miércoles, 28 de abril de 2010

DEPENDE DE NÓS...


“Palabra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo:
Dispoe-te, e desce a casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.
Descí à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas.
Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mao, tornou a fazer dele outro vaso, segundo se lhe bem pareceu.
Entao, veio a mim a palabra do SENHOR:
Nao poderei eu fazer de vós, como fez este oleiro, ó casa de Israel? -_ Diz o SENHOR: eis que, como o barro nas maos do oleiro, assim vós na minha mao, ó casa de Israel. Jeremias 18:1-6

Deus estava entristecido com o seu povo, nos tempos do profeta Jeremias.
Distanciamento de Deus, idolatria e caminhos tortos. Essa era a conduta do povo.

“ Contudo, todos os do meu povo se tem esquecido de mim, queimando incenso aos ídolos, que os fizeram tropeçar nos seus caminhos e nas veredas antigas, para que andassem por veredas nao aterradas”.Jeremias 18:15.

Quais as consequencias de um povo, de uma vida longe de Deus?
Só pode ser um desastre!. Algo feio, roto. Quando nos deixamos conduzir por nossa própria vontade e desejos do Coraçao. E mais …quando buscamos, recorremos a outros deuses, ídolos. Quando a palavra do
Horóscopo, cartomante, numerología, magia etc… tem algum valor para nós, e esquecemos do Deus Eterno, poderoso, criador dos céus e da terra, criador das nossas vidas.
Nada e ninguém nos coñhece melhor do que Ele. “Ele nos formou no ventre da nossa mae” Salmo 139:13.
Ele sabe o que é melhor para cada um de nós. O seu amor nao tem limites… Mesmo o povo tendo se esquecido d’Éle, andado por caminhos tortuosos. O seu amor, é algo incomparável!

Ele na sua misericórdia infinita, nos diz entao, através dessa alegoria do vaso nas maos do oleiro:
Que nossas vidas (nao importa como esteja agora… se rota, sem sentido, vazia, infeliz) poderao ser refeitas, transformadas, ajustadas, lapidadas, moldadas. Por aquele que é o Único capaz de deixa-la com cara de VIDA.
Só nas maos do Deus poderoso, misericordioso… é que minha vida, e a sua vida terao sentido. Quando nos deixarmos conduzir por ele…mesmo que necessario seja Ele amassar o barro das nossas vidas…da nossa auto-suficência, da nossa independência…mesmo que seja necessario Ele quebrar nosso orgullo, vaidades.

Para um vaso, nas maos do oleiro, ser construído de forma completa e bonita. Necessario será um trabalho de arte. E isso nao acontece em 10 minutos. Nao é jaz, como um flash de máquina fotográfica ou um clic no computador. É preciso se entregar nas maos de Deus completamente. Sem reservas, sem outras alternativas. Confiar e se deixar conduzir por ele, por sua habilidade e conhecimento pleno do vaso, que somos nós. Ele irá trabalhar nos detalhes, minuciosamente, ajustando, quebrando, limpado, refazendo. O tempo é DELE, e o aspecto, a forma que esse vaso terá de ficar…cabe a Ele também. A nós, cabe o QUERER.

Você está satisfeito com sua vida?
Acha que do jeito que estar, vai bem?
Nao necessita de mudanças?
Acha que em nenhuma área da sua vida, há necessidade de reparos…?

Nosso Deus, O Hábio Oléiro, coñhece todas as coisas…todas as pessoas.
Porém Ele, jamais agirá de modo restaurador na vida de alguém, se esse alguém nao permitir. Essa é a razao de haver tanta tragédia nesse mundo…povos, naçoes e pessoas individualmente, esquecem de Deus (tal como Israel nos tempos do profeta Jeremias). Deixan-se guiar por seus próprios caminhos, e buscam soluçao nos ídolos, nos feiticeiros etc… o mundo se tornou um vaso feio, roto. Falta, A Mao do Oleiro Criador, para que as coisas tenham sentido.

“ Eis que a mao do SENHOR nao está encolhida, para que nao possa salvar, nem surdo o seu ouvido para que nao possa ouvir.
Mas as vossas iniquidades fazem separaçao entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos nao ouça.” Isaías 59:1-2.


Ele pode fazer…Ele quer refazer… depende de nós!

Um abraço.

Magda Florencio Mota Zamorano/ Madrid, 27 de abril de 2010.

viernes, 23 de abril de 2010

VACAS GORDAS E MAGRAS


“Entao, contou Faraó a José: no meu sonho estava eu de pé na margem do Nilo, e eis que subiam dele sete vacas gordas e formosas à vista e pastavam no carriçal.
Após estas subiam outras vacas fracas mui feias à vista e magras; nunca ví outras assim disformes, em toda a terra do Egito.
E as vacas magras e ruins, comiam as primeiras sete gordas;
E, depois de as terem engolado, nao davam aparencia de as terem devorado, pois o seu aspecto continuava ruim como no princípio. Entao acordei.
Depois ví em meu sonho, que sete espigas saiam da mesma haste, cheias e boas;
Após elas nasceram sete espigas secas, mirradas e crestadas do vento oriental.
As sete espigas mirradas devoravam as sete espigas boas.
Contei-os aos magos, mas ninguém houve que mo interpresse.
Entao, lhe respondeu José: O sonho de Faraó é apenas um: Deus manisfestou a Faraó o que há de fazer.
AS sete vacas boas serao sete anos; as sete espigas boas também sete anos; o sonho é um só.
As sete vacas magras e feias, que subiam após as primeiras, serao sete anos, bem como as sete espigas mirradas e crestadas do vento oriental serao sete anos de fome.
Esta é a palavra, como acabo de dizer a Faraó, que Deus manisfestou a Faraó que ele há de fazer.
Eis que vem sete anos de grande abundância por toda a terra do Egito.
Seguir-se-ao sete anos de fome, e toda aquela abundância será esquecida na terra;
E nao será lembrada a abundância na terra, em vista da fome que seguirá, porque será gravíssima.
O sonho de Faraó foi dúplice, porque a coisa é estabelecida por Deus, e Deus se apressa a faze-la.”
(Gêneses 41: 17-32)

A interpretaçao do sonho de Faraó, revelado por José, era que haveria na terra do Egito sete anos de muita fartura, abundância e prosperidade; seguidos de sete anos de escassês, fome e pobreza. Nos versículos 33-36. Ele aconselha a Faraó como proceder nos tempos das vacas gordas. Ele (José) instrui acerca da necessidade de em tempos de fartura, POUPAR. Vou inspirada nessa história meditar no que devemos fazer em tempos de vacas gordas e vacas magras.

