"Ele te declarou ó homem, o que é bom e o que é que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus." (Miqueias 6.8)
Segundo dicionário da língua portuguesa, aqui listarei alguns significados da palavra humilde:
* Capacidade de reconhecer os próprios erros;
* Sentimento de inferioridade;
* Demonstraçao de respeito submissao;
* Ausencia de luxo ou sofisticaçao, etc...
Mas, o que seria de fato a humildade do ponto de vista divino? uma vez que neste texto de Miqueias; Deus mostra ao profeta a sua vontade: Prática da justiça, amor a misericórdia e andar humildemente com Deus.
Na verdade o que Deus espera de nós seus filhos é uma vida de DEPENDENCIA DELE. Andar humildemente com Deus é reconhecer "que dele, por ele e para ele sao todas as coisas" como disse paulo, o apóstolo. E porque andou com Deus foi instrumento precioso usado para a salvaçao de muitos e sua vida fez história. Paulo nao desejava fama, nem teve sua vida por preciosa, simplesmente ele andou com Deus em humildade e contentamento.
Jó também teve consciencia da sua dependencia de Deus e de que nada era seu por mérito ou esforços. Ele disse:"Nu saí do ventre de minha mae e nu voltarei; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor. (Jó 1.21). Diante da dor da perda dos seus filhos, ele nos mostra esse exemplo de humildade, do que é ter consciencia do que é, e do que Deus é.
Na parábola do Fariseu e do publicano, Jesus nos mostra a diferença entre o soberbo e o humilde:
O soberbo se justificava e julgava seu irmao. Se achava "o cara", porque nao roubava; praticava justiça; nao adulterava; jejuava; entregava dízimo. Ele era auto-suficiente e ainda dava graças a Deus por isso.
Enquanto que o humilde, se quer ousava levantar os olhos aos céus em oraçao. Ele tinha consciencia plena dos seus pecados, limitaçoes e DEPENDENCIA. Eu preciso de ti Senhor, "Sê propício a mim pecador" (Lucas 18.13). Jesus nos diz nessa parábola que esse desceu para sua casa justificado. Porque o exaltado será humilhado e o humilhado exaltado.
Em Mateus cap. 18, os discipulos perguntam a Jesus quem é o maior no reino dos céus? e Jesus chamando uma criança disse: Se nao vos converterdes e vos tornardes como menino, de modo algum entrareis no reino dos céus.
E porque Jesus usou o exemplo de uma criança, porque criança nao tem pecado, diz alguns, outros dizem porque criança briga e logo faz as pazes, e há muitas interpretaçoes para essa passagem. Mas a que me convence e entendo é que uma criança é DEPENDENTE.
E é esse o andar que Deus deseja e espera dos seus filhos...Um andar de humildade em dependencia, na prática da justiça e do amor.
Magda Florencio Mota Zamorano/ Madrid 01/02/2010
No hay comentarios:
Publicar un comentario