miércoles, 29 de febrero de 2012

O RETORNO


O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. (Provérbios 16.1)


Quando cheguei aqui em Madri, meus planos era me estabelecer nesta cidade que, na primeira visita que fiz em 2008 me encantou.

Fiz uma mudança radical de vida, deixei: família, trabalho, igreja, coro, grupo de louvor e amigos. Todas essas coisas eram importantes para mim, mas tinha certeza que deveria vir e foi o que fiz. Pensava que Recife seria na minha vida a partir de então uma cidade da qual eu seria visitante apenas. Estava equiivocada! Os planos de DEUS eram outros...
Em Madri vivi experiências incríveis em todas as áreas: nova cidade, novos trabalhos, nova igreja, novo coral e novos amigos. Aqui também tive mais tempo para meditação/reflexão e para me conhecer melhor através dos fatos que iam sucedendo na minha vida. Com o ativismo exagerado que vivia no Recife e sem tempo para nada...
Aqui em Madri Deus me tirou alguns trabalhos e fechou portas, não tenho dúvidas disso, eu precisava parar! Foi aqui também que nasceu esse BLOG, Natali minha filha primogênita sugeriu que eu escrevesse no blog as mensagens que fazia e enviava por e-mail para algumas pessoas. Aceitei a sugestão e acredito que tem sido proveitoso, ao menos para mim é!
A vida aqui na Espanha foi de altos e baixos, mas sem sombra de dúvidas: Eu precisava vir! Tudo o que vivi, todas as situações foram de aprendizagem, de auto-conhecimento e de crescimento. Dou glória a Deus por tudo. Tenho dito à algumas pessoas que Madri será um divisor de águas na minha vida, serei uma antes e depois de Madri.
Sempre gostei muito do versículo de Romanos 8.28 que diz:

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que ama a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito"

Cada acontecimento, cada situação foi permissão de Deus para o meu bem, por isso estou muito agradecida!
Agora retorno ao meu país, à minha querida cidade Recife. Volto principalmente para os meus: filhas, família, amigos; volto para o meu trabalho, para minha Igreja Episcopal Carismática; volto para as atividades que deixei...mas volto com outra cabeça, com outra mente. Acredito que o Deus me ensinou aqui será percebido por todos, assim espero!
Então é tempo de recomeço, de construir nova história e de dar graças por tudo...
Deus é bom! Infinita é sua graça e misericórdia, o seu amor não se pode medir, assim como o seu poder e conhecimento/sabedoria.

Nessa nova vida que me espera, Faustino meu marido não me acompanhará. Ele seguira vida em Madri, uma vez que deseja voltar ao Brasil só depois de aposentado. Então, seguiremos caminhos diferentes. Desejo para ele todas as bençãos da parte do SENHOR, que Deus esteja com ele, o guarde, cuide, salve, liberte, cure. Que Deus o faça muito, muito feliz porque ele merece! A amizade e o carinho continuarão e isso é muito importante.
No mais:
Gratidão! À Deus pelos dias e experiências aqui vividos; à Faustino pelos dias que passamos juntos; à Iglesia Bautista de Villa-verde/Bajo; ao Coro Evangélico Unido de Madrid, pelo acolhimento.
Guardarei no coração a lembrança de muitas coisas aqui vividas e espero um dia voltar de visita, porque entendo que meu lugar é junto aos meus.
A próxima postagem já será em terras brasileiras rsrsrsrs, obrigada também aos leitores do blog, continuem orando por mim para que o SENHOR complete a boa obra que começou em minha vida!
Um forte abraço,

Magda,
Madri - 29/02/2012
Obs: Chegaremos dia 02/03/2012 às 21:30h no Aeroporto Internacional dos Guararapes - TP 011

martes, 21 de febrero de 2012

O CAMINHO SOBREMODO EXCELENTE


Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
E ainda que distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
O amor é paciênte, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;
tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba; mas havendo profecias desaparecerão; havendo línguas cessarão; havendo ciência passará;
porque em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.
Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
Porque, agora, vemos como espelho, obscuramente; então, veremos face a face.
Agora, conheço em parte; então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior deste é o amor. (I Coríntios 13)

Dentre tantas coisas lindas que sempre ouço Dom Paulo pregar na Catedral Episcopal Carismática/Recife, uma das verdades ditas por ele me chama muito a atenção: "Se você quiser medir a espiritualidade de alguém, meça pelo AMOR"
Isso é a mais pura verdade!
Não é profetizar, pregar, ensinar, nem falar em línguas dos anjos ou dos homens (ser poliglota), dar esmolas, distribuir os bens, fazer caridade, ter fé a ponto de realizar milagres etc...
Nada disso caracteriza o cristão autêntico, mas sim o amor, a sua prática diária na vida.
Não estou falando de amor emoção, mas de amor ação/motivaçao. Amor para com aqueles que estão ao nosso redor: Família, amigos, inimigos, companheiros de trabalhos, vizinhos, enfim todos aqueles com os quais convivemos direta ou indiretamente.
Amor para com a criação, com a natureza, animais, flores e plantas, com o ar que respiramos, com os rios e mares.
Uma coisa é certa: Quem ama cuida!
Por isso o apóstolo Paulo diz que: "O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta"
Só tem valor o que é motivado pelo amor! Se não for por amor, é só barulho e disperdício de tempo e energia. Nada aproveita.
Conheço pessoas que desejam evangelizar, curar e fazer muitas coisas na obra do Senhor, de fato querem ser usadas por Deus para o serviço, mas, quando contrariadas nas suas intenções ou "necessidades" não se percebe a essência do amor nas suas atitudes, nem nos seus relacionamentos, em qualquer deles.
O que motiva o nosso serviço para com o Senhor nosso Deus? É o amor por Ele?
O que motiva nossos relacionamentos em casa, no trabalho, com os irmãos na Igreja, com os nossos vizinhos etc?
Se não for por amor...
Nada valerá!
"O amor não arde em ciúmes"
Quanta gente tirando a vida de outros por causa de ciúmes. Ciúme patológico. Aqui na Espanha o número de "Violência de Gênero" tem crescido de modo assustador. Homens tiram a vida das suas esposas, companheiras etc...