EM TEMPO DE VACAS GORDAS

Você tem o seu emprego, ganha bem, está financieramente satisfeito. Nao importa a área em que atua, seja: comércio, indústria, agricultura etc…o tempo é de prosperidade, os ventos sopram a seu favor, e tudo vai muito bem obrigado. O que fazer entao? Esse é o tempo de poupar, guardar, investir, aplicar. O que ocorre com muita gente é que: vive como se as coisas nunca fossem mudar, e sabemos que nao é assim…grandes empresas quebram… quantos empresários fortes nao sucumbiram, diante de uma crise financanceira? uma catástrofe inesperada chega e arrasta com ela aquilo que era a segurança de muitos…ví por ex: aquí na Espanha neste inverno que, felizmente passou…muitas familias perderam suas casas por causa das fortes chuvas, em vários lugares: Tenerife, Málaga e outras cidades da Europa, de Portugal, foram atingidas por essas chuvas e muitas pessoas perderam tudo o que tinham ficando desabrigadas. Uma doença também pode se apresentar…você estava bem, sempre alegre, saudável e de repente vem um diagnóstico negativo. Nesse momento vai necessitar de remédios, de tratamento e de algum tempo de repouso. Entao diante da perda do emprego, de uma catástrofe na naturaza, de uma enfermidade inesperada…de onde virá o recurso? Virá daquilo que se poupou, guardou, juntou, aplicou.

Meu pai era um homem simples…trabalhador autônomo, tinha pouca instruçao, sabia apenas assinar seu Nome, semi-analfabeto. Porém, sempre pensava no futuro e nunca deixava de guardar um pouco do que ganhava. Ele dizia: “eu tenho apenas dois pés…nao necessito mais do que um par de sapatos…kkkkkkkkk” viveu 80 anos. E sempre manteve a família de modo honesto, digno, mesmo sem ter emprego de carteira assinada. Nunca deixou de contribuir para a previdência social, pois pensava na sua futura aposentadoria. Quando me casei (da primeira vez) 80% do valor de meu apartamento, foi ele quem pagou. Do mesmo modo ajudou a meu irmao, a minha sobrinha e outros..Quando morreu, deixou uma casa própria boa, para minha mae e também a sua aposentadoria. Meu pai nao foi um fracassado, graças a Deus! Nao faltou a sua vida: vontade de trabalhar, honestidade e sabedoria. Pois, do pouco que ganhava, sabia administrar e poupar, pensando no futuro.

“Por que gastais o dinheiro naquilo que nao é pao, e o vosso suor, naquilo que nao satisfaz?” Isaías 55:2.

Quantas coisas compramos, das quais nem usamos, nao necessitamos…
Uma vez contei e tinha 15 batons, dos quias só usava três. Estou me policiando em relaçao a gastos disnecessários. E sapatos, roupas, bolsas bijuterias…será que compramos por necessidade? Nao seria mais proveitoso no tempo das vacas gordas: guardar um pouco, investir no reino de Deus, ajudar aos pobres…uma creche, um abrigo de maiores, um hospital carente.? “ daí, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darao…” Lucas 6:38a.

No tempo de vacas gordas o caminho é: poupar, juntar e investir naquilo que realmente for necessario.

NO TEMPO DAS VACAS MAGRAS

Para quem aprendeu a poupar no tempo das vacas gordas…esse período nao será assustador. Voltando ao texto de gênesis cap.41, 56: “havendo, pois fome, abriu José os seus celeiros e vendia aos egípcios; porque a fome prevalecia na terra do Egito”. No tempo das vacas magras, sob a administraçao de José havia mantimento suficiente para viver e vender.

No tempo de escassês poderemos aprender a: economizar, reciclar, reaproveitar. Há diversos site na NET de culinária, gastronomia ensinando como reaproveitar sobras de alimentos. Aquí na Espanha os detergentes de lavar louça sao bastante concentrados…sabe o que faço?
Adiciono água ao pruduto, fazendo-o render mais. Economizo o produto, e poupo minhas maos de agentes químicos. Podemos trocar também no tempo de vacas magras o passeio ao Shopping (que é um lugar apelativo ao consumo) por uma caminhada na praia ou no parque. Além de mais saudável, tranquilo, nos mantém longe da tentaçao de gastar o que nao temos.
Outra dica: desenvolver novas tarefas. Conta-se que:” caminhavam um sábio e seu discípulo e chegaram ao um povoado onde havia uma modesta casa. Pediram abrigo e foram recebidos muito bem, pelo casal que tinham dois filhos menores. Naquele pequeño sítio tinha uma vaquinha que era sua única fonte de renda e sustento. Saíndo depois daquele lugar, quando iam no caminho…disse o sábio ao seu discípulo:
Volte naquele sítio e jogue a vaquinha do penhasco abaixo. Indignado, o discípulo nao acreditava no que acabara de ouvir. Mestre é a única forma de sustento daquela família! E o sábio disse faça o que mando.
O discípulo fez como o sábio lhe havia instruído. Passado anos depois, cheio de remorço, resolveu o discípulo abandonar seu Mestre e voltar aquele lugar, afim de saber o que sucedeu aquela família. Chegando lá encontrou uma próspera fazenda. E haviam dois jovens fortes e saudáveis trabalhando alí. Perguntou entao ao casal elegante que lhe atendeu o que havia ocorrido com a família que morava alí tempos atrás. O casal respondeu: somos nós! Vocês???
Sim, nós…tudo mudou quando perdemos nossa vaquinha, coitada, caiu do penhasco. Entao para sobrevivermos, tivemos que desenvolver habilidades, que nem sabíamos que tinhamos. Daí prosperamos e construímos o que hoje temos.
Em tempos de vacas magras, é necessario aprender a fazer algo novo.

