sábado, 29 de mayo de 2010

CASA NA ROCHA


“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;
E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que nao caiu porque fora edificada sobre a rocha.
E todo aquele que ouve estas minhas palavras e nao as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;
E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” Mateus 7: 24-27

Com estas palavras acima, Jesus o Mestre encerrou o sermao do monte. Depois de discorrer vários temas (ensinamentos) do modo como seus seguidores devem viver. Conclui Ele que: Os ensinamentos por Ele ministrados, se observados, praticados…produzirao força tal, qual uma casa edificada sobre a rocha. Tudo o que por Ele fora dito, se tornarao uma fortaleza na vida de alguém se ouvido e praticado. Nao haverá tormenta ou vendaval que possam destruir a vida de um homem ou de uma mulher que construiu a sua vida sobre a Rocha Eterna, que é Jesus. Ele é a Pedra principal e todo o que nele crê nao será confundido. Ouvindo e praticando a palavra de Deus, é que faremos diferença na nossa casa, no trabalho, com os visinhos, aonde quer que andarmos. A palavra vivida por nós produzirá VIDA!

E vindo os fortes ventos dos problemas, das lutas, das dores…é a palavra de Deus em nós…que nos manterá, firmes, inabaláveis, em pé. É a palavra de Jesus pronunciada há mais de 2000 anos atrás, que continua transformando, salvando, curando, animando, restaurando aquele que a recebe com alegria no Coraçao e a pratica com devoçao.


“As multidoes estavam maravilhadas da sua doutrina…” Mateus 7: 28b.

Todos estavam impactados pela sabedoria e forma como o Mestre abordava os assuntos. Mas, apenas admirar, achar bonito e nao praticar…a casa cai! e será grande a sua ruína. Com certeza para os que ouvem a palavra, a conhecem e nao praticam …haverá maior juízo, do que para aqueles que nunca ouviram falar. Quanto mais conhecermos a palavra de Deus, maior será nosso dever e responsabilidade em pratica-la.
Pois a palavra é fiel e verdadeira…Ouvir e nao praticar…é ser insensato. É alicerçar seu futuro, suas expectativas sobre a areia, sem a prática da palavra, logo, logo desabará. Nao suportará as tormentas e fortes ventos que a vida coloca no caminho.

Por que há idólatras, pedófilos, ladroes e outros males no meio de religiosos? Porque muitos ouvem e conhecem a palavra, porém nao a praticam. Há muitos anos atrás trabelhei em uma Empresa no Recife – bairro de Sao José. Tinha um Senhor colega de trabalho, pessoa influente dentro da empresa, que era muito religioso. Todos os dias ia as missas (as Igrejas católicas no centro do Recife, abrem todos os dias e quase o dia todo). E este Senhor nao se dava bem com uma senhora que era chefe de um setor da empresa. Um dia eu conversando com ele, fiquei chocadíssima quando ele me falou que: “ se em algum momento conduzindo seu veículo pela rua…essa senhora aparecesse a sua frente…ele passaria com seu carro por cima dela, porque a odiava”. Eu concluí entao que, aquele homem era apenas um religioso, ouvinte nao praticante da palavra, um esquenta banco de Igrejas e nada mais. Um insensato, um incoerente. E, infelizmente como ele há muitos…em que a palavra entra por um ouvido e sai pelo outro, sem penetrar alma e Coraçao; sem produzir mudanças, nem frutos. Vida edificada na areia. Será arruinada, destruída.

Que Deus nos ajude com sua graça infinita, a sermos ouvintes-praticantes da sua palavra hoje e sempre. Amém!

Magda Florencio Mota Zamorano/ Madrid 21 de mayo de 2010.
Aline Barros -
Tua PalavraTua palavra é...
Luz para o meu caminho,
Tua palavra,
Lâmpada para os meus pés,
E o Teu amor...
É como a doce água,
Que vem a mim...
Como em meio à um deserto,
Como orvalho,
Que desce em plena terra seca!!!
E dela faz surgir,
Verdes pastos,
Quero fazer valer...
Tua palavra em mim...
Pra que o doente tenha onde se curar...
Quero fazer valer...
Tua palavra em mim...
Pra que o mundo saiba que!!!
Tu és Senhor,
Tu és Senhor,
Jesus.....
Tu és Senhor,
Pois em meio, a
Tua palavra.
Se fizeram os céus,
E o brilho do sol!!
Se fez reinar em meio às trevas

sábado, 15 de mayo de 2010

FESTA DA COMUNHAO


“E, perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhao, no partir do pao e nas oraçoes.
Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.
Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
Vendiam suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, a medida que alguém tinha necessidade.
Diariamente perseveravam unánimes no templo, partiam pao de casa em casa e tomavam as suas refeiçoes com alegria e singeleza de Coraçao.
Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrecentaba-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”
Atos 2: 42-47

