jueves, 20 de octubre de 2011

A MAO QUE ESCREVE









No mesmo instante, apareceram uns dedos de mao de homem e escreviam diante do candeeiro, na caiadura da parede do palacio real; e o rei via os dedos que estavam escrevendo.
Entao, se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus ombros se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro. (Daniel 5.5-6)

Imagine você em uma festa e de repente aparece uma mao na parede escrevendo? Alguém que nao foi convidado, lembrado, pouco importado…aparece no meio da festa e de forma surpreendente. Por essa presença o rei Belsazar nao esperava, nao contava. Como é triste uma vida sem Deus, distante da sua presença. Como é triste viver como se Deus nao existisse, ou estivesse longe, indiferente ao que acontece com cada um de nós.


O rei Belsazar cometeu erros gravíssimos:


1- Ele usou os objetos sagrados do templo em Jerusalém em festa profana, sem respeito e sem sensibilidade com as coisas sagradas. (frieza espiritual)

2- Ele deu louvores aos deuses de ouro, de prata e de bronze, de ferro, de madeira e de pedra. (Idolatria)


O AGIR DE DEUS – Deus aparece entao naquela festa e deixa uma mensagem gravada na parede. Ao ver a mao de Deus escrevendo…o rei teve tanto medo que seu semblante mudou; seus ombros cairam e os joelhos tremeram. Quem poderá permanecer inteiro diante da manifestaçao divina? Ainda mais quando se tem consciencia dos seus pecados?


Pobre rei Belsazar! Tao senhor de si, tao inconsequente…estava a ponto de desmaiar diante daquele que é verdadeiramente SENHOR E REI!


Filho do rei Nabucodonozor, ele sabia o que havia acontecido com seu pai, por causa da soberba, a forma como Deus o havia repreendido e mesmo assim, nao fez caso algum do acontecimento.
Quando Daniel é trazido a sua presença para a interpretaçao da escritura na parede, Daniel lhe diz entao:


“E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos os utensilios da casa dele peranti ti, e tu, e os teus grandes, e as tuas mulheres, e as tuas concubinas bebetes vinho neles; além disto, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que nao vêem, nao ouvem, nem sabem; mas a Deus em cuja mao está a tua vida e todos os teus caminos, a ele nao glorificaste” (Daniel 5.23)


Deus é o SENHOR da história, da nossa história! Quanto mais leio sua palabra; quanto mais vejo os acontecimentos que sucedem no mundo quer sejam bons ou maus, me convenço disso. Vejo Deus nas catástrofes; nas tempestades; nos tsunamis; nas guerras; na doença; no desemprego; numa ruptura, Em tudo enfim. Por trás, por meio ou a frente de cada coisa, existe uma mao que escreve!




Escreve a minha história e a sua história.


O rei Belsazar viu literalmente essa mao e todos os que com ele estavam. A mensagem de Deus foi para aquele momento e para o depois. Deus mostrou a o rei Belsazar que ele só iria até alí, pois Deus é quem levanta os reis, estabelece reis, engrandece e abate a quem quer.


Enganoso é o coraçao que pensar que tem controle sobre sua história e que pode determinar o curso das coisas…


Mesmo com o libre-arbitrio que Deus nos dá…há situaçoes em que ele agi de forma soberana e nao deixa alternativas a nao ser fazer a sua vontade. Lembra de Jonas? Porque Deus nao deixou Jonas de lado e procurou outro profeta para anunciar a Palavra em Nínive?


Porque Deus é o SENHOR! Ele atua como quer, da forma que quer. Soberano é o Senhor! Ele conhece o ontem, o hoje e o amanha. Ele sabe o que é melhor para cada um de nós, e a sua soberanía está sempre acompanhada de muito amor.


