domingo, 2 de mayo de 2010

O QUINTO MANDAMENTO


“Honra teu pai e tua mae, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus te dá. Exodo 20: 12”

Com mao poderosa Deus havia libertado a Israel (seu povo) da escravidao do Egito. Esse mesmo povo recebeu da parte de Deus os cuidados necessarios, para peregrinar no deserto. Recebendo alimento e água, proteçao e direçao. Deus entao, estabelece preceitos, caminhos…para que seu povo pudesse viver de modo sadio e feliz. Os dez mandamentos nos fala sobre essa orientaçao divina, que, colocado em prática nos trará, a paz de uma vida que se deixar conduzir pelo caminho da vontade soberana do Deus eterno. Quero meditar no quinto mandamento.

“ Honra teu pai e tua mae…

É óbvio, que O Deus de Moisés estava orientando o seu povo, como se relacionar, nao somente com Ele, mas como se relacionar em família. Pai e mae devem ser honrados, respeitados, ouvidos, cuidados. Seus conselhos, palpites, intuiçoes, admoestaçoes devem ser considerados por nós filhos como algo precioso. Ninguém neste mundo vai querer tanto o nosso bem e torcer por nosso progresso e felicidade como eles. Ainda que em algumas vezes lhes faltam sabedoria para expressar isso. O cuidado e desejo de proteger, leva em alguns momentos a exageros, por parte deles…mas, creiamos…é a sua forma de expressar amor.

Difilmente um pai ou mae abandona um filho. Percebam que nas visitas aos presidios, todos podem deixar de ir…mas, fácilmente você encontrará um pai ou uma mae alí. Nao existem filhos especiais. Todo filho é especial para um pai e uma mae. E, por eles sao capazes dos maiores sacrifícios. Lembra o caso da mulher Cananéia? Que suplicava a Jesus a libertaçao de sua filha endemoniada? Ela foi capaz de ir até as últimas consequencias para ver sua filha livre dos demônios. Se humilhou, insistiu…o que uma mae nao faz, por um filho (a)? até que Jesus observou: “grande é a tua fé!” e ela e sua filha foram abençoadas. (Mateus 15:21-26)

“Para que se prolonguem teus dias sobre a terra…

Ah, se alguns filhos crecem nessa palabra, nessa promessa…tudo seria muito diferente. Se tivesse ouvido o conselho do pai ou da mae, quando disse: “filho, nao vá por esse caminho…” ou “aquela pessoa nao é boa companhia para você…etc…se honrasse os conselhos, a experiencia dos pais. Hoje poderiam estar vivos. Mas, infelizmente alguns se perderam, nao atentando para o mandamento. Envolvidos em drogas, em más companhias, em delitos, prostituiçoes etc… se perderam, morreram.

“Dias prolongados”…é a promessa, para quem honra pai e mae. Nao importa se em algum momento de suas vidas, eles falharam como pai e mae. Todos nós erramos na vida algum dia. Afinal aquí estamos aprendendo a viver também. Por isso devemos respeitar os limites de cada um, e reconhecer que pai e mae também erram, como nós filhos também. A tarefa de ser mae, eu considero como a mais difícil de minha vida. E tenho pedido muito a Deus, da sua graça e misericórdia para orientar minhas filhas, para construir um relacionamento saudável de respeito e amor, compreensao e carinho. “Honra teu pai e tua mae…para que as coisas te sucedam bem. Observe uma pessoa que nao se relaciona bem com seus pais, ou com algum deles…e veja a história dela. Nao conheço nenhum mal filho, que se dê bem e que seja feliz. Nao conheço. Entao a palavra é verdadeira, e a promessa infalível.

Que Deus nos ajude, a observar seus mandamentos de todo Coraçao.
Feliz dia das maes!

Magda Florencio Mota Zamorano/ Madrid 02 de maio de 2010.

No hay comentarios:

Publicar un comentario