Após aquele dia maravilhoso de pentecostes, onde o Espírito Santo foi derramado sobre todos os que alí estavam reunidos. Seguido do discurso poderoso do apóstolo Pedro, cerca de três mil pessoas foram convertidas e batizadas. Esses eram os cristaos primitivos. A sua conduta um exemplo para nós. Ora, o grupo era formado por um número grande de pessoas, mas, todos tinham o mesmo desejo: a comunhao. Estar juntos, dividir, ajudar, partilhar, orar, cantar etc…aquelas reunioes foram marcadas por muita cumplicidade e alegria. Nao havia entre eles fofoca, intrigas, pelejas, egoísmo, avareza, isolamento, tristesa e coisas semelhantes. O ambiente era muito agradável. Eles nao precisavam de uma estratégia mirabolante de evangelizaçao, para atrair outras pessoas a Cristo. Pois, a maneira como viviam, falava por si só, que Jesus estava entre eles. Por isso “caiam na graça, na simpatia do povo…”

Quem nao deseja se achegar e fazer parte de um grupo, de uma Igreja assim? Se quisermos ganhar pessoas para Cristo, atrair nossa família e nossos amigos para o convívio cristao, teremos que nos comportar como os irmaos da Igreja primitiva. É necessario que o mundo, as pessoas vejam em nós, a conduta de uma vida transformada pelo poder do Espírito Santo de Deus. E isso vai muito além das palavras…consiste na gentileza do trato, nao só com os do nosso grupo, mas de forma geral; Temor de Deus; cuidado com os necessitados; amizade; alegria. Essa forma de viver é a maneira pela qual conseguiremos atrair outras pessoas aos pés de Cristo.

É na uniao, que “o Senhor ordena a bençao e a vida para sempre” (Sl.133)
Estou me congregando (aquí em Madrid), na Iglesia Bautista de Villaverde-Bajo. Recentemente uma de minhas irmas de sangue aí no Brasil – Márcia, esteve muito doente, com sério problema no Coraçao. Recebí o apoio, as oraçoes e o carinho dos irmaos que intercederam constantemente por minha irma. Oraram e choraram comigo. No dia em que ela foi submetida a uma cirurgia delicada, estávamos todos em oraçao, unidos num só pensamento. E Deus nos ouviu, restaurando a saúde de Márcia, que hoje se encontra muito bem. À Deus seja a glória! Como foi importante para mim, a solidariedade dos meus irmaos da Igreja. Sentir, essa comunhao e esse amor. É num ambiente assim…que Deus se manifesta, sua glória é percebida e milagres acontecem. Quando todos formam um só Coraçao, semelhante a Igreja primitiva. Quando o problema e a dor de um…passa a ser problema e dor de todos; quando a alegria e o êxito de um, passa a ser alegria e vitória de todos. Ë assim que deve ser, sempre. E a igreja fará diferença no mundo! Que Deus nos ajude à cumprir a missao para a qual fomos chamados. Amém!

Armando Filho - Avivamento Total
Quando houver maior perseverança/Na doutrina que Jesus deixou
Quando houver sincera comunhão/ E entre nós houver maior amor
Quando houver temor em cada alma/ Alem dos sinais que vão surgir
A nossa igreja terá sido avivada/ E o mundo inteiro eu sei vai reagir
Oh ! Desperta Senhor/Esta igreja que compraste para ti/ Com teu puro e santo amor
Realiza a obra a começar em mim/ Começar em mim, começar em mim
Começar em mim/ começar em mim
Quando houver maior desprendimento/ E em nós houver mais compaixão
E no momento que preciso for/ Repartir os nossos bens com nosso irmão
Quando houver imensa alegria/ (Aleluia) E servir a Deus de todo coração
A nossa igreja terá sido avivada/ Será exemplo pra esta grande geração
Oh ! Desperta Senhor/ Esta igreja que compraste para ti/ Com teu puro e santo amor
Realiza a obra a começar em mim/ Começar em mim/ começar em mim
Começar em mim/ começar em mim

martes, 11 de mayo de 2010

O CAMINHO DO AMOR

“Entretanto procurai, com zelo, os melhores dons.
E eu passo a mostravos ainda um caminho sobremodo excelente” I Coríntios 12:31.