Que DEUS nos ajude, a viver em tempos de vacas gordas e magras.
Um abraço.

Magda Florencio Mota Zamorano-/ Madrid, 23 de abril de 2010.

martes, 20 de abril de 2010

VALE DE BENÇAO



Você já viveu uma situaçao da qual se achou sem saída?
Um momento de angústia, de incertezas, onde o fracasso era o resultado mais provável? As vezes, situaçoes surgem nas nossas vidas, da qual pensamos: estamos perdidos, isto nao tem soluçao. O que fazer entao, nesses momentos?

O Rei Josafá viveu uma situaçao assim . Sua história está escrita no livro de II Crônicas, capítulo 20. Os filhos de Moabe, os filhos de Amom e alguns dos meunitas, vieram a peleja contra ele. Era uma disputa por conta de terras, (comun naquela época) Vieram alguns e avisaram a Josafá: “grande multidao vem contra ti”. Como diz minha mae: “notícia ruim chega depressa”. Mas essa, chegou a tempo do rei tomar algumas providências. A bíblia diz que ele teve medo. Ora, eram três grupos contra um. Certamente vinham preparados, “armados até os dentes”, e a reaçao do rei Josafá, foi algo normal, lógico, diante do quadro que se apresentava. Daí, ele se comporta de maneira que é um exemplo para nós em tempos de dificuldades, de situaçoes que julgamos complicada. Fez uma oraçao, que é uma das mais lindas das Escrituras Sagradas:

“Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura, nao és tu Deus nos céus? Nao és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mao está a força e o poder, e nao há quem possa te resistir.
Porventura, ó nosso Deus, nao lançaste fora os moradores desta terra de diente de teu povo de Israel e nao deste para sempre à postestade de Abraao teu amigo?
Habitaram Nela e Nela edificaram um santuário ao teu Nome, dizendo:
Se algum mal nos sobrevier, espada por castigo, peste ou fome. Nós nos apresentaremos diante dessa casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.
Agora, pois, eis que os filhos de Amom e de Moabe e os do monte seir, cujas terras nao permitiste a Israel invadir, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e nao os destruíram,
Eis que nos dao o pago, vindo para lançar-nos fora da tua possessao, que nos deste em herança.
Há nosso Deus, acaso, nao executarás tu o julgamento contra eles? Porque en nós nao há força para resistirmos a essa grande multidao que vem contra nós, e nao sabemos nós o que fazer, porém os nossos olhos estaram postos em ti.

Três atitudes importantes teve o rei Josafá diante de uma situaçao muito difícil.

1- ele nao mascarou a situaçao. Estava consciente de que o problema era complicado; sabia das suas limitaçoes; tinha mui claro que humanamente era impossível vencer, sem a intervençao divina; sabia que aquelas terras eram suas por herança, nao estava pedindo nada que estivesse fora da vontade de Deus.

2- Apregoou jejum e oraçao em todo o Judá, convocou todo o povo a buscar ao Senhor. Em situaçoes de perigo, nao há lugar para festas e comes e bebes. Era necessario estar atentos e em total consagraçao. Pois-se de pé, na congregaçao de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor em oraçao. Deus sabia tudo o que estava acontecendo, é óbvio! Ele tudo vê…mas o rei Josafá narrou os acontecimentos nos detalles.

3- Confiou em Deus. “Nossos olhos estaram postos em ti”… só em ti e em mais ninguém. Se humilhou, reconheceu sua fragilidade e dependência. Em nós, disse ele, nao há força… Com Ele somos “mais do que vencedores” (Romanos 8:37) “uns confiam em carros e outros em cavalos…mas, nós confiamos em o Nome do Senhor” (salmo 20:7).

E Deus, como reagiu? Ah! nosso Deus é tremendo, é surpreendente! Atua de formas que nós humanos, realmente jamais conseguiríamos. Ele é MARAVILHOSO! Afinal, “um Coraçao compungido e contrito, nao o desprezarás ó Deus” Salmo 51:17,b. “E veio o Espírito do Senhor no meio da congregaçao, trazendo a resposta para todo o Judá, Jerusalém e ao rei. “Nao temais, nem vos asustéis por causa dessa grande multidao, pois a peleja nao é vossa, mas de Deus.” E Deus falou: fiquem quientos, parados”. O que voçês poderiam ter feito, já fizeram …que era recorrer a mim. O resto agora é comigo, “porque o Senhor é convosco.” Entao o rei josafá e todo o povo, se prostrou com o rosto em terra diante do Senhor. Agora acabou o tempo da tristeza, da angustia, do medo. O povo todo louvava ao Senhor com alegria. E, trouxeram instrumentos musicais e começou uma festa de adoraçao e de vitória . Saíram ao encontro dos inimigos, como Deus havia determinado cantando em alta voz: “Rendei graças ao Senhor porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” O rei Josafá instigava o povo a se portarem assim, com alegria e com muito louvor. Enquanto iam no caminho…Deus fez com quem os seus inimigos se estranhessem e pelejassem uns contra os outros…aleluia! Se destruíram mutuamente. De modo que, quando o povo de Deus chegou ao lugar da peleja, nao havia peleja! Estavam todos mortos. Nenhum escapou. Eles encontraram só os cadáveres que jaziam em terra. E ainda ficaram com os bens dos falecidos. Passaram três dias carregados os objetos valiosos. E aquele lugar ficou chamado de “vale de Bençao” até hoje.
Que história tremenda! Bençao é ter um Deus tao bondoso nesta vida… confiar no seu amor e poder. Bençao é ser guiado por sua vontade e reconhecer que DELE, por ELE e para ELE sao todas as coisas… como disse o apóstulo Paulo, no seu cântico de vitória. Que possamos confiar nesse Deus sempre! Busca-lo, adora-lo, louva-lo…só Ele é digno. A Ele adoraçao, glória, honra e louvor sempre e para sempre, Amém!


