miércoles, 5 de mayo de 2010

ESPERANÇA NO SOFRIMENTO


"Porque há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará, e nao cessarao os seus rebentos.
Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chao morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova". Jó 14:7-9

Por que sofremos?

Há sofrimentos que sao produto de causa e feito; “Quem planta vento colhe tempestade” é um dito popular. Na carta do apóstulo Paulo aos gálatas capítulo 6, versículo 7, diz: “ Nao vos enganeis de Deus nao se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” Sofremos por escolhas que fazemos: querendo acertar, e, erramos. Ou mesmo sabendo que a escolha poderá ser frustrada, arriscamos; Sofremos porque nao ouvimos conselhos….e tem outro provérbio popular que diz: “quem nao ouve conselhos, raras vezes acerta”. E as causas de sofrimentos, sao as mais variadas. Porém, tem sofrimentos sem causa, que nao é produto de má conduta, má escolha, ou caminhos errados. Entao de uma forma ou de outra, ninguém estar isento ao sofrimento. Ele chega para o rico, e para o pobre; Para o sábio e para o insensato; Para quem procura-o, e para quem nao o procurou; Para o homem, e para a mulher; Para o crente e para o descrente. Para todos sem distinçao - quem nessa vida nao o conheceu? O que fazer entao, diante sofrimento, diante da dor? Meditaremos no personagem JÓ.

“Perguntou ainda o SENHOR, a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.
Entao respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus?
Acaso nao o cercaste com sebe, a ele a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas maos abençoaste, e os seus bens se multipliram na terra.
Estende, porém, a mao, e tocá-lhe em tudo quanto tem, e verás se nao blasfema contra ti na tua face.
Disse o SENHOR a Satanás: eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele nao estendas a mao. E Satanás saiu da presenta do SENHOR. Jó 1: 8-12.

Jó era um homem do bem, um homem de Deus. Cuja as qualidades é reconhecida pelo próprio SENHOR. E Satanás, quem é? É aquele que desde o princípio tenta destruir essa amizade e comunhao entre o homem e o Todo-Poderoso. Nesse intento maligno, investi contra a vida de Jó e começa entao sua “via-crucis”. Vale lembrar que: Deus é o SENHOR, o Criador, o Todo-Poderoso e que Satanás atua até onde Ele permite. Deus está no controle absoluto de todas as coisas… tudo que acontece tem sua vontade soberana, ou sua vontade permissível.

Jó entao, que era rico e possuia muitas propriedades (fazenda, gados etc…), e tinha 10 filhos. Num momento vê tudo se perder. Perde os bens e perde a sua maior riquesa: seus filhos. Todos morrem no mesmo dia debaixo de uma catástrofe. Você pode imaginar a dor de Jó? Eu nao posso, porque felizmente nunca passei por essa experiencia de perder um filho…mas, pergunte a quem perdeu…agora imagine perder todos no mesmo dia… Jó estava sofrendo, mas, sabe o que ele diz diante dos acontecimentos, para contrariar as expectativas de Satanás:

“ Nu saí do ventre de minha mae e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o Nome do SENHOR!” (Jó 1:21)

Aquí está para nós a primeira liçao a aprender com esse personagem incrível: Que tudo o que temos, todas as bençaos que recebemos, quer materias, ou sentimentais elas vêem das maos do Deus Eterno, aquí somos seus administradores apenas. No momento em que ele permitir que percamos essas coisas ou pessoas…Ele nao deixará de ser Deus por causa disso. Nao deixará de ser o nosso Deus. Nao importa qual seja o problema, nem o tamanho da dor. Deus é digno de honras, glórias e louvores…sempre! Porque Ele é Deus Soberano e isso basta. Jó nao pecou com os seus lábios e nem blasfemou, como esperava Satanás.

“Perguntou o SENHOR a Satanás: Observas-te o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.
Entao Satanás respondeu ao SENHOR: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará por sua vida. Estende, porém, a mao, toca-lhe nos ossos e na carne e verás se nao blasfema contra ti na tua face.” Disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida. (Jó 2: 3-6).

Entao, saiu Satanás da presenta do SENHOR e feriu a Jö de tumores malignos, desde a planta do pé ao alto da cabeça. Jó sentado em cinza, tomou um caco para com ele raspar-se.
Entao, a sua mulher e disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre. Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e nao receberíamos também o mal? Em tudo isso nao pecou Jó com os seus lábios. (Jó 2:7-10).