A Igreja de Corintios, era uma Igreja complicada. Problemas, sobravam alí. Contendas, divisoes, partidarismo, carnalidade, ciúmes, imoralidade, impureza etc…a coisa era tao séria ao ponto de ter, um membro da Igreja com um “caso” amoroso com a sua madrasta. Quando o apostulo Paulo soube, ficou escandalizado. Irmaos iam a justiça contra outro irmao, em vez de tentarem resolver as quesotes entre si. e até no momento da Ceia do Senhor… pasmem: tinham irmaos que se embriagavam. Paulo considerava-os como meninos na fé, sem crescimento espiritual.

O apóstulo entao, escreve a sua primeira carta aos Coríntios, falando dos problemas existentes alí e aconselhando-os como se portarem uns com os outros. Vários temas sao abordados. No capítulo 12 da carta o apóstulo fala acerca dos dons espirituais.
“ Ora, os dons sao diversos, mas o Espírito é o mesmo.
E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade nas realizaçoes, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.” I Cor.12:4-6.

E Paulo fala da variedade dos dons, que o mesmo Espírito opera na Igreja, visando o aperfeçoamento do Corpo; Que todos os dons sao necessarios e igualmente importantes; Que, como um Corpo necessita de cada órgao para funcionar bem, assim, a Igreja, como Corpo de Cristo, deve estar unida, desenvolvendo cada um, o dom, ou os dons que recebeu do Espírito etc…

No capítulo 13, o apóstulo escreve um dos textos mais bonitos das escrituras sagradas. Um texto poético, inspirador, verdadeiro. Muitas cançoes foram escritas a partir desse texto. Paulo fala de modo claro, aquilo que a Igreja de Coríntios precisava se inteirar. Mas, nao apenas ela, cristaos do mundo inteiro devem aprender acerca do “caminho sobremodo excelete”

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se nao tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se nao tiver amor, nada serei.
E, ainda que distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu Corpo para ser queimado; se nao tiver amor, nada disso me aproveitará.” I Cor. 13:1-3.

O apóstulo Paulo, após explicar e mostrar toda a diversidade dos dons e a importancia de cada um deles para a realizaçao da obra do Senhor e crescimento da Igreja, certamente pensou que esses dons distribuídos numa Igreja como a de Coríntios, causasse em vez de bençao, uma disputa por espiritualidade, Vaidade. E o texto entao nos diz que: mais importante do que falar em línguas; profetizar; ter fe capaz de causar grandes manifestaçoes; distribuir bens; entregar o Corpo para ser queimado. É amar ¡

Que valor teria uma Igreja, ou uma pessoa que tivesse a capacidade de realizar manifestaçoes através dos dons espirituais, seja: curar os enfermos; profetizar; operar milagres, e ao mesmo tempo Fosse a justiça contra outro irmao? ou se envolvesse em um relacionamento amoroso ilícito? Ou vivesse em contendas, em ciúmes etc… E o apóstulo vai mostrando na sua carta, que o amor, é a coisa mais importante, porque tudo um dia terá fim, tudo passará, mas o amor permanecerá.

No evangelho segundo Sao Joao capítulo 3, versículo 16 diz: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho Unigènito, para que todo aquele que nele crê nao pereça, mas tenha a vida eterna.
Foi por amor que Deus enviou JESUS. E esse amor o apóstulo Joao nao encontrou forma para descreve-lo. Ele disse de “tal”, de maneira indescretível, inenarravel. Foi por amor. O amor é o que dá sentido as coisas, as pessoas, é o que faz a diferença. O amor torna os pequenos gestos… grandiosos. Foi isso que Jesus observou na oferta da viúva pobre. Ela deu apenas duas moedas, mas era tudo o que possuia, e por amor ofertou. Nao foi o valor das moedas grande, grandioso foi o gesto, o amor. E o Senhor vê a intençao, do Coraçao.