Magda Florencio Mota Zamorano/Madrid – 20/04/2010

domingo, 18 de abril de 2010

SEM MEDO DE SER FELIZ



“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” Lucas 19:10

O texto de Lucas 19:1-10, narra a história de Zaquel. Um homem de posiçao social importante na cidade de Jericó e rico. Ele ouvira falar de Jesus, pois a cada milagre , discurso que o Senhor fazia, sua fama se espalhava. Zaquel de baixa estatura queria ver Jesus, afinal quem é esse ¿ pensava…que faz cego enxergar, paralítico andar, que acalma o mar, perdoa prostituta, liberta endemoniados…?
Zaquel apesar de ter um bom emprego e uma gorda conta bancária, nao era feliz. E nem poderia ser, pois parte de sua riquesa era conseguida de forma fraudulenta. Ele sentia o peso dos seus pecados, e tudo o que havia conquistado em termos de posiçao e dinheiro nao lhe davam um sentido para viver. Havia porém uma esperança: Jesus ia passar…o que me chama atençao nessa história, é que Zaquel nao tá nem aí para o que as pessoas possam falar, se vao julgar seu gesto: ridículo. Afinal um homem na sua posiçao, sempre bem vestido, cabelos arrumados, sapatos impecáveis subir Numa árvore para ver outro homem passar? Zaquel sabia que aquele Homem, nao era um homem qualquer: Era Jesus de Nazaré! Por que ele nao convidou Jesus para ir à sua casa? Simplismente porque ele nao se achava digno. Entao ele ficou alí entre as folhas das árvores, escondindo esperando o momento do Mestre passar. E Jesus vem… ao aproximar-se a multidao e o Mestre, seu Coraçao palpita, suas maos suam. E se ele me lançar um olhar reprovador? Se me chamar de ladrao ou de covarde? E se eu nao conter a emoçao e de tao nervoso, ter um “piripaque”? Zaquel está alí vivendo todas essas emoçoes, angustias e desejo de encontrar a felicidade. E para a sua surpresa e perpexidade da multidao…Jesus chega e o chama pelo nome Zaquel! Sem estigmatizar, sem rotular. “Zaquel
desce depressa, porque hoje quero ficar na sua casa “ é possível que muitos dos que alí estavam nao tivessem percebido a presença de Zaquel, pois Jesus era a figura principal, e os olhos de todos estavam postos no Mestre. Nesse momento entao, todos se voltam para Zaquel, e pensa que ele se constrangeu em ser descoberto “trepado” em cima de uma árrore? Que nada! Ele desceu alegre e recebeu Jesus cheio de boas expectativas. Ao entrar em sua casa Jesus mostra a Zaquel que: nao há pecado que nao possa ser perdoado, que a casa que menos se acha digna da sua presença…é nessa mesmo que ele deseja entrar e ficar. Entao alí diante de Jesus, Zaquel tem uma visao de si mesmo. E manifesta sua fé em obras… Senhor resolvo dar aos pobres metade de meus bens, e se tenho defraudado alguém restituo quatro vezes mais (com juros e correçao monetária). Jesus responde: Hoje entrou salvaçao nesta casa, pois que também esse é filho de Abraao.
Por que o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. Nenhuma pessoa que se encontrou com Jesus ao longo da história do cristianismo, permaneceu a mesma. Jesus faz a diferença na vida humana. Só Ele tem poder de perdoar pecados e dar sentido à vida. Com Ele a felicidade é real, possível. Com Ele todas as outras coisas ficam pequenas, insignificantes. Tesouro é ter Jesus. Zaquel ficou rico verdadeiramente, quando aprendeu a dividir, a restituir e a aceitar em sua casa o indispensável: JESUS! Ele queria ser feliz e nao teve vergonha de reconhecer isso. Jesus disse que ele (Zaquel) também era filho de Abraao. Abraao foi considerado o pai da fé. Pois foi exatamente isso que Jesus viu em Zaquel: fé! Fé capaz de vencer obstáculos, medos, tensoes, preconceptos, posiçoes, fé para se humillar e confessar e querer ardentemente cambiar de rota, de conduta. Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Magda Florencio Mota Zamorano/ Madrid 18 de abril de 2010.





jueves, 15 de abril de 2010

OVELHA DO BOM PASTOR


ªEu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me coñhece a mim, e eu conheço o pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas, nao deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouviram a minha voz; entao, haverá um rebanho e um pastor”. Joao 10:14-16

Sou a caçula de uma família de seis filhos. Meus pais se conheceram e se casarao em Caruaru-PE, vieram morar no Recife onde nasceram meus irmaos e eu. Na nossa casa nao havia religiao. Meus pais criam em Deus, mas nao havia nenhum seguimento religioso. Minha mae na sua juventude havia se decepcionado com a Igreja Católica, por conta da idolatria, mas mesmo assim se mantinha longe de qualquer corrente religiosa. Nesse lar nasce e fui crescendo.

NADA É POR ACASO

No dia 01 de Janeiro de 1981, um triste acontecimento me levou a uma série de questionamentos. Eu havia passado de ano na escola onde cursava a sétima série no ano de 1980, estava alegre por isso! e no ano seguinte concluiria o ginásio. E eu Tinha um colega de turma, “gente fina”, inteligente e estudioso chamado :Adeilson, e todos na classe gostávamos muito dele. No natal daquele ano (80) ele havia ido na minha casa levar um cartao de natal seu e desejava-me um feliz 1981. Eu nao estava em casa (infelizmente) e minha mae recebeu o cartao. Na manha entao do dia 01!01!1981, esse meu amigo estava em uma parada de ônibus que ficava em frente a sua casa, esperando o ônibus para ir a praia, quando de repente o coletivo que vinha em alta velocidade (o motorista dormiu no volante) se desgovernou e atingiu o poste onde estava esse meu amigo que teve morte imedianta. O acidente foi horrivel e pedaços de meu colega voaram… o Corpo ficou irreconhecível e mutilado. Eu e meus amigos da escola, ficamos abalados com o fato, e começava entao uma série de questionamentos sobre a vida, a morte, destino, tragédias etc… me preguntava por que, uns iam embora deste mundo tao jovem e de forma cruel como aquele meu amigo? E o que aconteceria após a morte? Se haveria vida, outra vida? E Deus quem era? Onde estava? Essas perguntas nao queriam calar, e eu necessitava de respostas.

