lunes, 27 de diciembre de 2010

EM 2011 – A ORAÇAO É A CHAVE!



Está alguém entre vós sofrendo? Faça oraçao. Está alguém entre vós alegre? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da Igreja, e estes façam oraçao sobre ele, ungindo-o com óleo, em Nome do Senhor.

E a oraçao da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará, e, se hover cometido pecados, ser-lhe-ao perdoados.

Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a suplica dos justos. (Tiago 5.13-14)

Estamos chegando ao final de mais um ano, que para mim, particularmente foi BOM! 2010 vai embora, e chega 2011. E, com ele, as expectativas do que será; do que virá. Neste ano que termina estive mais perto de Deus, em oraçao. Neste ano orei mais… e ví milagres acontecerem; curas sendo realizadas e obtive respostas de Deus. Algumas instantaneas. Como é bom, estar com Deus em oraçao!

Sabe, nesse corre-corre das nossas vidas, com tantos afazeres e com as preocupaçoes diárias, esquecemos desse recurso precioso chamado ORAÇAO. De como a oraçao produz calma; paz; segurança e confiança. Por isso, neste ano que começa no próximo sabado, quero orar mais, muito mais. E, incentivo você a fazer o mesmo. Em todos os momentos, como diz o texto acima de Tiago. No sofrimento; na alegria; na doença, em todas as situaçoes.

“Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmo sentimentos, e orou, com instância, para que nao chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses nao choveu.

E, orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar os seus frutos.” (Tiago 5. 17-18)

O que entendo desse texto é que:

1-Nao devemos nos sentir impotentes diante de qualquer situaçao. Pois temos o recurso da oraçao.

2- Devemos ser constantes na oraçao, insistentes. Até que Deus responda. Porque ele vai responder de alguma forma. Com um sim; nao, ou espere. Mas, ele nao deixa nenhuma oraçao sincera e constante, sem respostas.

3- Da experiencia de Elias e da minha experiencia pessoal, digo que geralmente Deus responde de forma positiva, atendendo as nossas necessidades e vontades. Quando ele diz: Espere. É porque ainda nao é o tempo. E, quando ele diz Nao. É porque com certeza ele conhece o que é melhor para cada um de nós. Lí um pensamento que dizia:

“Portas que se fecham, sao iguais as que se abrem…

Se abertas ou fechadas por DEUS”.

Todavia, para ouvir o SIM, NAO ou ESPERE, de Deus. É necessario estar em oraçao. Sempre! Em qualquer lugar podemos orar: No nosso quarto; na Igreja junto com outras pessoas; na rua caminhando; lavando a louça; arrumando a casa; conduzindo um automóvel, enfim, fazendo qualquer coisa é possível orar. Uma vez eu estava lavando o banheiro e colocava uma questao em oraçao, enquanto trabalhava. Eu orava em espírito e pedia que Deus intervisse em uma situaçao. No mesmo dia no final da tarde, eu recebí a resposta, positiva de Deus. Tem respostas que sao imediatas outras nao. Mas, nunca fiquei sem resposta.

Por isso, neste ano que se inicia, quero estar com Deus em oraçao e te convido a fazer o mesmo. Pois a oraçao é a chave, que abre todas as portas. Oraçao e açao, é claro! Nao adianta orar para passar num concurso e nao estudar e se preparar para isso…Mas, se trezentos estudaram para uma vaga, e você estudou e orou. A vaga é sua! Isso é só um pequeno exemplo.

E, se todos estudaram e oraram? O critério da aprovaçao será o de Deus, e Deus é Deus justo.

Que neste novo ano, possamos buscar mais a Deus em oraçao e gozar das delicias que é estar em sua santa presença.

Feliz 2010. Com carinho.

