sábado, 11 de diciembre de 2010

QUE MARCHEM

Disse o SENHOR a Moisés: por que clamas a mim? Dize as filhos de Israel que marchem. (Êxodo 14.15)

430 anos. Esse foi o tempo em que esteve Israel, (o povo de Deus) escravizado na terra do Egito. O povo sofria toda sorte de opressao: trabalhos pesados; larga jornada de trabalho; perseguiçao por causa da sua fertilidade etc…

“Entao os egípcios com tirania, faziam servir os filhos de Israel e lhes fizeram amarga a vida com dura servidao, em barros e em tijolos, e com todo trabalho no campo, e com todo o serviço em que na tirania os serviam. (Êxodo 1.13-14)

Deus porém, nao estava distante, nem indiferente a dor do seu povo. Ele havia estabelecido uma aliança com Abraao, Isac e Jacó e com sua descendência. O SENHOR via e ouvia a dor, o sofrimento e a perseguiçao pela qual o seu povo passava. E, na sua infinita sabedoria e poder montou toda uma estratégia divina, a fim de regatar seus filhos das maos dos tiranos que os oprimia, e ao mesmo tempo revelar sua grandeza, majestade, poder e santidade, desejando estabelecer com o seu povo uma relaçao de intimidade, de confiança e de amizade.

O SENHOR manifestou todo o seu poder e grandeza, para que todos nós pudessémos em todo tempo e estaçoes, confiar e crer que Ele o SENHOR, o grande EU SOU, está no controle absoluto da história. Por isso endureceu o Coraçao de Faraó, para que nao permitisse sair do Egito os filhos de Israel. As pragas enviadas; a resistencia de Faraó; a forma expetacular como o povo de Deus passou pelo meio do mar vermelho a pés enxutos; e a morte dos opressores também no mar vermelho, revela todo o projeto e a atuaçao do Deus que escreve a história.

Deus todavía, deseja agir em parceria com o homem. Diente da dor, do sofrimento, da opressao, das injustitas, da tirania, Ele nos orienta: Que marchem! Marchar significa: seguir a em frente, andar, caminhar, se mover etc. Nao devemos diante das situaçoes que julgarmos equivocadas, nos conformarmos e ficarmos parados, observando o desenrolar dos fatos, sem agir. A ordem é: Que marchem! Faça a sua parte e espere, confie que O Grande EU SOU estará à frente da situaçao, operando com braço forte a nosso favor.

“Moisés, porém respondeu ao povo: Nao temais; aquietai-vos, e vede o livramento do SENHOR, que, hoje, vos fará; O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis. (Êxodo 14.13-14)

Diante das situaçoes inconfortáveis, da opressao e do sofrimento: Que marchem!

Forte abraço,

Magda Florencio Mota Zamorano/ Madrid 10 de dezembro de 2010.

No hay comentarios:

Publicar un comentario