martes, 26 de julio de 2011

TEMPESTADE E NAUFRÁGIO






Esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo,
dizendo: Paulo, nao temas. Importa que sejas apresentado a César, e Deus te deu todos os que navegam contigo.
Portanto, senhores, tende bom ânimo, pois creio em Deus que há de acontecer assim como me foi dito (Atos 27.23-25)

De fato a vida crista nao é um "mar de rosas." Há guerras e lutas; sofrimento e dor. Porém em tudo Deus tem um proposito e ainda que aos nossos olhos as coisas pareçam insolúveis, no final veremos o bem do Senhor sobre as nossas vidas.



O apóstolo Paulo enfrentou diversas dificuldades na sua missao de anunciar o evangelho. Neste episódio acima narrado, ele é enviado para Roma. Estava preso junto com outros homens e viajava em um navio com mais 275 pessoas. Enfrentaram as tormentas de um mar bravio, de ondas gigantescas que enchiam a alma de terror, a vida estava por um fio.


Na nossa vida diária existem situaçoes que parecem: vamos naufragar, sucumbir, desfalecer, morrer. Quem nunca viveu um momento assim? Parece que Deus está longe, foi embora, nao se importa com o sofrimento, com a dor.


Isso nao é verdade! A verdade é que Deus trabalha nas nossas vidas como quer, da maneira que


quer, Ele é Soberano! Os sofrimentos e as lutas que enfrentamos nos ensina muito mais do que as vitórias e as conquistas que realizamos. É na dor que aprendemos, disso eu nao tenho dúvidas.
Aqueles homens (companheiros de viagem de paulo) estavam tao desanimados com a situaçao que lhes faltava o apetite.


"Enquanto amanhecia, Paulo exortava a todos a que comessem alguma coisa, dizendo: É já hoje o décimo quarto dia que esperais, e permaneceis sem comer, nao havendo provado nada.
Portanto, exorto-vos a que comais alguma coisa" (Atos 27.33-34b)
Ora eram ao todo no navio 276 (duzentos e setenta e seis) pessoas, passando pelos mesmo problema, pela mesma luta e pela mesma situaçao. Paulo o homem de Deus, o líder, era quem tinha a visao do Deus que está no controle de todas as coisas.
"Portanto, senhores tende bom ânimo, pois creio em Deus que há de acontecer assim como me foi dito" (Atos 27.25)



Nao desanime, nao desista, nao deixe de acreditar!
A tempestade vai passar...
Essa luta vai ter fim!


Havia um propósito de Deus para tudo aquilo que estava acontecendo.Tinha uma Ilha chamada Malta, onde aqueles homens depois de vários dias de angústia e sofrimento por fim chegaram. Perderam o navio e as coisas que nele cargavam, mas o principal foi poupado - A VIDA!


Deus tinha um plano - glorificar seu nome ali naquele lugar, pessoas precisavam de cura física. Tinha muitos doentes ali e Deus ia usar as maos de paulo para curar.
Até mesmo a picada de uma víbora, foi proposito de Deus para glorificar seu nome e fazer com que o evangelho fosse propagado.


Todavia nao faltava os julgamentos das pessoas. Paulo ao ser picado pela víbora, foi questionado:


"Certamente, este homem é assassino, porque salvo do mar, a Justiça nao o deixa viver."
Porém ele sacundido o réptil no fogo, nao sofreu mal nenhum.
Mas eles esperando que ele viesse a inchar ou a cair morto de repente. Mas, depois de muito esperar, vendo que nenhum mal lhe sucedia, mudando de parecer, diziam ser ele um deus." (Atos 28. 4b- 5-6)



Que coisa... Paulo passou de assassino â deus, em pouquíssimo tempo, segundo o conceito dos julgadores.


Nem uma coisa e nem outra! Paulo era apenas um pregador, um instrumento nas maos de Deus a seu serviço e nada mais. Deus é o autor da história, da nossa história, Aquele que está na frente dos acontecimentos e agi da maneira como quer, para o proposito que quer.
Muitos foram curados naquela Ilha e todos viram e ouviram do poder do Deus de paulo. (Atos 28. 7-10).