“O amor é paciente, é benigno; o amor nao arde em ciúmes, nao se ufana, nao se ensoberbece.
Nao se conduz inconvenientemente, nao procura os seus interesses, nao se exaspera,nao se resente do mal;
Nao se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade: tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” I Cor. 13: 4-7

O Cristao será reconhecido pelo amor. Sem amor nada tem valor. Ir a Igreja, cantar no coro, ofertar, entregar o dízimo, visitar presídios e hospitais, tocar na banda ou no louvor, particicpar de congressos e seminários, ajudar missionários, entregar contribuiçoes para ajuda social etc…todas essas coisas sao importantes, se movidas pelo amor e somente pelo amor. O amor é o que deve nos direcionar para fazer todas essas coisas e tudo o mais. O amor é o caminho para quem deseja andar com Deus e com o irmao. “Quem ama cumpre a lei”. O amor é o novo mandamento deixado por Jesus:

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis un saos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” Joao 13: 14

O amor é um dom e é um fruto do Espírito. Devemos busca-lo, pratica´lo, manifesta-lo. O amor é o “caminho sobremodo excelente”. Que Deus nos ajude a trilha-lo sempre. Que haja no Coraçao da sua Igreja o desejo ardente de amar. Amar quem nos ofende, quem nos magoa, quem nos faz sofrer; amar quem nos despreza, quem fala mal de nós, quem nos julga; amar a quem nos trata com indifereça, com críticas etc…Que Deus nos ajude a seguir por esse caminho…amém!

Cantor Cristão – Amor

Qual o adorno desta vida? É o amor.
Alegria é concedida pelo amor.
É benigno, é paciente, Não se torna maldizente (bis) Este meigo amor.
Com suspeitas não se alcança doce amor. Onde houver desconfiança, ai do amor.
Pois mostremos tolerância; Muitas vezes a arrogância (bis) Murcha e mata o amor.
Inda quando for custoso, nutre amor, Ao irado e mui furioso mostra amor.
Não te dês por insultado, Mas responde com agrado, (bis) Vence pelo amor.
Não te irrites, mas tolera, com amor. Tudo sofre, tudo espera pelo amor.
Desavenças e rancores Não convém a pecadores (bis) salvos pelo amor.
Pois, irmão, ao teu vizinho mostra amor. O valor não é mesquinho deste amor,
O supremo Deus nos ama,Cristo para os céus nos chama, (bis) Onde reina o amor.

sábado, 8 de mayo de 2010

CARTA À UMA PRINCESA


Parece que foi ontem…eu desejava tanto ouvir essa notícia, queria muito que o resultado desse positivo. Entao veio: gravidez!
Eu estava eufórica, iria ter um bêbe. Que alegria, a bençao da maternidade chegara para mim. Como será esse pequeño ser ao nascer…
Qual será seu sexo, a cor dos seus cabelos, dos olhos, da pele?
Eu nem conhecia ainda, mas já amava o suficiente para lhe querer muito.
Foi uma gravidez muito tranquila. Toda semana eu ia tomar banho de mar na praia de Boa Viagem. Dormia muito, me alimentava bem, lia bastante a revista “pais e filhos”, preparava o enxoval com emoçao, e aguardava o tempo da chegada desse bêbe tao esperado. Lembro-me que a primeira peça do enxoval, foi um jogo de lençol do moranguinho e eu ainda nem estava grávida, quando comprei. O tempo da gravidez se completou e chegou o dia especial. Estava assistindo ao culto do dia das maes, era um domingo. Quando comecei a sentir as dores, contraçoes…que começaram aos poucos e foram ficando cada vez mais fortes. Quando cheguei em casa depois do culto, havia um pequeño sinal de sangue, entao fui levada a maternidade do hospital Agamenom Magalhaes no bairro de Casa Amarela.

Era madrugada do dia 09 de maio de 1988, e as dores eram intensas… e eu estava ali, esperando, vivendo dores e expectativas dessa chegada. Foram 12 horas de contraçoes, de dores de parto, de tensao e expectativas. Às 11:ooh da manha entrei na sala de parto, e as 12:09h ela nasceu.
Linda, cabelos pretos (bem peluda), pela clarinha. Pesou 3.410 kg e media 52cm. Fiquei sabendo o sexo ali, na hora do parto. É uma menina! Disse a médica. E eu já tinha um Nome em mente: NATALI.
Saiu da maternidade vestida em uma roupinha amarela. Estava lindísima, maravilhosa.

