miércoles, 12 de octubre de 2011

DELAS É O REINO









“Trouxeram-lhe, entao algumas crianças, para que lhe impusesse as maos e orasse; mas os discípulos os repreendiam.
Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, nao os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.
E, tendo-lhes imposto as maos, retirou-se dali. (Mateus 19.13-15)


Há uma música antiga que diz:


“Quem nao gosta de samba, bom sujeito nao é
É ruim da cabeça ou doente do pé”


Eu digo: Quem nao gosta de criança, bom sujeito nao é!


Conhecí uma mulher/jovem aquí na Espanha (Brasileira) nao vou escrever o nome por ética, claro! E por algumas vezes ela me falou: “Nao tenho paciencia com crianças; nao gosto de trabalhar com crianças; e também nao quero filhos”

Até aí, tudo mais ou menos…

Ter ou nao ter filhos hoje, é uma opçao de quase toda mulher.

Porém o que acontece de fato é que existem pessoas que nao gostam de crianças. E esse é o motivo de tantos maus tratos contra os pequeninos: Agressoes, gritos, xingamentos, pedofilia, trabalho infantil etc…

No tempo de Jesus os discípulos tiveram um comportamento que nao chegou a ser uma agressao, mas uma exclusao.

De fato Jesus estava atarefado e havia muito o que fazer, a vida do Mestre era de Aldeia em Aldeia, o trabalho era grande e urgente, todavia o que me chama atençao nesta passagem de Mateus 19, é que os país daquelas crianças levaram aqueles pequenos para serem abençoados. O desejo deles era que Jesus impusesse as maos e orasse sobre seus filhos.

Aquí está um grande ensinamento para toda a Igreja hoje:

Criança precisa de oraçao e de Bençao!

Aqueles pais agiram de forma correta. Hoje com o avanço dos estudos na parte de psicología infantil, já se sabe que até as crianças têem problemas de depressao, de angustia, de opressao etc.

Eu conheço uma senhora que hoje tem 81 anos mora no Recife e foi uma pessoa muito próxima a mim e ela me contou que quando criança, (ela deveria ter uns 6/7 anos), era acordada pela madrugada por um espírito mau em forma de baiana/dançarinha, cheia de balagandans (Argolas, adornos etc.) esse tal espírito a pertubava e nao a deixava dormir. Ela sofría e chorava muito de medo, contou a seus país que, a levaram a um terreiro de camdoble. Essa criatura viveu a vida inteira dentro da umbanda, sempre foi comprometida com essa prática e sua vida sempre foi de muitos problemas espirituais. Ainda nao foi liberta, mas eu a evangelizei e falei de Jesus por diversas vezes, perdemos contato com minha vinda para Madri, mas espero ainda poder revê-la e voltar a testemunhar de Jesus.

Crianças precisam de oraçao e da bençao de Jesus sobre suas vidas, mas os discípulos nao entendiam isso…e a Igreja de hoje entende?

Quando surgiu entao aquela situaçao entre pais x discípulos, Jesus interveio e disse:


“Deixai os pequeninos, nao os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.

O que Jesus quis dizer com nao os embaraceis?


Nao sejam ou causem obstáculos; dificuldades, estorvo, pertubaçao de espírito.

“Nao os embaraceis”

Sabe uma coisa que me chama bastante atençao nas crianças, e o que tenho aprendido muito lidando com elas?

É que criança é espontanea, natural no que diz e pensa.

Criança nao fica projetando um discurso antes de falar…

Elas simplesmente falam de forma natural e verdadeira do ponto de vista delas, ainda que no seu ponto de vista nao haja verdade, mesmo assim elas sao verdadeiras. Criança nao tem embaraço. Por isso Jesus disse para os discípulos: Nao compliquem.


Criança rejeitada ou desprezada será um adulto com sérios problemas de baixa-autoestima; insegurança; carência.

Nao embaraceis as crianças, é o que diz o Mestre aos discípulos e a todos nós.

O texto termina dizendo: “E, tendo-lhes imposto as maos, retirou-se dali”

Jesus as abençoou! Pais e filhos nao sairam dali frustrados.

Ninguém que vai a Jesus sai frustrado. Ele nao despreza, nao rejeita e nao desampara ninguém que vai a ele. A sua presença é mais do que suficiente para uma vida feliz. Jesus satifaz! Ele é maravilhoso.

Jesus continua com os braços abertos esperando cada filho seu, nao importa se você é adulto na idade, diante dele somos todos pequeninos, somos como uma bacteriazinha de laboratorio. Contudo ele nos ama e nos acolhe em seus braços amarosos.

Que tal aprendermos com as crianças a liçao da naturalidade, da simplicidade, da espontaneidade? Vamos nos dirigir a Jesus e aos irmaos de forma natural, deixando fluir o que está no coraçao, sem embarço. Dessa forma o reino também será nosso!

Feliz dia das crianças!!!

No hay comentarios:

Publicar un comentario