Magda Florencio Mota Zamorano. Madrid 27/12/10.

viernes, 17 de diciembre de 2010

LIÇOES DO PRESÉPIO





Este é o meu terceiro natal, aqui na Espanha. E uma das coisas que me chamam à atençao, é a quantidade de presépios que há em todas as partes. Muito mais do que as árvores de natal, o presépio, aqui chamado de "BELEN", é uma decoraçao que nao falta em nenhuma casa da España. Aqui em Madrid existem lugares onde há filas quiilométricas para ver um presépio. Os artistas fazem obras de arte maravilhosas, usando todo tipo de material no seu "belen". Ví um presépio essa semana na TVE (televisao española) todo feito de conchas marinhas e outro de casca de ovos. Em Toledo, (cidade próxima à Madrid), um artista montou um "belen" gigante no quintal da sua casa e desde entao, os visinhos fazem filas para visita-lo, foi um trabalho de quase dois anos para que tudo ficasse pronto. Contagiada entao, por esse bom clima de natal, quero meditar nas liçoes do presépio. Por trás de cada figura há uma história e um ensinamento. Vejamos entao:

DAS PERSONAGENS:

Maria - "Alegra-te muito favorecida! O Senhor é contigo. (Lucas 1.28).

Maria recebe a notícia extraordinária que dará à luz, ao Salvador do mundo. Sua atitude é de inteira disposiçao e alegria. Disse ela: " Aqui está a serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme a tua palavra." (Lucas 2.38). Com ela aprendemos: a entrega, o serviço e a gratidao no coraçao, de ser instrumento nas maos de Deus, tao somente. E devolver a ele toda a glória, como ela fez no seu cântico, conforme Lucas 2:46-56.

José - "José filho de Daví, nao temas, receber Maria tua mulher, porque o que nela foi gerado, é do Espírito Santo" (Mateus 1.20).
Com este personagem, aprendemos sobre integridade, bom caráter, sensibilidade. Quando ele soube que Maria, sua noiva estava grávida e que ele jamais a possuiu por mulher, ele nao teve um ataque machista, idiota e muito menos injusto. Ele pensou em deixa-la secretamente, discretamente, sem alardes. Com ele aprendemos também a liçao da obediencia e fé, pois ele foi avisado em sonhos que deveria receber Maria, e ele assim o fez. (Mateus 1.24)

Menino Jesus - "E ela deu à luz, o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque nao havia lugar para eles na hospedaria. (Lucas 2.7).
Com o menino Deus, apredemos a liçao da humildade e simplicidade. Trocar o ruim pelo bom, é fácil. Mas, trocar " o resplendor da sua glória por um berço de palha... Jesus fez isso, por amor a humanidade. Ele nasceu de forma simples e viveu de forma simples toda a sua vida. Simplicidade foi o ornamento da história.

Os magos - " Onde está o recén-nascido Rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente e viemos para adorá-lo. (Mateus 2.2).
Com esses homens apredemos sobre adoraçao e oferta. " Entrando eles na casa, viram o menino com Maria, sua mae. Prostando-se o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Eles ofereceram o que tinham de mais precioso ao menino Jesus: em primeiro lugar a adoraçao, seguido da oferta de presentes.Coraçao e açao.

DO CENÁRIO:

Estrela guia - "E vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo" (Matteus 2.10).
Com a estrelinha guia, aprendemos que podemos apontar o caminho do menino Jesus aos que necessitam e o procuram. A estrela foi usada por Deus, para conduzir os magos até o lugar onde se encontrava o bebezinho. Que nossas vidas, sejam como essa estrela. Que possamos levar outros a adorar o Cristo de Belém.

Os animais - "Havia naquela mesma regiao, pastores que viviam no campo e guardavam seus rebanhos durante as vigílias da noite" (Lucas 2.8).
Os animais sempre aparecem nas narrativas bíblicas,e também foram usados por Deus na realizaçao da sua obra. Foi montado num jumentinho que Cristo entrou em Jerusalém, onde foi aclamado "Hosana". Os animais aparecem no cenário do nascimento, conduzindo Maria grávida, até a cidade do alistamento. Aqui apredemos o respeito e bom trato que devemos ter pelos animais. "Nao a violencia contra os animais, nao ao maltrato dos bichos. Eles sao obras da criaçao de Deus. NAO AO MAL TRATO.