Lembro-me cada detalhe da sua infância: as primeiras palavras, quando engatinhou, quando deu os primeiros passos, o primeiro dia de aula, cada travessura. Ah…” os filhos sao herança do Senhor” verdadeiramente!
Quantas coisas aconteceram de lá para cá heim?
A menina cresceu, se tornou uma adolescente e agora uma linda mulher.
Estudou e ainda estuda (hoje completando a faculdade de Letras). Sempre teve talento musical. Lembro-me da primeira vez em que cantou na Igreja…e depois de tantas outras que a ouvi cantar e encantar…

Aos 22 anos , muita coisa mudou…só nao mudou o meu amor por voçê! Porque esse amor é algo abaixo, só do amor de Deus! Só Ele te ama mais do que eu, filha. Você é minha princesa, minha pérola rara, meu primeiro “ovo” meu desejo realizado, um pedaço de mim e muito de mim ao mesmo tempo. Amo ver voçê sorrindo…você cantando, tocando, escrevendo, ensinando… nada me faz mais feliz…do que ver voçê feliz! Sei que muitas conquistas ainda estao por vir na sua vida. E eu abençoo você NATALI, com toda sorte de bençaos em Cristo Jesus! Que desça sempre sobre sua vida: saúde (física, mental, espiritual); paz no Coraçao; alegria que contagia; sabedoria para si e para repartir; amor demostrado em obras; prosperidade para realizar seus projetos e sonhos. Que DEUS continue te abençoando filha… e te faça muito feliz!
TE AMO MUIIIIIIIIIIIIITO
Feliz aniversário, parabéns!!!

Com amor,
Tua mae!

Caetano Veloso - Você é linda
FONTE DE MEL NOS OLHOS DE GUEIXA KABUKI, MÁSCARA CHOQUE ENTRE O AZUL E O CACHO DE ACÁCIAS LUZ DAS ACÁCIAS VOCÊ É MÃE DO SOL A SUA COISA É TODA TÃO CERTA BELEZA ESPERTA VOCÊ ME DEIXA A RUA DESERTA QUANDO ATRAVESSA E NÃO OLHA PRA TRÁS... LINDA! E SABE VIVER VOCÊ ME FAZ FELIZ E STA CANÇÃO É SÓ PRA DIZER E DIZ... VOCÊ É LINDA MAIS QUE DEMAIS VOCÉ É LINDA SIM ONDA DO MAR DO AMOR QUE BATEU EM MIM VOCÊ É FORTE DENTES E MÚSCULOS PEITOS E LÁBIOS VOCÊ É FORTE LETRAS E MÚSICAS TODAS AS MÚSICAS QUE AINDA HEI DE OUVIR NO ABAETÉ AREIAS E ESTRELAS NÃO SÃO MAIS BELAS DO QUE VOCÊ MULHER DAS ESTRELAS MINA DE ESTRELAS DIGA O QUE VOCÊ QUER? VOCÊ É LINDA! E SABE VIVER VOCÊ ME FAZ FELIZ ESTA CANÇÃO É SÓ PRA DIZER E DIZ VOCÊ É LINDA MAIS QUE DEMAIS VOCÉ É LINDA SIM ONDA DO MAR DO AMOR QUE BATEU EM MIM GOSTO DE VER VOCÊ NO SEU RITMO DONA DO CARNAVAL GOSTO DE TER SENTIR SEU ESTILO IR NO SEU ÍNTIMO NUNCA ME FAÇA MAL LINDA MAIS QUE DEMAIS VOCÉ É LINDA SIM ONDA DO MAR DO AMOR QUE BATEU EM MIM VOCÊ É LINDA E SABE VIVER VOCÊ ME FAZ FELIZ ESTA CANÇÃO É SÓ PRA DIZER E DIZ!

miércoles, 5 de mayo de 2010

ESPERANÇA NO SOFRIMENTO


"Porque há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará, e nao cessarao os seus rebentos.
Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chao morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova". Jó 14:7-9

Por que sofremos?

