Um das coisas que me trazem saudades do Brasil (agora que estou morando na Espanha), é sem dúvida dos banhos de mar na praia de Boa Viagem. Algumas vezes acompanhada por minhas filhas Natali e Laís. Outras com as amigas Andreia e Verônica, algumas vezes sozinha, mas sempre, com muita vontade e disposiçao de cair naquelas águas e sentir toda a sensaçao de frecor, relaxamento e uma enorme paz que sentia ao banhar-me alí. Foram muitos sábados assim, de encontro com a naturaza e com o Criador que me proporcionavam, momentos de muita tranquilidade. Todavia, quero falar de um mergulho muito, muito mais excelente, vem comigo…
“E me fez passar pelas águas”…Ezequiel 47:3
“Junto ao rio, às ribanceiras, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer, nao fenecerá a sua folha, nem faltará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha de remédio” Ezequiel 47:12
No capítulo 47 do Livro do profeta Ezequiel, narra a extraordinária experiência do homem de Deus, ao ser convidado para um mergulho no rio das águas purificadoras. Águas que davam nos tornezelos, joelhos, lombos e por fim era uma torrente de águas que se deviam passar a nado, por causa da sua extensao e profundidade. Volta o profeta à margem do rio e recebe uma revelaçao maravillosa sobre essas águas…
“ Toda criatura vivente que vive em enxames viverá por onde quer que passe esse rio, e haverá muitíssimo peixe, e, aonde chegarem essas águas, tornaram saudáveis as do mar, e tudo viverá por onde quer que passe esse rio.” Ezequiel 47:9
De que rio fala a revelaçao? E que águas sao essas? A revelaçao fala sobre o Espírito Santo. Seu agir e produzir. “ porque as suas águas saem do santuário” Assim como o profeta Ezequiel foi convidado a entrar por essas águas e se deixar caminhar, mergulhar, nadar…eu e você somos chamados para nos “enchermos do Espírito Santo” e compreender os resultados de uma vida que navega no oceano do Espírito de Deus. “…O seu seu fruto servirá de alimento e a sua folha de remédio” Vejamos entao nos frutos produzidos pelo Espírito: Gálatas 5:22
1- Amor: Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmao, até agora está nas trevas. Aquele que ama a seu irmao permanece na luz, e nele nao há nenhum tropeço. Aquele porém que odeia a seu irmao, está nas trevas e anda nas trevas, e nao sabe para onde vai porque as trevas lhe cegaram os olhos. I Joao 2: 9-11. O amor além de dom do Espírito, também é um fruto. Creio que o amor é a maior característica de uma vida transformada, de uma vida que navega e se banha constantemente nas águas do Espírito Santo de Deus. Sem amor, nao há nada. Nao há Deus, porque Deus é amor.
2- Alegria: falando entre vós com salmos, entoando e louvando de Coraçao ao Senhor com hinos e canticos espirituais. Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Efésios 5:19-20. Alegria, contentamento, sempre um louvor nos lábios e uma palavra de gratidao no Coraçao. Expressao de quem navega no oceano do Espírito. De quem vive mergulhado nas águas desse rio. Ainda que: a figueira nao floresça…eu me alegrarei no Senhor, exulatrei no Deus da minha salvaçao. A minha alegria nao depende da figueira. O meu Deus é a fonte da minha alegria.
3- Paz: E a paz de Deus que excede a todo o entendimento, guardará o vosso Coraçao e a vossa mente em Cristo Jesus. Filipenses 4:7. Paz nao é a ausência de problemas, mas a tranquilidade, serenidade diante deles. A paz de quem se deixa relaxar no rio do Espírito, é a paz que o mundo nao entende, paz que só Jesus por meio do seu Espírito nos dá.
4- Longanimidade: É o mesmo que paciência, “mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e nao se cansam, caminham e nao se fatigam. Isaías 40:31. O paciente vai longe…consegue voar alto, pois sabe que sua vida está nas maos do Pai e tal qual uma criança depedente, descansa nos braços do seu Deus, na certeza de que aquele que cuida dos pássaros e lírios é suficiente poderoso para me guiar rumo à sua vontade, que é “boa, perfeita e agradável”.
