eu quero te ver…

“E ainda se vier noites traiçoeiras, se a cruz pesada for…Cristo estará contigo, o mundo pode até fazer você chorar…mas, Deus te quer sorrindo”






Sorri!






Amém!

No hay comentarios:

Publicar un comentario