Há sofrimentos que sao produto de causa e feito; “Quem planta vento colhe tempestade” é um dito popular. Na carta do apóstulo Paulo aos gálatas capítulo 6, versículo 7, diz: “ Nao vos enganeis de Deus nao se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” Sofremos por escolhas que fazemos: querendo acertar, e, erramos. Ou mesmo sabendo que a escolha poderá ser frustrada, arriscamos; Sofremos porque nao ouvimos conselhos….e tem outro provérbio popular que diz: “quem nao ouve conselhos, raras vezes acerta”. E as causas de sofrimentos, sao as mais variadas. Porém, tem sofrimentos sem causa, que nao é produto de má conduta, má escolha, ou caminhos errados. Entao de uma forma ou de outra, ninguém estar isento ao sofrimento. Ele chega para o rico, e para o pobre; Para o sábio e para o insensato; Para quem procura-o, e para quem nao o procurou; Para o homem, e para a mulher; Para o crente e para o descrente. Para todos sem distinçao - quem nessa vida nao o conheceu? O que fazer entao, diante sofrimento, diante da dor? Meditaremos no personagem JÓ.

“Perguntou ainda o SENHOR, a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.
Entao respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus?
Acaso nao o cercaste com sebe, a ele a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas maos abençoaste, e os seus bens se multipliram na terra.
Estende, porém, a mao, e tocá-lhe em tudo quanto tem, e verás se nao blasfema contra ti na tua face.
Disse o SENHOR a Satanás: eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele nao estendas a mao. E Satanás saiu da presenta do SENHOR. Jó 1: 8-12.

Jó era um homem do bem, um homem de Deus. Cuja as qualidades é reconhecida pelo próprio SENHOR. E Satanás, quem é? É aquele que desde o princípio tenta destruir essa amizade e comunhao entre o homem e o Todo-Poderoso. Nesse intento maligno, investi contra a vida de Jó e começa entao sua “via-crucis”. Vale lembrar que: Deus é o SENHOR, o Criador, o Todo-Poderoso e que Satanás atua até onde Ele permite. Deus está no controle absoluto de todas as coisas… tudo que acontece tem sua vontade soberana, ou sua vontade permissível.

Jó entao, que era rico e possuia muitas propriedades (fazenda, gados etc…), e tinha 10 filhos. Num momento vê tudo se perder. Perde os bens e perde a sua maior riquesa: seus filhos. Todos morrem no mesmo dia debaixo de uma catástrofe. Você pode imaginar a dor de Jó? Eu nao posso, porque felizmente nunca passei por essa experiencia de perder um filho…mas, pergunte a quem perdeu…agora imagine perder todos no mesmo dia… Jó estava sofrendo, mas, sabe o que ele diz diante dos acontecimentos, para contrariar as expectativas de Satanás:

“ Nu saí do ventre de minha mae e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o Nome do SENHOR!” (Jó 1:21)

Aquí está para nós a primeira liçao a aprender com esse personagem incrível: Que tudo o que temos, todas as bençaos que recebemos, quer materias, ou sentimentais elas vêem das maos do Deus Eterno, aquí somos seus administradores apenas. No momento em que ele permitir que percamos essas coisas ou pessoas…Ele nao deixará de ser Deus por causa disso. Nao deixará de ser o nosso Deus. Nao importa qual seja o problema, nem o tamanho da dor. Deus é digno de honras, glórias e louvores…sempre! Porque Ele é Deus Soberano e isso basta. Jó nao pecou com os seus lábios e nem blasfemou, como esperava Satanás.

“Perguntou o SENHOR a Satanás: Observas-te o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.
Entao Satanás respondeu ao SENHOR: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará por sua vida. Estende, porém, a mao, toca-lhe nos ossos e na carne e verás se nao blasfema contra ti na tua face.” Disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida. (Jó 2: 3-6).

Entao, saiu Satanás da presenta do SENHOR e feriu a Jö de tumores malignos, desde a planta do pé ao alto da cabeça. Jó sentado em cinza, tomou um caco para com ele raspar-se.
Entao, a sua mulher e disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre. Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e nao receberíamos também o mal? Em tudo isso nao pecou Jó com os seus lábios. (Jó 2:7-10).