A PROCURA

A partir desse momento entao, senti uma vontade enorme de conhecer Deus. E começou minha procura. Meu primeiro contato com religiao foi justamente na missa de um mês da morte de meu amigo. Cheguei naquela pequena paróquia católica e estava muito atenta a tudo o que acontecia. Nunca eu havia participado antes de uma reuniao espiritual. Para mim tudo era novo. Tinha um rapaz muito entusiasmado que liderava o louvor, cantava com muita vontade as músicas da liturgia. Era bonito, nao chegava a ser um Padre Fábio de Melo (muito gato) kkkkkk, mas tinha uma boa aparencia. O sermao começou e o Padre, um Sr. De meia idade começou entao seu sermao, levando uma palavra de consolo a família enlutada, ao mesmo tempo que tentava amenizar a culpa do motorista, e falava da exploraçao contra o trabalhador por parte de algumas empresas, pois dizia ele que “o motorista havia trabalhado a noite inteira durante longa jornada, e que seu cansaço lhe fez cochilar e perder o controle do veículo. Talvés o padre estivesse querendo evitar uma vingança por parte da familia de meu amigo, uma vez que o motorista estava foragido, após o acidente fatal. Eu estava alí ligadíssima em tudo, analisando tudo e procurando respostas. Gostei daquela missa. E disse a mim mesma: doravante, virei todos os domingos aquí. E assim sucedeu.

OUVINDO A VOZ DO PASTOR

As aulas se reiniciaram na escola. E recebemos a visita de um grupo de homens de negócios chamados “Gideoes Internacionais” esses homens evangelizavam escolas, hospitais, presidios, hotéis, motéis, etc, a través da distribuiçao gratuita de novos testamentos. Eles se apresentavam, falavam da sua missao, do amor de Deus pelos pecadores e da necessidade de cada pessoa de conhecer as escrituras sagradas. Falavam que a Bíblia tem a resposta para todas as perguntas. Que deveríamos le-la, sempre! Todos os dias se possível. E eles entregaram a cada aluno um exemplar do novo testamento, naquele ano era uma ediçao especial intitulado: O MAIS IMPORTANTE É O AMOR. Foi minha primeira bíblia. Era lindo esse novo testamento, na capa tinha uma ilustraçao de um pai, brincado com seu filho. Esse foi o melhor presente que ganhei em toda a minha vida! Em casa, comecei a ler entao essa preciosidade chamada: “Palavra de Deus” começando pelo livro de Mateus, eu me encantava com a pessoa de JESUS! Seu Nascimento, ensinamentos, morte, ressurreiçao e ascensao. Isso tudo era novo para mim…e eu bebia cada palavra. O que mais me encantava nesse período era o sermao da montanha. Achei espetacular! E essas leituras já provocavam uma mudança na minha vida. A palavra começava a cair em boa terra e a produzir frutos.

O DIA D

Era julho de 1981, precisamente dia 19. Domingo de sol, eu havia chegado da praia de Rio doce com minha irma Mabel. Almoçamos, mamae iria lavar a louça e notou que faltava bombril kkkkkkk e me pediu para ir em um mercadinho próximo a nossa casa comprar o produto. Eu fui e chegando lá, estava acontecendo um culto em praça publica, promovido pela Assembléia de Deus. Me detive ali e fiquei ouvindo aquele trabalho evangélico, tinha um conjunto musical muito bom. Mas o sermao…esse foi impactante! Um missionário testemunhava sua cura de um cancer na garganta. Ele pregava com muita autoridade e cantava com uma gana fascinante” Nao creio, nao creio/num Cristo vencido/ cheio de amargura/semblante de dor/eu creio num Cristo de rosto alegre/pois creio num Cristo que é vencedor..” Dava glória a Deus pelo milagre que Ele operara em sua vida e de cómo ele havia se comprometido com o SENHOR a testemunhar por todos os lugares que andasse, o que Deus havia feito em sua vida. Naquela tarde de domingo eu ouví de modo muito claro Jesus falar comigo de forma direta. Pois eu usava desde que frequentava a Igreja Católica, um crucifixo, desses que tem uma imagem do Cristo pregado. E todas as noites antes de dormir eu beijava aquela imagem e cria mesmo que Deus estava alí no meu pescoço. Naquele dia o Espírito falou por meio do pregador e disse: Você que pensa que Deus está no seu pescoço…saiba que Ele quer estar no seu Coraçao, mudar a sua vida e sua família. Ora, havia uma multidao alí, mas eu me senti como se nao houvesse mais ninguém, porque aquela palabra sem duvidas era para mim. E alí naquele dia 19 de Julho de 1981 eu decidí entregar minha vida completamente nas maos do Deus vivo, do bom Pastor. Eu já ouvia a sua voz atraves da leitura da palabra, mas agora Ele falava comigo de outras formas. E eu ouvia a sua voz!