Paulo teria que passar por naufrágio e tempestades, chegar a Ilha de malta, ser picado por víbora e ser julgado pelas pessoas.
Tudo era propósito de Deus na vida dele.
Assim como todo sofrimento, lutas e adversidades que enfrentamos nessa vida.
Deus está no controle da história, da nossa história


.
"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que sao chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8.28)


Você ama a Deus? Você foi chamado por Deus?



Entao, entenda: É Deus quem está escrevendo a sua história. Mesmo que haja lutas, sofrimentos, lágrimas, dor, insonia, falta de apetite. Mesmo que uma víbora te morda e você enfrente julgamentos.


Descansa no Senhor e espera nele, (Salmos 37.7a)


É maravilhoso saber que:




O Deus que escreve nossa história é competente o suficiente para conduzi-la a um final feliz.


A Ele a glória, amém!

domingo, 24 de julio de 2011

A OBRA DE JESUS






Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou num sábado, na sinagoga, segundo seu costume, e levantou-se para ler. Entao, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito:
O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertaçao aos cativos e restauraçao da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.
Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele.
Entao, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir. (Lucas 4. 16-21)



O mundo viu com tristeza a morte da cantora Amy Winehouse ocorrido no último dia 23. A polícia ainda investiga a causa da morte, mas, segundo a família e visinhos, álcool e drogas é a provável causa. Vi a um video de um show dela no Recife, onde levou um tombo no palco, lamentável.


É muito triste constatar que muitas vidas jovens como Amy estao completamente perdidas em um caminho quase sem volta. Drogas e álcool, duas coisas bastante perigosas. O mundo fala e notícia a lamentável história de Amy, por ser uma pessoa famosa, mas, existe muitos jovens envolvidos com esses mesmos problemas.
O que levaria uma pessoa a buscar esse "refúgio"?



Os motivos acredito sao os mais variados:



* Vazio na alma, coraçao;
* Insatisfaçao;
* Baixa-estima;
* Solidao;
* Frustraçao,

* Depressao etc...


Quando vejo uma vida que termina dessa forma como acabou a de Ami, lamento muitíssimo e percebo a responsabilidade da Igreja num mundo que "jaz no maligno" e que precisa urgentemente da luz do evangelho de Jesus. A vida de Amy se foi nao há mais o que fazer, infelizmente!



Porém é necessário que a Igreja (que somos todos nós os que cremos em Jesus) levemos a diante a obra de Jesus que é a obra de LIBERTAÇAO! Existem muitas pessoas "vivendo por viver", cumprindo uma agenda, seguindo uma rotima apenas, na mais absoluta apatia. O número de pessoas que se suicidam é cada vez maior. Drogas e álcool também é uma forma de suicidio, mas, falo do suicídio literal, daqueles que tiram a própria vida. E, pasmem, as vezes isso acontece dentro da própria Igreja.



Quando eu ministrava o louvor na Paróquia da Reconciliaçao (Hoje Catedral de Boa Viagem) lembro que cantamos uma vez num culto "in memorian" de uma jovem senhora que havia se suicidado deixando marido e três lindas filhas. Enquanto cantávamos eu olhava aquelas meninas lindas chorando a partida trágica da mae. Muito triste isso!



O fato é que todos nós precisamos correr para os braços de Jesus sempre! e instar outros a fazerem o mesmo.



Só Jesus Cristo tem o poder de: Libertar os cativos; restaurar a vista aos cegos; libertar oprimidos; consolar todos os que choram; pôr sobre os que estao de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria ao invés de pranto, veste de louvor em vez de espírito angustiado. (Isaías 61.1-3)



Somos chamados à ele e apontar para ele. Jesus é o caminho, é a soluçao! Jesus é libertaçao, é alegria!
O homem, a mulher, os jovens, as crianças, os velhos...encontrarao a verdadeira felicidade nos braços de JESUS! Ele satisfaz!