Mesmo diante de tanta tragédia, e tanta dor, Jó mantinha a sua fé em Deus. Satanás nao podia tocar na sua vontade, na sua escolha, no seu pensamento. Esse era livre, era sadio. Isso aprendemos também, com essa história: nao há grilhoes que possam prender o pensamento de uma mente sadia, de um Coraçao convertido ao Deus Eterno. Mesmo que nesses momentos difícies, as pessoas que mais amamos nao nos entenda (era o caso da esposa de Jó). Ele além de passar, por todo o processo do sofrimento em todas as áreas de sua vida, ainda tinha que ouvir o desespero de sua mulher e os conselhos “loucos”. E, mesmo assim mantinha serenidade. E, depois é a vez dos amigos…a princípio calados, sem ousar dizer qualquer palabra diante de tamanha dor, mas depois começam os questionamentos: qual pecado cometeu essa criatura para sofrer tanto…? Será que perverteu o direito do órfao, da viúva? Será que nao estendeu as sua mao ao necessitado? E por aí vai…

Pense na situaçao de Jó: perdeu os bens; os filhos; a mulher “sem noçao” aconselha-o a blasfemar; os irmaos e seus parentes longe,distante; e os amigos perguntando o que ele fez de errado para ser castigado. É pouco, ou quer mais…?

Jó começa entao, a querer saber a razao de seu sofrimento, pois ele sabia da sua integridade, do seu amor pelo SENHOR, da vida correta que tinha. E Deus entao responde a Jó, com várias perguntas…falando da sua grandeza, da sua soberania, de cómo ele trata cada obra da sua criaçao, dos trovoes, das chuvas, dos animais marinhos e selvagens etc. E o que eu entendo de tudo isso, é que: Satanás queria dizer a Deus, que nós seres humanos, somos um fracasso da criaçao. Que nossa adoraçao a Deus está condicionada ao bem que dele recebermos, que nós humanos nao valemos NADA. Isso era o que o “acusador” tenta sempre fazer, com alguém por quem o SENHOR sabe que é uma obra prima de suas maos…Ele nos fez segundo sua imagem e semelhança. E o Diabo tenta lhe dizer, que nao valeu a pena. Creio, que essa foi a causa de Deus permitir o sofrimento de Jó. Era provar a Satanás, que ele estava equivocado. Que existem seres humanos sinceros, íntegros e que amam ao SENHOR pelo que Ele é! “Porque toda a terra está cheia da sua glória”…. Onde quer que andemos, podemos facilmente ver sua bondade manisfesta: No sol, na lua, nas estrelas, nas plantas e flores, no mar, no sorriso de uma criança, na experiencia do idoso, no palpitar do nosso coraçao…etc . Deus está presente, bem presente. Ele é real e seu amor é INCOMPARÁVEL.

Jó sabia e todos nós devemos saber também que:

1-“ Eu sei que o meu Redentor vive....(Jó 19:25) Por isso a ultima palabra será a DELE.

2-Os sofrimentos nao sao eternos…Eterno, só o DEUS ETERNO. “ Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembranças como de águas que passaram.” (Jó 11:16) tudo passa, e nossas dores e sofrimentos também. Eles terao fim.

3- Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. (Jó 42:1) Ele pode todas as coisas…se quiser mudar essa situaçao agora, já…Ele pode. Pode acabar com nossos sofrimentos, nossas dores, fazer cessar nossas lágrimas…só Ele “tudo pode”

4- Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. (Jó 42:5) De tudo o que devemos aprender com o sofrimento, isso é o mais importante: É que ele nos aproxima de Deus!, Nos aclara a visao acerca do Criador, passamos a ter intimidade com Ele, nos achegamos mais, nos tornamos mais humildes, mais conscientes do que realmente somos, e nossos olhos conseguem enxergar quem Ele realmente é: MARAVILHOSO! MISERICORDIOSO!

“ Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava mais pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuia.” (Jó 42:10)

Uma coisa é certa: depois dessa experiencia, Jó nunca mais foi o mesmo…. Teve seus bens e sua saúde restaurada, sua família se reaproximou… teve mais 10 filhos e uma velhice abençoada. Porém a sua experiencia com Deus, essa foi a coisa mais importante nesse processo todo. “ Porque há esperança para a árbore, pois mesmo cortada, ainda se renovará e nao cessarao os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chao morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como planta nova”

Nao importa a origem do nosso sofrimento, se tem causa ou nao. O que importa é confiar no Deus Eterno, no Todo-Poderoso e esperar pelo cheiro das suas águas sobre nossas vidas, restaurando a árvore cortada, sofrida, doída…pois há esperança!
Um abraço,

Magda Florencio Mota Zamorano/ Madrid 05/05/10

domingo, 2 de mayo de 2010

O QUINTO MANDAMENTO


“Honra teu pai e tua mae, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus te dá. Exodo 20: 12”

Com mao poderosa Deus havia libertado a Israel (seu povo) da escravidao do Egito. Esse mesmo povo recebeu da parte de Deus os cuidados necessarios, para peregrinar no deserto. Recebendo alimento e água, proteçao e direçao. Deus entao, estabelece preceitos, caminhos…para que seu povo pudesse viver de modo sadio e feliz. Os dez mandamentos nos fala sobre essa orientaçao divina, que, colocado em prática nos trará, a paz de uma vida que se deixar conduzir pelo caminho da vontade soberana do Deus eterno. Quero meditar no quinto mandamento.

“ Honra teu pai e tua mae…

É óbvio, que O Deus de Moisés estava orientando o seu povo, como se relacionar, nao somente com Ele, mas como se relacionar em família. Pai e mae devem ser honrados, respeitados, ouvidos, cuidados. Seus conselhos, palpites, intuiçoes, admoestaçoes devem ser considerados por nós filhos como algo precioso. Ninguém neste mundo vai querer tanto o nosso bem e torcer por nosso progresso e felicidade como eles. Ainda que em algumas vezes lhes faltam sabedoria para expressar isso. O cuidado e desejo de proteger, leva em alguns momentos a exageros, por parte deles…mas, creiamos…é a sua forma de expressar amor.

Difilmente um pai ou mae abandona um filho. Percebam que nas visitas aos presidios, todos podem deixar de ir…mas, fácilmente você encontrará um pai ou uma mae alí. Nao existem filhos especiais. Todo filho é especial para um pai e uma mae. E, por eles sao capazes dos maiores sacrifícios. Lembra o caso da mulher Cananéia? Que suplicava a Jesus a libertaçao de sua filha endemoniada? Ela foi capaz de ir até as últimas consequencias para ver sua filha livre dos demônios. Se humilhou, insistiu…o que uma mae nao faz, por um filho (a)? até que Jesus observou: “grande é a tua fé!” e ela e sua filha foram abençoadas. (Mateus 15:21-26)

“Para que se prolonguem teus dias sobre a terra…

Ah, se alguns filhos crecem nessa palabra, nessa promessa…tudo seria muito diferente. Se tivesse ouvido o conselho do pai ou da mae, quando disse: “filho, nao vá por esse caminho…” ou “aquela pessoa nao é boa companhia para você…etc…se honrasse os conselhos, a experiencia dos pais. Hoje poderiam estar vivos. Mas, infelizmente alguns se perderam, nao atentando para o mandamento. Envolvidos em drogas, em más companhias, em delitos, prostituiçoes etc… se perderam, morreram.

“Dias prolongados”…é a promessa, para quem honra pai e mae. Nao importa se em algum momento de suas vidas, eles falharam como pai e mae. Todos nós erramos na vida algum dia. Afinal aquí estamos aprendendo a viver também. Por isso devemos respeitar os limites de cada um, e reconhecer que pai e mae também erram, como nós filhos também. A tarefa de ser mae, eu considero como a mais difícil de minha vida. E tenho pedido muito a Deus, da sua graça e misericórdia para orientar minhas filhas, para construir um relacionamento saudável de respeito e amor, compreensao e carinho. “Honra teu pai e tua mae…para que as coisas te sucedam bem. Observe uma pessoa que nao se relaciona bem com seus pais, ou com algum deles…e veja a história dela. Nao conheço nenhum mal filho, que se dê bem e que seja feliz. Nao conheço. Entao a palavra é verdadeira, e a promessa infalível.

Que Deus nos ajude, a observar seus mandamentos de todo Coraçao.
Feliz dia das maes!

Magda Florencio Mota Zamorano/ Madrid 02 de maio de 2010.