A mensagem de Deus para o rei Belsazar é a mesma para nós hoje: Eu vejo todas as coisas, nada está oculto aos meus olhos; As coisas relacionadas a minha casa, a minha obra, devem ser respeitadas e considerada sagrada; Eu estou aquí, no meio de tudo isso, escrevendo a história ainda que você nao veja literalmente a minha mao, ela está agindo! Reconheça a minha soberanía e santidade; entregue suas preocupaçoes, ansiedades, medo, sonhos e projetos nas minhas maos…"Sem mim nada podeis fazer” (Joao 15.5)


O rei Belsazar morreu naquela mesma noite (noite da interpretaçao da escritura na parede) sua sentença estava determinada por aquele que é! E seu reino foi passado a outro cumprindo assim a Palavra prefética. E quanto a nós? Quanto tempo temos para aprender a confiar em Deus? Adorá-lo com exclusividade; respeitá-lo; amá-lo; servi-lo; honrá-lo; obedece-lo?


É tao simples e muitas vezes complicamos:


Deus é! E nós nao somos! E pronto!!!


Basta uma palavra da parte daquele que é, e tudo se transforma, como a terra que era vazia e escura e pelo poder da sua Palabra as coisas foram criadas.


Penso que quando entendermos sobre a grandeza de Deus, sua soberanía e o seu amor, nao haverá outra coisa a fazer a nao ser descansar em seus braços, andar em parceria com esse Deus tremendo, que sendo o que é, nos ama como somos. Ele está escrevendo a nossa história com maos de sabedoria para um propósito excelente.


“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e nao de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jeremias 29.11)


Como nao confiar e nao descansar nas maos daquele que escreve a história e que nos ama com amor sem igual?


Amém!

miércoles, 12 de octubre de 2011

DELAS É O REINO









“Trouxeram-lhe, entao algumas crianças, para que lhe impusesse as maos e orasse; mas os discípulos os repreendiam.
Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, nao os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.
E, tendo-lhes imposto as maos, retirou-se dali. (Mateus 19.13-15)


Há uma música antiga que diz:


“Quem nao gosta de samba, bom sujeito nao é
É ruim da cabeça ou doente do pé”


Eu digo: Quem nao gosta de criança, bom sujeito nao é!


Conhecí uma mulher/jovem aquí na Espanha (Brasileira) nao vou escrever o nome por ética, claro! E por algumas vezes ela me falou: “Nao tenho paciencia com crianças; nao gosto de trabalhar com crianças; e também nao quero filhos”

Até aí, tudo mais ou menos…

Ter ou nao ter filhos hoje, é uma opçao de quase toda mulher.

Porém o que acontece de fato é que existem pessoas que nao gostam de crianças. E esse é o motivo de tantos maus tratos contra os pequeninos: Agressoes, gritos, xingamentos, pedofilia, trabalho infantil etc…

No tempo de Jesus os discípulos tiveram um comportamento que nao chegou a ser uma agressao, mas uma exclusao.

De fato Jesus estava atarefado e havia muito o que fazer, a vida do Mestre era de Aldeia em Aldeia, o trabalho era grande e urgente, todavia o que me chama atençao nesta passagem de Mateus 19, é que os país daquelas crianças levaram aqueles pequenos para serem abençoados. O desejo deles era que Jesus impusesse as maos e orasse sobre seus filhos.

Aquí está um grande ensinamento para toda a Igreja hoje:

Criança precisa de oraçao e de Bençao!

Aqueles pais agiram de forma correta. Hoje com o avanço dos estudos na parte de psicología infantil, já se sabe que até as crianças têem problemas de depressao, de angustia, de opressao etc.

Eu conheço uma senhora que hoje tem 81 anos mora no Recife e foi uma pessoa muito próxima a mim e ela me contou que quando criança, (ela deveria ter uns 6/7 anos), era acordada pela madrugada por um espírito mau em forma de baiana/dançarinha, cheia de balagandans (Argolas, adornos etc.) esse tal espírito a pertubava e nao a deixava dormir. Ela sofría e chorava muito de medo, contou a seus país que, a levaram a um terreiro de camdoble. Essa criatura viveu a vida inteira dentro da umbanda, sempre foi comprometida com essa prática e sua vida sempre foi de muitos problemas espirituais. Ainda nao foi liberta, mas eu a evangelizei e falei de Jesus por diversas vezes, perdemos contato com minha vinda para Madri, mas espero ainda poder revê-la e voltar a testemunhar de Jesus.

Crianças precisam de oraçao e da bençao de Jesus sobre suas vidas, mas os discípulos nao entendiam isso…e a Igreja de hoje entende?