"O amor é paciente" Sabe esperar...
"O amor é benigno" É bom, é gentil, tratável, doce, educado, sabe se comportar, respeita, tolera, entende, perdoa.
"O amor não se ensoberbece" É humilde, reconhece o valor do outro, as qualidades do outro, não é egocêntrico, nem orgulhoso, nem vaidoso.
Uma canção de Roberto Carlos diz: "Se o amor estar, tudo é de verdade..."
Não existe mentiras onde o amor estar, não existe máscaras, nem expectativas irreais. No amor tudo é possível, inclusive nada.
Não existe nada mais poderoso do que o amor. Não existe nada mais bonito, importante, indispensável. Deus é amor! E quem ama é nascido de Deus.
Só o amor caracteriza se somos ou não de Deus. O mais é ruído, vaidade, necessidade, perda de tempo.
O caminho sobremodo excelente é o caminho do AMOR.
Magda,
Madri 21/02/2012

domingo, 12 de febrero de 2012

QUE HOMEM É ESTE?









Sabe essas pessoas que NÃO têm "papas na língua" (como se diz na minha terra) Que diz o que pensa e não pensa no que diz? Minha mãe é assim! Rsrsrsrs.




Um dia lá vem ela com a bíblia na mão e muito aborrecida com Salomão dizendo: "Esse Salomão é muito machista, olha só o que ele escreveu: Entre mil homens achei um como esperava, mas entre tantas mulheres não achei sequer uma"




Ela questionava o fato de Salomão ter conhecido e se relacionado com muitas mulheres, ele poderia até cantar a música do Martinho da Vila: "Já tive mulheres de todas as cores/ de várias idades/ de muitos amores/ com umas até certo tempo fiquei/ pra outras apenas um pouco me dei..."



De fato foram tantas as mulheres possuidas pelo rei Salomão que ela se admirava, e não entendia que, entre tantas... ele não encontrar nem uma.



Foi quando ela comentou sobre esse texto com um pastor amigo nosso: Pr.Carlos Queiroz, um cearense, "gente boa de Deus", que fora nosso pastor no Recife. Entao ele respondeu para ela: "Irmã Natália, esse homem a quem Salomão se referi é JESUS"



JESUS é esse homem! Este homem é JESUS!



É óbvio que ela ficou bastante satisfeita com a resposta e concordou: "Bom, se ele falava de Jesus... então estava certo" Rsrsrsrs



Minha primeira bíblia foi um novo testamento que ganhei na escola, ofertada pelos Gideões Internacionais. Eu estava em um processo de busca por Deus e por resposta em relação à vida, morte, sofrimentos, dor etc...



Foi no ano de 1981, eu não tinha referência religiosa em casa e havia perdido um amigo de modo trágico, o que me abalou bastante e procurava então resposta a diversas perguntas que se instalaram em minha cabecinha adolescente. Estava com 14 anos.



Quando comecei a ler as sagradas escrituras, o Sermão do Monte foi uma das coisas que mais me impactou: As bem-aventuranças; o trato para com os inimigos; a prática do amor; a forma de orar (oração modelo) etc...



Cada ensinamento me encantava! Me deixavam e deixam maravilhada!



Que homem é este? Eu pensava: Ele é lindo! Maravilhoso! Seus ensinamentos são simples e ao mesmo tempo tão profundo...



Me apaixonei por Jesus! E disse: Quero esse homem para mim! Para ser meu Deus, meu Amigo, Conselheiro, Mestre e Senhor.



A transformação que Ele realizou e ainda faz na minha vida é algo que não sei explicar. O seu amor por mim é real, sinto todos os dias, Ele cuida de mim!



Quando li esse texto de Mateus cap.11, versos 28-30 que diz:



Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.




Eu respondi: Eis-me aqui! Eu vou! Eu quero! Quero receber na minha alma o descanso, o alívio e a paz que excede a todo entendimento. Encontrei com o homem a quem Salomão se referia no livro da sabedoria. Jesus satisfaz plenamente. Só Jesus! Ele é o "Lírio dos vales" É a beleza e a simplicidade juntas, Ele é tanta coisa...



E é também o meu tudo, o motivo da minha canção, de viver e existir. Ele é a minha esperança, o meu modelo a seguir, minha inspiração, fortaleza, socorro presente na angústia, meu sustentador, provedor, minha alegria!



Ah! Se eu for falar de Jesus...



JESUS é o que existe de mais precioso! Jesus é o cara! É o homem, o Único. Salomão tinha toda a razão: Existe um Homem, apenas UM e seu nome é JESUS!






Magda,






Madri 12/02/2012