“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” Lucas 19:10
O texto de Lucas 19:1-10, narra a história de Zaquel. Um homem de posiçao social importante na cidade de Jericó e rico. Ele ouvira falar de Jesus, pois a cada milagre , discurso que o Senhor fazia, sua fama se espalhava. Zaquel de baixa estatura queria ver Jesus, afinal quem é esse ¿ pensava…que faz cego enxergar, paralítico andar, que acalma o mar, perdoa prostituta, liberta endemoniados…?
Zaquel apesar de ter um bom emprego e uma gorda conta bancária, nao era feliz. E nem poderia ser, pois parte de sua riquesa era conseguida de forma fraudulenta. Ele sentia o peso dos seus pecados, e tudo o que havia conquistado em termos de posiçao e dinheiro nao lhe davam um sentido para viver. Havia porém uma esperança: Jesus ia passar…o que me chama atençao nessa história, é que Zaquel nao tá nem aí para o que as pessoas possam falar, se vao julgar seu gesto: ridículo. Afinal um homem na sua posiçao, sempre bem vestido, cabelos arrumados, sapatos impecáveis subir Numa árvore para ver outro homem passar? Zaquel sabia que aquele Homem, nao era um homem qualquer: Era Jesus de Nazaré! Por que ele nao convidou Jesus para ir à sua casa? Simplismente porque ele nao se achava digno. Entao ele ficou alí entre as folhas das árvores, escondindo esperando o momento do Mestre passar. E Jesus vem… ao aproximar-se a multidao e o Mestre, seu Coraçao palpita, suas maos suam. E se ele me lançar um olhar reprovador? Se me chamar de ladrao ou de covarde? E se eu nao conter a emoçao e de tao nervoso, ter um “piripaque”? Zaquel está alí vivendo todas essas emoçoes, angustias e desejo de encontrar a felicidade. E para a sua surpresa e perpexidade da multidao…Jesus chega e o chama pelo nome Zaquel! Sem estigmatizar, sem rotular. “Zaquel
desce depressa, porque hoje quero ficar na sua casa “ é possível que muitos dos que alí estavam nao tivessem percebido a presença de Zaquel, pois Jesus era a figura principal, e os olhos de todos estavam postos no Mestre. Nesse momento entao, todos se voltam para Zaquel, e pensa que ele se constrangeu em ser descoberto “trepado” em cima de uma árrore? Que nada! Ele desceu alegre e recebeu Jesus cheio de boas expectativas. Ao entrar em sua casa Jesus mostra a Zaquel que: nao há pecado que nao possa ser perdoado, que a casa que menos se acha digna da sua presença…é nessa mesmo que ele deseja entrar e ficar. Entao alí diante de Jesus, Zaquel tem uma visao de si mesmo. E manifesta sua fé em obras… Senhor resolvo dar aos pobres metade de meus bens, e se tenho defraudado alguém restituo quatro vezes mais (com juros e correçao monetária). Jesus responde: Hoje entrou salvaçao nesta casa, pois que também esse é filho de Abraao.
Por que o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. Nenhuma pessoa que se encontrou com Jesus ao longo da história do cristianismo, permaneceu a mesma. Jesus faz a diferença na vida humana. Só Ele tem poder de perdoar pecados e dar sentido à vida. Com Ele a felicidade é real, possível. Com Ele todas as outras coisas ficam pequenas, insignificantes. Tesouro é ter Jesus. Zaquel ficou rico verdadeiramente, quando aprendeu a dividir, a restituir e a aceitar em sua casa o indispensável: JESUS! Ele queria ser feliz e nao teve vergonha de reconhecer isso. Jesus disse que ele (Zaquel) também era filho de Abraao. Abraao foi considerado o pai da fé. Pois foi exatamente isso que Jesus viu em Zaquel: fé! Fé capaz de vencer obstáculos, medos, tensoes, preconceptos, posiçoes, fé para se humillar e confessar e querer ardentemente cambiar de rota, de conduta. Que Deus nos abençoe.
Um abraço.
Magda Florencio Mota Zamorano/ Madrid 18 de abril de 2010.
No hay comentarios:
Publicar un comentario