Quando surgiu entao aquela situaçao entre pais x discípulos, Jesus interveio e disse:


“Deixai os pequeninos, nao os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.

O que Jesus quis dizer com nao os embaraceis?


Nao sejam ou causem obstáculos; dificuldades, estorvo, pertubaçao de espírito.

“Nao os embaraceis”

Sabe uma coisa que me chama bastante atençao nas crianças, e o que tenho aprendido muito lidando com elas?

É que criança é espontanea, natural no que diz e pensa.

Criança nao fica projetando um discurso antes de falar…

Elas simplesmente falam de forma natural e verdadeira do ponto de vista delas, ainda que no seu ponto de vista nao haja verdade, mesmo assim elas sao verdadeiras. Criança nao tem embaraço. Por isso Jesus disse para os discípulos: Nao compliquem.


Criança rejeitada ou desprezada será um adulto com sérios problemas de baixa-autoestima; insegurança; carência.

Nao embaraceis as crianças, é o que diz o Mestre aos discípulos e a todos nós.

O texto termina dizendo: “E, tendo-lhes imposto as maos, retirou-se dali”

Jesus as abençoou! Pais e filhos nao sairam dali frustrados.

Ninguém que vai a Jesus sai frustrado. Ele nao despreza, nao rejeita e nao desampara ninguém que vai a ele. A sua presença é mais do que suficiente para uma vida feliz. Jesus satifaz! Ele é maravilhoso.

Jesus continua com os braços abertos esperando cada filho seu, nao importa se você é adulto na idade, diante dele somos todos pequeninos, somos como uma bacteriazinha de laboratorio. Contudo ele nos ama e nos acolhe em seus braços amarosos.

Que tal aprendermos com as crianças a liçao da naturalidade, da simplicidade, da espontaneidade? Vamos nos dirigir a Jesus e aos irmaos de forma natural, deixando fluir o que está no coraçao, sem embarço. Dessa forma o reino também será nosso!

Feliz dia das crianças!!!

martes, 4 de octubre de 2011

Sao Francisco de Assis












(Quase cego, sozinho numa cabana de palha, em estado febril e atormentado pelos ratos, Sao Francisco deixou para humanidade este canto de amor ao Pai de toda Criaçao. A penultima estrofe, que exalta o perdao e a paz, foi composta em julho de 1226 no palácio episcopal de Assis, para por fim a uma desavença entre o Bispo e o Prefeito da cidade. Estes poucos versos bastaram para impedir a guerra civil. A última estrofe, que acolhe a morte, foi composta no mês de outubro de 1226) - Fonte internet


Cântico do Irmão sol - Cântico das Criaturas
El Cántico del hermano sol, en portugués






Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
teus são o louvor, a glória e a honra e toda bênção.
A ti somente, Altíssimo, são devidos
e homem algum é digno de te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente meu senhor o irmão sol
que, com luz, ilumina o dia e a nós.
E ele é belo e radiante com grande esplendor:
de ti, Altíssimo, carrega significação.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua e as estrelas,
no céu as formaste claras e preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento
e pelo ar e nublado e sereno e todo o tempo
pelo qual dás sustento às tuas criaturas.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água
que é muito útil e humilde e preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo
pelo qual iluminas a noite e ele é belo e jucundo e robusto e forte.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa mãe terra
que nos sustenta e governa e produz diversos frutos
com coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles
que perdoam por teu amor
e suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados aqueles que sustentam a paz porque por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa morte corporal
da qual nenhum homem vivente pode escapar.
Infelizes aqueles que morrem em pecado mortal;
bem-aventurados aqueles
que se encontram em tua santíssima vontade
porque a morte segunda não lhes fará mal.

Louvai e bendizei a meu Senhor
e agradecei e servi-o com grande humildade.

São Francisco de Assis

domingo, 2 de octubre de 2011

AMOR DE DEUS









De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso com benignidade te atraí.
Ainda te edificarei e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus adulfes e sairás com o coro dos que dançam. (Jeremias 31.3-4)

Como entender e explicar o amor de Deus por nós?