Mesmo diante de tanta tragédia, e tanta dor, Jó mantinha a sua fé em Deus. Satanás nao podia tocar na sua vontade, na sua escolha, no seu pensamento. Esse era livre, era sadio. Isso aprendemos também, com essa história: nao há grilhoes que possam prender o pensamento de uma mente sadia, de um Coraçao convertido ao Deus Eterno. Mesmo que nesses momentos difícies, as pessoas que mais amamos nao nos entenda (era o caso da esposa de Jó). Ele além de passar, por todo o processo do sofrimento em todas as áreas de sua vida, ainda tinha que ouvir o desespero de sua mulher e os conselhos “loucos”. E, mesmo assim mantinha serenidade. E, depois é a vez dos amigos…a princípio calados, sem ousar dizer qualquer palabra diante de tamanha dor, mas depois começam os questionamentos: qual pecado cometeu essa criatura para sofrer tanto…? Será que perverteu o direito do órfao, da viúva? Será que nao estendeu as sua mao ao necessitado? E por aí vai…

Pense na situaçao de Jó: perdeu os bens; os filhos; a mulher “sem noçao” aconselha-o a blasfemar; os irmaos e seus parentes longe,distante; e os amigos perguntando o que ele fez de errado para ser castigado. É pouco, ou quer mais…?

Jó começa entao, a querer saber a razao de seu sofrimento, pois ele sabia da sua integridade, do seu amor pelo SENHOR, da vida correta que tinha. E Deus entao responde a Jó, com várias perguntas…falando da sua grandeza, da sua soberania, de cómo ele trata cada obra da sua criaçao, dos trovoes, das chuvas, dos animais marinhos e selvagens etc. E o que eu entendo de tudo isso, é que: Satanás queria dizer a Deus, que nós seres humanos, somos um fracasso da criaçao. Que nossa adoraçao a Deus está condicionada ao bem que dele recebermos, que nós humanos nao valemos NADA. Isso era o que o “acusador” tenta sempre fazer, com alguém por quem o SENHOR sabe que é uma obra prima de suas maos…Ele nos fez segundo sua imagem e semelhança. E o Diabo tenta lhe dizer, que nao valeu a pena. Creio, que essa foi a causa de Deus permitir o sofrimento de Jó. Era provar a Satanás, que ele estava equivocado. Que existem seres humanos sinceros, íntegros e que amam ao SENHOR pelo que Ele é! “Porque toda a terra está cheia da sua glória”…. Onde quer que andemos, podemos facilmente ver sua bondade manisfesta: No sol, na lua, nas estrelas, nas plantas e flores, no mar, no sorriso de uma criança, na experiencia do idoso, no palpitar do nosso coraçao…etc . Deus está presente, bem presente. Ele é real e seu amor é INCOMPARÁVEL.

Jó sabia e todos nós devemos saber também que:

1-“ Eu sei que o meu Redentor vive....(Jó 19:25) Por isso a ultima palabra será a DELE.

2-Os sofrimentos nao sao eternos…Eterno, só o DEUS ETERNO. “ Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembranças como de águas que passaram.” (Jó 11:16) tudo passa, e nossas dores e sofrimentos também. Eles terao fim.

3- Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. (Jó 42:1) Ele pode todas as coisas…se quiser mudar essa situaçao agora, já…Ele pode. Pode acabar com nossos sofrimentos, nossas dores, fazer cessar nossas lágrimas…só Ele “tudo pode”

4- Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. (Jó 42:5) De tudo o que devemos aprender com o sofrimento, isso é o mais importante: É que ele nos aproxima de Deus!, Nos aclara a visao acerca do Criador, passamos a ter intimidade com Ele, nos achegamos mais, nos tornamos mais humildes, mais conscientes do que realmente somos, e nossos olhos conseguem enxergar quem Ele realmente é: MARAVILHOSO! MISERICORDIOSO!

“ Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava mais pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuia.” (Jó 42:10)

Uma coisa é certa: depois dessa experiencia, Jó nunca mais foi o mesmo…. Teve seus bens e sua saúde restaurada, sua família se reaproximou… teve mais 10 filhos e uma velhice abençoada. Porém a sua experiencia com Deus, essa foi a coisa mais importante nesse processo todo. “ Porque há esperança para a árbore, pois mesmo cortada, ainda se renovará e nao cessarao os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chao morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como planta nova”

Nao importa a origem do nosso sofrimento, se tem causa ou nao. O que importa é confiar no Deus Eterno, no Todo-Poderoso e esperar pelo cheiro das suas águas sobre nossas vidas, restaurando a árvore cortada, sofrida, doída…pois há esperança!
Um abraço,

Magda Florencio Mota Zamorano/ Madrid 05/05/10

No hay comentarios:

Publicar un comentario