"O Espírito do Senhor está sobre mim" disse Jesus na sua missao aqui na terra. Agora o Espírito do Senhor está sobre a Igreja. É nossa tarefa dar continuidade a obra que Jesus começou: Apregoar liberdade aos cativos etc...


Urgi proclamar as boas novas do evangelho transformador, sacar das maos do mal as muitas vidas preciosas pelas quais Jesus morreu.



Vamos salvar outras "Amy"?



Que o Espírito do Senhor esteja sobre nós e nos ajude nessa obra de evangelizaçao/libertaçao.




Amém!

jueves, 21 de julio de 2011

QUER PERDAO DE DEUS? PERDOE!




"Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso pai celeste vos perdoará; se, porém nao perdoardes aos homens (as suas ofensas), tampouco vosso pai vos perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6.14-15)


Há muitos anos atrás eu trabalhei em um dos Cursilhos Episcopal Feminino. Precisamente no 41º. Esses cursilhos sao maravilhosos, pois há um mover do Espírito tremendo nesse Ministério, coisas lindas acontecem por lá. De muitas coisas importantes que presenciei naqueles dias inesquecíveis, uma me chamou bastante a atençao:


Uma senhora que era crista-católica me contou que havia se separado do marido e por conta da separaçao, na sua Igreja (Católica) nao lhe permitiam comungar ou seja, participar da Eucaristia, Ceia do Senhor. Ela disse que desejava muito voltar a comunhao com Deus, mas, se sentia tolhida, excluída.


Aquele momento que seguiria no cursilho era justamente o momento da Ceia do Senhor e como falei, o Espírito Santo fazia um grande mover naquele lugar, convencendo pessoas acerca da vontade de Deus, nas suas vidas.


Aquela senhora entendeu, que de fato nao poderia participar daquele momento de comunhao, nao porque estivesse separada do marido, mas porque tinha um verdadeiro ódio no seu coraçao por ele haver lhe traído com uma amiga. Ela nao conseguia perdoá-lo. Naquele momento alí no cursilho, eu presenciei (ali no jardim), aquela mulher ligando para seu ex. marido e dizendo:

"Quero te perdoar e quero que você me perdoe, pois quero voltar a comunhao com Deus." Ela dizia isso com a mais profunda sinceridade, entre lágrimas de alegria e libertaçao, foi lindo! nunca esquecerei, aquilo que vi e ouvi.


Quantas vezes somos magoados nesta vida. E quantas vezes precisamos praticar o perdao. Jesus disse: "até setenta vezes sete". Na verdade o perdao nao tem limites. Devemos perdoar sempre, infinitamente, porque todos os dias pecamos contra Deus e necessitamos do seu perdao. Foi por isso que na oraçao modelo apresentada por JESUS Ele condicionou o perdao de Deus, a nosso perdao por parte daqueles que nos ofenderam.


Entao, quando perdoamos aqueles que nos ofendem, magoam... estamos libertando a nós mesmo das amarras, de cadeias que sufocam e até de doenças que acontecem na alma. Praticar o perdao é algo maravilhoso! difícil muitas vezes, mas absolutamente necessário para comunhao com Deus. O maior beneficiado na prática do perdao, somos nós mesmos que perdoamos e isso nao é sinal de fraqueza, pelo contrário, é um gesto divinal, é açao de Deus nas nossas vidas.

"Se perdoardes aos homens...também vosso pai celeste vos perdoará"


Até a oferta que se entrega a Deus, será aceita se nao houver pendências com os irmaos.


"Se, pois ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmao tenha algo contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmao; e, entao, voltando, faze a tua oferta."

José, (filho de Jacó) no Egito, compreendeu que o mal que seus irmaos fizeram contra ele, Deus transformou em bençao. O mal jamais prevalecerá contra o bem. Deus sempre estará conduzindo a vida dos seus filhos em triunfo.

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que sao chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8.28)



Quer perdao de Deus na sua vida?


Faça como aquela senhora do cursilho - perdoe!

Faça igual a José do Egito - perdoe!

Faça do mesmo modo que fez JESUS na cruz - Perdoe!