NAO HÁ NADA MELHOR

Depois da minha conversao, comecei a orar por mamae, queria que ela me acompañase a Igreja. E assim aconteceu. Pouco tempo depois mamae também se converteu. E vieram meus irmaos, e Deus foi agindo na minha família de forma maravillosa. No ano seguinte em 24 de outubro de 1982, descemos às aguas batismais: eu, minha mae, meus dois irmaos (Marcelo e Marcílio) e minha cunhada Ditinha. Estávamos todos na Igreja Batista. E foi um culto belíssimo. Muitas mudanças aconteceram de lá para cá. Me casei, tive duas filhas lindas (Natalí e Laís) discasei, tornei a casar. Mas, nunca me arrependi de ter aceitado a Jesus como meu Salvador E Senhor! Sinceramente nao sei o que seria da minha vida, se esse encontro nao tivesse acontecido. Hoje entendo perfeitamente que em tudo Deus tem um propósito. Ainda que muitas vezes nao entendamos. A morte de meu amigo por exemplo: Deus usou a tragédia da morte de um jovem, para tirar da morte outra jovem: EU!, nao foi obra do acaso o trabalho dos Gideoes Internacionais na minha escola, naquele dia, e nao foi por acaso que faltou bombril kkkkkkk. Deus é o Senhor da história, é Ele quem escreve e quem determina todas as coisas…nao é por acaso que me tirou do Brasil e me trouxe a Espanha. Sinto-me como Abraao, naquele momento em que Deus lhe falou: sai da tua terra e da tua parentela e da casa de teu pai e vai para uma terra que te mostrareisê tu uma bençao! (gêneses 12:1-2) para, isso estou aquí, para continuar sendo bençao na vida de muitos…primeiro de meu marido e depois de todas as pessoas que O Senhor Deus colocar no meu caminho. Nao há nada melhor do que ouvir a doce voz do Bom Pastor e se deixar guiar pelo seu cajado de amor. Você já é uma ovelha desse aprisco? Reconhece fácilmente a voz do Bom Pastor? Está seguro sendo guiado por suas maos? Tem certeza de vida eterna? Essas perguntas só você poderá responder, nao a mim, mas a voçê mesmo. Que Deus te abençoe! Um abraço.

Magda Florencio Mota Zamorano- Madrid 12 de abril de 2010.

O sabor da páscoa!


Mas no primeiro dia da semana alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado.

E encontraram a pedra removida do sepulcro;

Mas, ao entrarem, nao acharam o Corpo do Senhor Jesus.

Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhe dois varoes com vestes resplandecentes.

Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chao, eles lhe falaram:

Por que buscais entre os mortos ao que vive?

Ele nao está aquí, mas RESSUSCITOU!!! (Lucas 24:1-6)

Elas (Maria Madalena, Maria mae de Tiago, e Salomé.Marcos 16:1). Haviam acompanhado de perto, todo o ministério de Jesus.Os milagres que havia operado, as curas, a transformaçao que produzia na vida de muitos e nas suas próprias vidas! Foram esses momentos vividos com o Mestre tao especiais, momentos inesquecíveis, memoráveis…nao dava para acreditar que a morte pudesse deter aquele que Ressuscitou a Lázaro; que fez o mar se acalmar; que libertou um endemoniado na cidade de Gadara, (que vivia como bicho escondido num cemitério); que multiplicou paes e peixes etc…Já era a madrugada do domingo, havia no Coraçao delas um misto de dor e expectativa: o que aconteceu com o Senhor? Imagino suas maos trêmulas, Coraçao palpitando,nao havia desejo de comer, nem beber, o sono lhes faltava..e agora? E se ELE nao ressuscitar o que será de nós? Estavam angustiadas, cabisbaixas…quando de repente os anjos lhes dizem: Ei, levantem a cabeça, nao procurem entre os mortos o que vive…tenho uma extraordinária notícia para lhes dar: ELE RESSUSCITOU! O Coraçao delas entao dispara, parece querer sair do peito. Uma alegria inenarrável e a esperança da ressurreiçao agora era fato.Essa foi a melhor notícia que elas haviam recebido em suas vidas! Lágrimas e sorrisos se misturavam. O Mestre ressuscitou, aleluia! E você como se senti ao ouvir essa boa-nova? Se Ele nao tivesse ressucitado, todos nós estaríamos perdidos.Mas a vitória de Jesus sobre a morte nos diz que: Ele é maior que todas as coisas…maior que nossos problemas, decepçoes e frustraçoes, maior que nossas dores e tristezas..O Mestre ressurgiu para nos dizer que os nossos olhos tem de estar postos no alto “de onde virá nosso socorro”. Para que você e eu vivamos uma vida digna, abundante, sabendo de onde viemos e para onde vamos. Ele ressuscitou para dizer-nos: o mais forte dos inimigos eu vencí: a morte!.Ela nao tem mais poder algum sobre sua vida. Quando chegar, será apenas a passagem para a vida mais excelente que vos tenho preparado.Páscoa é isso! É a vitória do sangue do Cordeiro sobre a morte! E por mais que eu goste de ovos de chocolates e de toda a culinária rica dessa época chamada “Semana Santa”..quero lhes dizer que nada se compara ao doce e maravilloso sabor dessa notícia: JESUS RESSUSCITOU!!! ALELUIA!

Feliz Páscoa!

Magda Florencio Mota Zamorano. Madrid, 21 março de 2010.

TEUS ALTARES


“Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar a porta da casa do

meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade”. Salmo 84:10

De todos os livros da Bíblia, creio que os salmos, é um dos mais lidos. Por

seu conteúdo poético e devocional, esse livro tem encantado a muitos.

Todo o leitor das sagradas escrituras, tem um salmo preferido, ou vários…

quero falar um pouco do salmo 84, o meu salmo predileto.

O salmo 84 foi escrito pelos filhos de corá , e começa dizendo: “Quao

amáveis sao os teus tabernáculos, SENHOR dos exércitos!

A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; O meu

Coraçao e a minha carne exultam pelo Deus vivo!

O salmista revela toda a sua alegria em estar na “casa do Senhor”, nos

seus átrios, fala que esse lugar é agradavel, é amável, tao especial que

sua alma suspira e desfalece por estar alí. Ele fala da necessidade

de se congregar, em estar junto com outras pessoas, num espaço

chamado “Igreja” instituido por Jesus, do qual ele mesmo afirmou:

“as portas do inferno nao prevalecerao contra ela, (Mateus 16:18).

É óbvio que posso estar com Deus na minha casa, no meu quarto,

andar com Deus nas ruas etc..Mas se existe um lugar, reservado

e consagrado para o culto coletivo, onde junto com outras pessoas

(chamada irmaos) que possuem a mesma fé e desejam compartilhar

alegrias, tristezas, esperança e muito louvor…”

(Os que habitam em tua casa louvam-te continuamente”) esse

lugar nao debe ser desprezado. Pois até o pardal encontrou casa

e andorinha ninho para si onde acolhe seus filhotes. Nesta casa

há lugar para todos, para os diferentes, para os excluídos, para os

doentes e até os que vivem “voando”, encontram repouso neste

lugar…aqueles que habitam em tua casa, diz o salmista: sao felizes!