Bem falou o apóstolo Paulo na carta aos coríntios cap.5, versículo 14ª “O amor de Cristo nos constrange

Eu agradeço muito a Deus todas as coisas que acontecem na minha vida. E rendo graças também pelos momentos difíceis que tenho vivido. Nunca me sentí tao amada, guardada e cuidada pelo SENHOR!


Sabe, vivendo aquí em Madri longe da familia, principalmente das filhas (nao tem sido fácil), muitas coisas e situaçoes tenho vivido aqui a nível pessoal e percebo claramente Deus trabalhando em áreas da minha vida. Ele tem um plano para mim, um projeto, e tem confirmado dons na minha vida. Quer me usar na sua obra com mais intensidade e de forma linda.

O SENHOR tem falado comigo de diversas formas: Diretamente ao coraçao; em sonhos; através da Palavra; através de cânticos espirituais.

O maravilhoso de tudo isso é sentir este amor tao imerecido. Cada vez que Deus se revela eu choro e choro muito, porque me sinto tao pequena, tao nada diante da sua majestade, da sua grandeza.

Nosso Deus é tao amoroso e delicado que ele ao se referir a Jerusalém, que havia cometido tantos pecados, pecados de idolatría, de rebeldía, desobediencia etc…Ele a chama de virgem. Isso é tao lindo, porque aquele que realmente tem todo o poder e toda autoridade de nos acusar por conhecer toda a nossa vida e o que está escondido e oculto dentro de cada coraçao, aquele de quem ninguém pode ocultar-se…

Ele diz: “Com amor eterno te amei…” Para mim você é pura! Eu quero você! E vou cuidar de você!
O meu amor por você é tao grande, tao intenso que eu quero te levantar, te edificar, te adornar e encher teu coraçao de alegrias.

“Sairás com o coro dos que dançam”

Que Deus tao amaroso, bondoso, infinito em misericordia, em graça!

As vezes eu faço a mesma pergunta do cantor Lázaro na sua cançao: “Eu te amo tanto”

Deus por que me amas tanto? Por que me queres tanto?

E, assim é o amor de Deus por cada um de nós…
Ele nos ama de uma forma espetacular…realmente eu nao tenho palavras para descrever esse amor, ele é real na minha vida, eu tenho experimentado isso e é algo constrangedor mesmo, é algo maravilhoso, inenarável. Que amor é esse?

É o amor do PAI misericordioso, que estar sempre perto e pronto a nos colocar no seu colo de ternura e aconchego. Impossível nao amá-lo também e nao querer entregar a vida nas suas maos e a sua soberana vontade!

Hoje eu quero dizer mais uma vez para Deus:

USA-ME! EIS-ME AQUÍ!

Usa a minha vida para a tua glória.


Usa minha mente; meu coraçao; minhas maos para o teu serviço; minha boca para proclamar a mensagem de salvaçao a outros; meus ouvidos para te escutar cada vez que falares; meus pés em direçao ao teu querer e aos lugares que devo estar; meus olhos para serem puros. Eu consagro Senhor todo o meu SER a TI.

Usa-me! Me rendo completamente para o teu serviço e a tua vontade na minha vida em nome de Jesus. Amém!


Entregue sua vida também nas maos do Pai de Amor. Ele te quer, te espera, te deseja, te ama com ternura sem igual! Corra para os braços de Jesus e experimente esse amor constrangedor...



Lázaro - Filho Eu Quero Tanto


por que me resgatou?
por que me trouxe aqui?
por que me queres Deus tanto assim?
Se contra ao céu pequei e contra a ti também
minha vida eu destruir como errei...
porque me queres tanto assim?


filho eu quero tanto enxugar teu pranto,te fazer só
meu
filho eu quero ser teu Deus
eu te amo tanto,tanto,tanto,tanto...
filho vem ser meu
filho eu quero ser teu Deus....
porque me queres tanto assim?


eu quero te envolver em meus mistérios no manto da
minha glória
eu vou desenrolar o rolo santo mudar a tua história
eu vou fazer de ti vaso de honra
eu vou envergonhar os que te zombam vou te dar vitória


por que me queres tanto assim??
porque eu te amo....