lunes, 7 de junio de 2010

VINDE ÀS ÁGUAS


“Ah! Todos vós que tendes sede, vinde às guas; e vós, os que nao tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” Isaías 55:1

Sem dúvida, a água é dos elementos mais importantes da natureza. Já imaginou a agonia de uma dona de casa, num dia em que falta água?
Como preparar o almoço ou jantar; lavar louça; limpar banheiros; lavar roupas; cuidar das plantas etc…sem água? Ainda que haja na dispensa toda a sorte de produtos de limpeza, mas, sem água…eles se tornam ineficazes. “ ägua é vida.” Lembro que na minha infância nao tínhamos água potável em casa. Havia um chafariz e uma cacimba, onde as pessoas na localidade iam buscar água. Era uma tarefa dura, difícil, e minha mae sofreu muito nessa época. Lembro também que no dia em que colocaram água encanada na nossa modesta casa, mamae ficou tao emocionada, tao feliz que nao conseguiu nem almoçar nesse dia.

Quando me lembro dessas coisas do passado e vejo hoje o quanto prosperamos em todos os sentidos...vejo também que coisas simples deveriam ser motivos de gratidao da nossa parte, sempre!. Só quem nunca teve água correndo pelas torneiras em sua casa…sabe realmente o valor dela.

Nos tempos bíblicos também nao havia água encanada. E, nessa necessidade de saciar a sede do Corpo, é que uma mulher samaritana vai a um poço. Era comum naquela época essa prática. Mulheres iam ao poço de Jacó, levavam suas vasilhas; seus potes; e iam…buscar água. Jesus se aproxima e percebe que havia além da sede natural (necessidade de hidratar o Corpo…), uma sede também espiritual, sentimental, carência. A água da torneira, do poço, do rio etc…podem matar a sede do Corpo, apenas. Jesus entao, diz aquela mulher:

“Aquele porém que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para vida eterna.” Joao 4:34

Só Deus pode saciar a alma sedenta. Ele pode preencher todo o vazio existencial e dar um sentido real a vida humana. “Vinde ás águas…” Ele falou por intermedio do profeta Isaías. “todos os que tendes sede, vinde ás águas. Vinde a Jesus! É simples assim…nao precisa pagar, comprar, negociar. O sacrifício Ele já pagou na cruz do calvário, quando morreu por nossos pecados. Precisamos apenas IR á JESUS. Ele ofereceu a mulher samaritana essa água maravilhosa, que é Ele mesmo. E ela nao resistiu, aceito na hora. Teve sua vida transformada; encontrou em Jesus o sentido para viver; teve a sua dignidade restaurada; sua sede espiritual fora saciada. Esse mesmo Deus continua chamando a quem queira vir…do mesmo modo como através do profeta Isaías chamou seu povo Israel, e como Jesus no poço de Jacó chamou a samaritana. VINDE, vinde ás água e sacie a sede na fonte inesgotável que jorra de Deus. Amém.

Magda Florencio Mota Zamorano/ Madrid 07/06/10
Guilherme Arantes - Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água
Terra, planeta á...gua

No hay comentarios:

Publicar un comentario