O Berço de palha - " E o deitou numa manjedoura" (Lucas 2.7)"
Aprendemos que nao existe lugar insignificante para Deus. Muito menos pessoas. Se, um simples berço de palha foi capaz de acolher e abrigar o SENHOR de toda a terra... nao existe lar, casa, morada que nao possa recebe-lo hoje também. O SENHOR deseja entrar e pousar no coraçao, na casa e na vida, dos que se dispuserem a recebe-lo.
Essas sao algumas liçoes que podemos aprender, observando os personagens e o cenário que compoe o nascimeto do menino Deus.

Desejo a todos um feliz Natal, que as comemoraçoes e a lembrança desse acontecimento seja um renovar de esperança e fé.
Forte abraço
Magda Florencio Mota Zamorano / Madrid 17/12/2010.

sábado, 11 de diciembre de 2010

QUE MARCHEM

Disse o SENHOR a Moisés: por que clamas a mim? Dize as filhos de Israel que marchem. (Êxodo 14.15)

430 anos. Esse foi o tempo em que esteve Israel, (o povo de Deus) escravizado na terra do Egito. O povo sofria toda sorte de opressao: trabalhos pesados; larga jornada de trabalho; perseguiçao por causa da sua fertilidade etc…

“Entao os egípcios com tirania, faziam servir os filhos de Israel e lhes fizeram amarga a vida com dura servidao, em barros e em tijolos, e com todo trabalho no campo, e com todo o serviço em que na tirania os serviam. (Êxodo 1.13-14)

Deus porém, nao estava distante, nem indiferente a dor do seu povo. Ele havia estabelecido uma aliança com Abraao, Isac e Jacó e com sua descendência. O SENHOR via e ouvia a dor, o sofrimento e a perseguiçao pela qual o seu povo passava. E, na sua infinita sabedoria e poder montou toda uma estratégia divina, a fim de regatar seus filhos das maos dos tiranos que os oprimia, e ao mesmo tempo revelar sua grandeza, majestade, poder e santidade, desejando estabelecer com o seu povo uma relaçao de intimidade, de confiança e de amizade.

O SENHOR manifestou todo o seu poder e grandeza, para que todos nós pudessémos em todo tempo e estaçoes, confiar e crer que Ele o SENHOR, o grande EU SOU, está no controle absoluto da história. Por isso endureceu o Coraçao de Faraó, para que nao permitisse sair do Egito os filhos de Israel. As pragas enviadas; a resistencia de Faraó; a forma expetacular como o povo de Deus passou pelo meio do mar vermelho a pés enxutos; e a morte dos opressores também no mar vermelho, revela todo o projeto e a atuaçao do Deus que escreve a história.

Deus todavía, deseja agir em parceria com o homem. Diente da dor, do sofrimento, da opressao, das injustitas, da tirania, Ele nos orienta: Que marchem! Marchar significa: seguir a em frente, andar, caminhar, se mover etc. Nao devemos diante das situaçoes que julgarmos equivocadas, nos conformarmos e ficarmos parados, observando o desenrolar dos fatos, sem agir. A ordem é: Que marchem! Faça a sua parte e espere, confie que O Grande EU SOU estará à frente da situaçao, operando com braço forte a nosso favor.

“Moisés, porém respondeu ao povo: Nao temais; aquietai-vos, e vede o livramento do SENHOR, que, hoje, vos fará; O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis. (Êxodo 14.13-14)

Diante das situaçoes inconfortáveis, da opressao e do sofrimento: Que marchem!

Forte abraço,

Magda Florencio Mota Zamorano/ Madrid 10 de dezembro de 2010.