Este é o meu terceiro natal, aqui na Espanha. E uma das coisas que me chamam à atençao, é a quantidade de presépios que há em todas as partes. Muito mais do que as árvores de natal, o presépio, aqui chamado de "BELEN", é uma decoraçao que nao falta em nenhuma casa da España. Aqui em Madrid existem lugares onde há filas quiilométricas para ver um presépio. Os artistas fazem obras de arte maravilhosas, usando todo tipo de material no seu "belen". Ví um presépio essa semana na TVE (televisao española) todo feito de conchas marinhas e outro de casca de ovos. Em Toledo, (cidade próxima à Madrid), um artista montou um "belen" gigante no quintal da sua casa e desde entao, os visinhos fazem filas para visita-lo, foi um trabalho de quase dois anos para que tudo ficasse pronto. Contagiada entao, por esse bom clima de natal, quero meditar nas liçoes do presépio. Por trás de cada figura há uma história e um ensinamento. Vejamos entao:
DAS PERSONAGENS:
Maria - "Alegra-te muito favorecida! O Senhor é contigo. (Lucas 1.28).
José - "José filho de Daví, nao temas, receber Maria tua mulher, porque o que nela foi gerado, é do Espírito Santo" (Mateus 1.20).
Com este personagem, aprendemos sobre integridade, bom caráter, sensibilidade. Quando ele soube que Maria, sua noiva estava grávida e que ele jamais a possuiu por mulher, ele nao teve um ataque machista, idiota e muito menos injusto. Ele pensou em deixa-la secretamente, discretamente, sem alardes. Com ele aprendemos também a liçao da obediencia e fé, pois ele foi avisado em sonhos que deveria receber Maria, e ele assim o fez. (Mateus 1.24)
Menino Jesus - "E ela deu à luz, o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque nao havia lugar para eles na hospedaria. (Lucas 2.7).
Menino Jesus - "E ela deu à luz, o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque nao havia lugar para eles na hospedaria. (Lucas 2.7).
Com o menino Deus, apredemos a liçao da humildade e simplicidade. Trocar o ruim pelo bom, é fácil. Mas, trocar " o resplendor da sua glória por um berço de palha... Jesus fez isso, por amor a humanidade. Ele nasceu de forma simples e viveu de forma simples toda a sua vida. Simplicidade foi o ornamento da história.
Os magos - " Onde está o recén-nascido Rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente e viemos para adorá-lo. (Mateus 2.2).
Os magos - " Onde está o recén-nascido Rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente e viemos para adorá-lo. (Mateus 2.2).
Com esses homens apredemos sobre adoraçao e oferta. " Entrando eles na casa, viram o menino com Maria, sua mae. Prostando-se o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Eles ofereceram o que tinham de mais precioso ao menino Jesus: em primeiro lugar a adoraçao, seguido da oferta de presentes.Coraçao e açao.
DO CENÁRIO:
Estrela guia - "E vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo" (Matteus 2.10).
DO CENÁRIO:
Estrela guia - "E vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo" (Matteus 2.10).
Com a estrelinha guia, aprendemos que podemos apontar o caminho do menino Jesus aos que necessitam e o procuram. A estrela foi usada por Deus, para conduzir os magos até o lugar onde se encontrava o bebezinho. Que nossas vidas, sejam como essa estrela. Que possamos levar outros a adorar o Cristo de Belém.
Os animais - "Havia naquela mesma regiao, pastores que viviam no campo e guardavam seus rebanhos durante as vigílias da noite" (Lucas 2.8).
Os animais sempre aparecem nas narrativas bíblicas,e também foram usados por Deus na realizaçao da sua obra. Foi montado num jumentinho que Cristo entrou em Jerusalém, onde foi aclamado "Hosana". Os animais aparecem no cenário do nascimento, conduzindo Maria grávida, até a cidade do alistamento. Aqui apredemos o respeito e bom trato que devemos ter pelos animais. "Nao a violencia contra os animais, nao ao maltrato dos bichos. Eles sao obras da criaçao de Deus. NAO AO MAL TRATO.
O Berço de palha - " E o deitou numa manjedoura" (Lucas 2.7)"
Aprendemos que nao existe lugar insignificante para Deus. Muito menos pessoas. Se, um simples berço de palha foi capaz de acolher e abrigar o SENHOR de toda a terra... nao existe lar, casa, morada que nao possa recebe-lo hoje também. O SENHOR deseja entrar e pousar no coraçao, na casa e na vida, dos que se dispuserem a recebe-lo.
Essas sao algumas liçoes que podemos aprender, observando os personagens e o cenário que compoe o nascimeto do menino Deus.
Essas sao algumas liçoes que podemos aprender, observando os personagens e o cenário que compoe o nascimeto do menino Deus.
Desejo a todos um feliz Natal, que as comemoraçoes e a lembrança desse acontecimento seja um renovar de esperança e fé.
Forte abraço
Magda Florencio Mota Zamorano / Madrid 17/12/2010.
To extasiada com tamanha simplicidade nas informações a respeito do nascimento de Cristo. De forma muito clara e linda vc soube trazer Jesus pra perto do coração e nos fazer entender realmente o propósito do NATAl tão manchado pelo marketing comercial dos dias atuais.
ResponderEliminarNem sei o que dizer com tanta beleza e espiritualidade. Posso dizer, sem dúvida, que pra mim, agora, já é NATAL!
Parabéns!
Ta escrevendo cada vez melhor!
XuBispa!
hahaha
Bjss