Sabe o que significa habitar? É diferente de visitar. Habitar

implica compromisso, participaçao, partilha. Habitar é fazer parte,

é assiduidade, é promover o bem - comum no ambiente em que estiver

inserido , é cuidar, é investir, é desejar estar junto sempre!

O qual passando pelo vale árido, faz dele um manantial; A alma

que deseja O Senhor dos Exercitos de uma forma tao linda, que

ama o lugar onde Ele assisti, encontra forças para supera as dificultades,

os problemas e adversidades da vida e consegue até tirar proveito

da situaçao. Esse encontra “paz no vale”, nos momentos de tormenta

– crescem, a dor, os tornam mais fortes, mais capacitados para a luta diária.

Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; Nenhum outro lugar, é mais

importante, é mais desejado …estar na casa do Senhor, louvando,

adorando, orando, participando é o desejo de todo aquele que tem sede

do Deus vivo.

Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória;

nenhum bem sonega aos que andam retamente. Os que tem sede de

Deus, experimentam de perto essa graça e glória e do bem jamais

sonegado da parte do SENHOR DOS EXERCITOS. Pois “Qual de vós

é o pai que, se o filho lhe pedir pao, lhe dará uma pedra? Ou se

pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se

lhe pedir um ovo lhe dará um escorpiao? Ora se vós sendo maus,

sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial…?

(Lucas 11:11-13)

Você tem esse desejo? Tem necessidade e sede de Deus? De estar

nos seus átrios?

Bem-aventurado é o homem que nele confia.

Um abraço.

Magda Florêncio Mota Zamorano/ Madrid 05 de abril de 2010

Um Mergulho Sensacional


Um das coisas que me trazem saudades do Brasil (agora que estou morando na Espanha), é sem dúvida dos banhos de mar na praia de Boa Viagem. Algumas vezes acompanhada por minhas filhas Natali e Laís. Outras com as amigas Andreia e Verônica, algumas vezes sozinha, mas sempre, com muita vontade e disposiçao de cair naquelas águas e sentir toda a sensaçao de frecor, relaxamento e uma enorme paz que sentia ao banhar-me alí. Foram muitos sábados assim, de encontro com a naturaza e com o Criador que me proporcionavam, momentos de muita tranquilidade. Todavia, quero falar de um mergulho muito, muito mais excelente, vem comigo…

“E me fez passar pelas águas”…Ezequiel 47:3

“Junto ao rio, às ribanceiras, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer, nao fenecerá a sua folha, nem faltará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha de remédio” Ezequiel 47:12

No capítulo 47 do Livro do profeta Ezequiel, narra a extraordinária experiência do homem de Deus, ao ser convidado para um mergulho no rio das águas purificadoras. Águas que davam nos tornezelos, joelhos, lombos e por fim era uma torrente de águas que se deviam passar a nado, por causa da sua extensao e profundidade. Volta o profeta à margem do rio e recebe uma revelaçao maravillosa sobre essas águas…

“ Toda criatura vivente que vive em enxames viverá por onde quer que passe esse rio, e haverá muitíssimo peixe, e, aonde chegarem essas águas, tornaram saudáveis as do mar, e tudo viverá por onde quer que passe esse rio.” Ezequiel 47:9

De que rio fala a revelaçao? E que águas sao essas? A revelaçao fala sobre o Espírito Santo. Seu agir e produzir. “ porque as suas águas saem do santuário” Assim como o profeta Ezequiel foi convidado a entrar por essas águas e se deixar caminhar, mergulhar, nadar…eu e você somos chamados para nos “enchermos do Espírito Santo” e compreender os resultados de uma vida que navega no oceano do Espírito de Deus. “…O seu seu fruto servirá de alimento e a sua folha de remédio” Vejamos entao nos frutos produzidos pelo Espírito: Gálatas 5:22

1- Amor: Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmao, até agora está nas trevas. Aquele que ama a seu irmao permanece na luz, e nele nao há nenhum tropeço. Aquele porém que odeia a seu irmao, está nas trevas e anda nas trevas, e nao sabe para onde vai porque as trevas lhe cegaram os olhos. I Joao 2: 9-11. O amor além de dom do Espírito, também é um fruto. Creio que o amor é a maior característica de uma vida transformada, de uma vida que navega e se banha constantemente nas águas do Espírito Santo de Deus. Sem amor, nao há nada. Nao há Deus, porque Deus é amor.

2- Alegria: falando entre vós com salmos, entoando e louvando de Coraçao ao Senhor com hinos e canticos espirituais. Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Efésios 5:19-20. Alegria, contentamento, sempre um louvor nos lábios e uma palavra de gratidao no Coraçao. Expressao de quem navega no oceano do Espírito. De quem vive mergulhado nas águas desse rio. Ainda que: a figueira nao floresça…eu me alegrarei no Senhor, exulatrei no Deus da minha salvaçao. A minha alegria nao depende da figueira. O meu Deus é a fonte da minha alegria.

3- Paz: E a paz de Deus que excede a todo o entendimento, guardará o vosso Coraçao e a vossa mente em Cristo Jesus. Filipenses 4:7. Paz nao é a ausência de problemas, mas a tranquilidade, serenidade diante deles. A paz de quem se deixa relaxar no rio do Espírito, é a paz que o mundo nao entende, paz que só Jesus por meio do seu Espírito nos dá.

4- Longanimidade: É o mesmo que paciência, “mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e nao se cansam, caminham e nao se fatigam. Isaías 40:31. O paciente vai longe…consegue voar alto, pois sabe que sua vida está nas maos do Pai e tal qual uma criança depedente, descansa nos braços do seu Deus, na certeza de que aquele que cuida dos pássaros e lírios é suficiente poderoso para me guiar rumo à sua vontade, que é “boa, perfeita e agradável”.