5- Benignidade: “Sao os olhos a lâmpada do Corpo. Se teus olhos forem bons todo o teu Corpo será luminoso” Mateus 6:22. O bem no olhar, no falar, no viver…quem navega no oceano do Espírito, nao se detém vendo pornografia na Internet ou em lugar algum. Jamais dirá que o certo é errado e o errado é certo. O benigno é inclinado para o bem, sempre!. Seu tempo, lábios e olhos, estao postos nas coisas do alto. Ama a justiça e a santidade. Está disponivel sempre na prática das coisas boas, do bem.
6- Bondade: “Bondade e misericórdia certamente me seguirao todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre” Salmo 23:6. Nao posso imaginar alguém navegando no mar, no rio do Espírito, debaixo de uma torrente de águas purificadoras e essa pessoa nao ser gentil, amável, bondosa. Nao ter compaixao dos necessitados, ser indiferente a dor alheia. “Por onde esse rio passar…tudo viverá”. Entao, bondade de Coraçao, que se manisfesta a través de gestos e atitudes, de gentileza, de partilha. “Quem nao vive para servir, nao serve para viver” é um proverbio popular. Foi isso que Jesus falou ao jovem rico: vende o que tens…Jesus lhe mostrou o caminho da solidariedade e do despreendimento.
7- Fidelidade: “E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu” I Joao 3:24. Fidelidade a Deus e ao próximo. Fidelidade nos negócios, nos contratos, acordos, fidelidade no empenho da palavra, nos compromisos etc…” Seja porém a tua palavra sim, sim, nao, nao. O que disso passar vem do maligno.” Mateus 5:37. Que as águas que correm do Santuário, purifiquem a todos quanto em sinceridade buscam uma vida de fidelidade e compromisso com Deus e com o irmao.
8- Mansidao: “Bem-aventurado os mansos, porque herdarao a terra.” Mateus 5:5. Jesus nos convidou a aprender dele, disse: porque sou manso e humilde de Coraçao…é possível ser manso e nao ser covarde ou medroso. Ser manso e ter autoridade e ser respeitado. Mansidao nao é sinômimo de fraqueza. Mansidao é a capacidade de enfrentar obstáculos e adversidades e manter a classe, a serenidade e o equilibrio. É a possibilidade de dizer verdade e resolver comflitos sem alterar a voz e mesmo em meio a uma “guerra de nervos” se fazer ouvir. É como um pequeno peixinho, num enorme oceano…enfrenta as dificultades e alteraçoes das marés, as ameaças dos peixes grandes e mesmo assim, segue seu caminho sem se deixar abater.
9- Domínio próprio: “ melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade” Provérbios 16:32. Chegamos ao último fruto do Espírito, descrito no livro de Gálatas capítulo 6. Domínio próprio é a vitória sobre o EU. É a capacidade que só o Espírito Santo produz na vida de um ser humano de torna-lo parecido com Jesus. “Ele foi oprimido e humilhado, mas nao abriu a sua boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele nao abriu a sua boca.” Nem para dizer Eu Sou Deus, nao fiz nada errado, vou morrer por um bando de gente que nao merece etc..simplesmente Ele nao abriu a sua boca, depois de viver três anos do seu ministério, só fazendo o bem e operando milagres e maravilhas… é traído, e entregue nas maos de pessoas perversas. E nem no momento mais doloroso da cruz, quando foi açoitado e insultado. “Ele nao abriu a sua boca” Jesus vivia no Espírito, mergulhava nessas águas profundas e intensas. Nos deixou o exemplo para que sigamos suas pisadas.
“Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” I Joao 2:6.
Entao? Vamos mergulhar e nadar nesse rio do Espírito? Começando com águas nos tornozelos, joelhos, lombos …até que sejamos cheios, plenos, cobertos totalmente pelo Espírito Santo de Deus. Entao veremos em nós e atravez de nós, frutos, vida, e nossas vidas será remédio para muitos e seremos bençao neste mundo.
Magda Florencio Mota Zamorano–Madrid, 29/03/2010