martes, 20 de abril de 2010

VALE DE BENÇAO



Você já viveu uma situaçao da qual se achou sem saída?
Um momento de angústia, de incertezas, onde o fracasso era o resultado mais provável? As vezes, situaçoes surgem nas nossas vidas, da qual pensamos: estamos perdidos, isto nao tem soluçao. O que fazer entao, nesses momentos?

O Rei Josafá viveu uma situaçao assim . Sua história está escrita no livro de II Crônicas, capítulo 20. Os filhos de Moabe, os filhos de Amom e alguns dos meunitas, vieram a peleja contra ele. Era uma disputa por conta de terras, (comun naquela época) Vieram alguns e avisaram a Josafá: “grande multidao vem contra ti”. Como diz minha mae: “notícia ruim chega depressa”. Mas essa, chegou a tempo do rei tomar algumas providências. A bíblia diz que ele teve medo. Ora, eram três grupos contra um. Certamente vinham preparados, “armados até os dentes”, e a reaçao do rei Josafá, foi algo normal, lógico, diante do quadro que se apresentava. Daí, ele se comporta de maneira que é um exemplo para nós em tempos de dificuldades, de situaçoes que julgamos complicada. Fez uma oraçao, que é uma das mais lindas das Escrituras Sagradas:

“Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura, nao és tu Deus nos céus? Nao és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mao está a força e o poder, e nao há quem possa te resistir.
Porventura, ó nosso Deus, nao lançaste fora os moradores desta terra de diente de teu povo de Israel e nao deste para sempre à postestade de Abraao teu amigo?
Habitaram Nela e Nela edificaram um santuário ao teu Nome, dizendo:
Se algum mal nos sobrevier, espada por castigo, peste ou fome. Nós nos apresentaremos diante dessa casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.
Agora, pois, eis que os filhos de Amom e de Moabe e os do monte seir, cujas terras nao permitiste a Israel invadir, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e nao os destruíram,
Eis que nos dao o pago, vindo para lançar-nos fora da tua possessao, que nos deste em herança.
Há nosso Deus, acaso, nao executarás tu o julgamento contra eles? Porque en nós nao há força para resistirmos a essa grande multidao que vem contra nós, e nao sabemos nós o que fazer, porém os nossos olhos estaram postos em ti.

Três atitudes importantes teve o rei Josafá diante de uma situaçao muito difícil.

1- ele nao mascarou a situaçao. Estava consciente de que o problema era complicado; sabia das suas limitaçoes; tinha mui claro que humanamente era impossível vencer, sem a intervençao divina; sabia que aquelas terras eram suas por herança, nao estava pedindo nada que estivesse fora da vontade de Deus.

2- Apregoou jejum e oraçao em todo o Judá, convocou todo o povo a buscar ao Senhor. Em situaçoes de perigo, nao há lugar para festas e comes e bebes. Era necessario estar atentos e em total consagraçao. Pois-se de pé, na congregaçao de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor em oraçao. Deus sabia tudo o que estava acontecendo, é óbvio! Ele tudo vê…mas o rei Josafá narrou os acontecimentos nos detalles.

3- Confiou em Deus. “Nossos olhos estaram postos em ti”… só em ti e em mais ninguém. Se humilhou, reconheceu sua fragilidade e dependência. Em nós, disse ele, nao há força… Com Ele somos “mais do que vencedores” (Romanos 8:37) “uns confiam em carros e outros em cavalos…mas, nós confiamos em o Nome do Senhor” (salmo 20:7).

E Deus, como reagiu? Ah! nosso Deus é tremendo, é surpreendente! Atua de formas que nós humanos, realmente jamais conseguiríamos. Ele é MARAVILHOSO! Afinal, “um Coraçao compungido e contrito, nao o desprezarás ó Deus” Salmo 51:17,b. “E veio o Espírito do Senhor no meio da congregaçao, trazendo a resposta para todo o Judá, Jerusalém e ao rei. “Nao temais, nem vos asustéis por causa dessa grande multidao, pois a peleja nao é vossa, mas de Deus.” E Deus falou: fiquem quientos, parados”. O que voçês poderiam ter feito, já fizeram …que era recorrer a mim. O resto agora é comigo, “porque o Senhor é convosco.” Entao o rei josafá e todo o povo, se prostrou com o rosto em terra diante do Senhor. Agora acabou o tempo da tristeza, da angustia, do medo. O povo todo louvava ao Senhor com alegria. E, trouxeram instrumentos musicais e começou uma festa de adoraçao e de vitória . Saíram ao encontro dos inimigos, como Deus havia determinado cantando em alta voz: “Rendei graças ao Senhor porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” O rei Josafá instigava o povo a se portarem assim, com alegria e com muito louvor. Enquanto iam no caminho…Deus fez com quem os seus inimigos se estranhessem e pelejassem uns contra os outros…aleluia! Se destruíram mutuamente. De modo que, quando o povo de Deus chegou ao lugar da peleja, nao havia peleja! Estavam todos mortos. Nenhum escapou. Eles encontraram só os cadáveres que jaziam em terra. E ainda ficaram com os bens dos falecidos. Passaram três dias carregados os objetos valiosos. E aquele lugar ficou chamado de “vale de Bençao” até hoje.
Que história tremenda! Bençao é ter um Deus tao bondoso nesta vida… confiar no seu amor e poder. Bençao é ser guiado por sua vontade e reconhecer que DELE, por ELE e para ELE sao todas as coisas… como disse o apóstulo Paulo, no seu cântico de vitória. Que possamos confiar nesse Deus sempre! Busca-lo, adora-lo, louva-lo…só Ele é digno. A Ele adoraçao, glória, honra e louvor sempre e para sempre, Amém!


Magda Florencio Mota Zamorano/Madrid – 20/04/2010

No hay comentarios:

Publicar un comentario