5- Benignidade: “Sao os olhos a lâmpada do Corpo. Se teus olhos forem bons todo o teu Corpo será luminoso” Mateus 6:22. O bem no olhar, no falar, no viver…quem navega no oceano do Espírito, nao se detém vendo pornografia na Internet ou em lugar algum. Jamais dirá que o certo é errado e o errado é certo. O benigno é inclinado para o bem, sempre!. Seu tempo, lábios e olhos, estao postos nas coisas do alto. Ama a justiça e a santidade. Está disponivel sempre na prática das coisas boas, do bem.

6- Bondade: Bondade e misericórdia certamente me seguirao todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre” Salmo 23:6. Nao posso imaginar alguém navegando no mar, no rio do Espírito, debaixo de uma torrente de águas purificadoras e essa pessoa nao ser gentil, amável, bondosa. Nao ter compaixao dos necessitados, ser indiferente a dor alheia. “Por onde esse rio passar…tudo viverá”. Entao, bondade de Coraçao, que se manisfesta a través de gestos e atitudes, de gentileza, de partilha. “Quem nao vive para servir, nao serve para viver” é um proverbio popular. Foi isso que Jesus falou ao jovem rico: vende o que tens…Jesus lhe mostrou o caminho da solidariedade e do despreendimento.

7- Fidelidade: “E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu” I Joao 3:24. Fidelidade a Deus e ao próximo. Fidelidade nos negócios, nos contratos, acordos, fidelidade no empenho da palavra, nos compromisos etc…” Seja porém a tua palavra sim, sim, nao, nao. O que disso passar vem do maligno.” Mateus 5:37. Que as águas que correm do Santuário, purifiquem a todos quanto em sinceridade buscam uma vida de fidelidade e compromisso com Deus e com o irmao.

8- Mansidao: “Bem-aventurado os mansos, porque herdarao a terra.” Mateus 5:5. Jesus nos convidou a aprender dele, disse: porque sou manso e humilde de Coraçao…é possível ser manso e nao ser covarde ou medroso. Ser manso e ter autoridade e ser respeitado. Mansidao nao é sinômimo de fraqueza. Mansidao é a capacidade de enfrentar obstáculos e adversidades e manter a classe, a serenidade e o equilibrio. É a possibilidade de dizer verdade e resolver comflitos sem alterar a voz e mesmo em meio a uma “guerra de nervos” se fazer ouvir. É como um pequeno peixinho, num enorme oceano…enfrenta as dificultades e alteraçoes das marés, as ameaças dos peixes grandes e mesmo assim, segue seu caminho sem se deixar abater.

9- Domínio próprio: “ melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade” Provérbios 16:32. Chegamos ao último fruto do Espírito, descrito no livro de Gálatas capítulo 6. Domínio próprio é a vitória sobre o EU. É a capacidade que só o Espírito Santo produz na vida de um ser humano de torna-lo parecido com Jesus. “Ele foi oprimido e humilhado, mas nao abriu a sua boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele nao abriu a sua boca.” Nem para dizer Eu Sou Deus, nao fiz nada errado, vou morrer por um bando de gente que nao merece etc..simplesmente Ele nao abriu a sua boca, depois de viver três anos do seu ministério, só fazendo o bem e operando milagres e maravilhas… é traído, e entregue nas maos de pessoas perversas. E nem no momento mais doloroso da cruz, quando foi açoitado e insultado. “Ele nao abriu a sua boca” Jesus vivia no Espírito, mergulhava nessas águas profundas e intensas. Nos deixou o exemplo para que sigamos suas pisadas.

Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” I Joao 2:6.

Entao? Vamos mergulhar e nadar nesse rio do Espírito? Começando com águas nos tornozelos, joelhos, lombos …até que sejamos cheios, plenos, cobertos totalmente pelo Espírito Santo de Deus. Entao veremos em nós e atravez de nós, frutos, vida, e nossas vidas será remédio para muitos e seremos bençao neste mundo.

Magda Florencio Mota Zamorano–Madrid, 29/03/2010

JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!


A Bíblia não revela o dia nem a hora em que Jesus, nosso Salvador e Redentor, voltará. Mas deixa os sinais que precederão a sua segunda vinda. Em Mateus 24:6-8 “E certamente ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede nao vos assusteis porque é necessário assim acontecer, mas ainda nao é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino e haverá fomes e terremotos em vários lugares;
Porque tudo isto é o princípio das dores.”

Pessoas queridas, nunca ouvimos falar em tantas catástrofes como nos dias de hoje. Refiro-me aos constantes terremotos em várias partes do mundo como: Haiti, Chile e agora também em algunas cidades do interior de Pernambuco como Alagoinha e São Caetano; abalos, também sentidos em Caruaru e no Recife. Em várias partes da Europa houveram chuvas como nunca, deixando muitos desabrigados, numa situação nunca antes vista. Todos esses acontecimentos são apenas “sinais” da volta de Cristo. E por se multiplicar a iniquidade o amor se esfriará de quase todos – Mateus 24: 12.
Legalização do aborto, casamento de homossexuais, violência em todos os lugares... Sequestros, assassinatos, fome, etc.

Há uma mensagem no ar!

E você e eu precisamos estar atentos: JESUS ESTÁ VOLTANDO!

Se você é cristão e é conhecedor de todas essas coisa: alegre-se! Pois, nossa redenção se aproxima. O dia da vitória de todo aquele que é lavado pelo sangue do Cordeiro. Mas, se você ainda sente temor e pavor: entregue sua vida a Jesus Cristo! Deixe que Ele o dirija e coloque no seu coração a paz que excede a todo entendimento, só experimentada por quem de fato crê.
Somos todos, cristãos ou não, peregrinos neste mundo. Nossa estada aqui é temporal, transitória. Se Jesus não vier ao nosso encontro, nós iremos deste mundo um dia.

E aí?
Qual será seu destino final?
Jesus ama você! Nunca esqueça isso…


Um abraço.


Magda Florencio Mota Zamorano