Que Deus nos ilumine e guie na sua santa vontade. Amém!

martes, 5 de julio de 2011

FAMÍLIA

(Família Mota no almoço da minha despedida do Brasil)



Se o SENHOR nao edificar a casa, em vao trabalham os que a edificam; se o SENHOR nao guardar a cidade; em vao vigia a sentinela. (Salmos 127.1)

Atendendo ao pedido de Jorge de Paula meu ex-marido, falarei do tema FAMÍLIA, surgerido por ele. Jorge é um leitor deste BLOG e pediu que abordasse esse assunto. Entao à luz da palavra de Deus farei uma reflexao, que espero seja de proveito nao só para Jorge, como para todos aqueles que lerem esses escritos.

Começo dizendo que toda família tem problemas! esse pensamento de que: "Casaram e foram felizes para sempre..." só existe na cabeça de um sonhador(a), de alguém que vive "voando" e que nao estar com os pés no chao. Na prática a banda toca muito diferente. Usarei como inspiraçao para aquilo que desejo falar... A família de Davi - Rei de Israel - Homem segundo o coraçao de Deus.

"Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele.
Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio dos seus irmaos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. " (I Samuel 16. 12b-13a)



Sem sombra de dúvidas: Davi era um homem de Deus, chamado por Deus, escolhido e ungido por Deus. Contudo teve muitos problemas na área familiar.



O primeiro casamento de Davi: "Entao, Saul lhe deu por mulher a sua filha Mical" (I Samuel 18.27b). Esse casamento de Davi, já começou errado. Saul seu genro, nao estava interessado de fato na felicidade da filha, muito menos na felicidade de Davi, pelo contrário, ele queria era "a cabeça" de Davi. Saul sentia inveja do sucesso, das vitórias de Davi e da preferencia e escolha de Deus por ele. "Portanto Saul tentava fazer cair a Davi pelas maos dos filisteus. (I Samuel 18.25b)" Aqui começa o primeiro problema: Um sogro "mala sem alça", que usou o amor de sua filha por Davi, para se "beneficiar" dessa uniao que lhe era conviniente.



"Mical, filha de Saul, o amava." (I Samuel 18. 28b) O relacionamento entre Mical e Saul também se complica pois ela passa a mentir para o pai, a fim de proteger a Davi - seu marido. "Entao disse Saul a Mical: Por que assim me enganaste e deixaste ir e escapar o meu inimigo? Respondeu-lhe Mical: Porque ele me disse: Deixa-me ir se nao eu te mato. (I Samuel 19.27). Uma sucessao de mentiras e confusao se instala na família de Davi.



Segundo casamento de Davi: "Ouvindo Davi que Nabal morrera, disse: Bendito seja o SENHOR, que pleiteiou a causa da afronta que recebi de Nabal e me detive de fazer o mal, fazendo o SENHOR cair o mal de Nabal sobre a sua cabeça. Mandou Davi falar a Abigail que desejava tomá-la por mulher." Abigail era uma mulher de fibra, raçuda, uma mulher de açao. Que tinha um marido alcoolatra e insensato (Nabal). Ela com sabedoria e prudencia, salvou a sua casa de ser destruída. Esse segundo casamento de Davi entao, acontece da admiraçao de Davi por uma mulher forte, inteligente e acredito que ele deveria ter também uma certo sentimento de gratidao a ela por ter impedido que ele cometesse um crime. Nem o primeiro, nem o segundo casamento aconteceu por amor. Foram unioes circuntanciais. Só!


Além das mulheres oficiais, Davi também tinha as "extras" "Tomou Davi mais concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que vieram de Hebrom, e nasceram-lhes mais filhos e filhas. (II Samuel 5.13)



Mical a primeira mulher de Davi que, no começo de seu casamento o protegia e o livrava das maos de seu pai... com o passar do tempo, esfria com ele e nao participa mais das suas conquistas, nem se alegra com suas vitórias chegando inclusive a ridicularizá-lo. Davi consegue trazer a arca de Deus de volta a Jerusalém e celebra muito essa conquista com danças e festa. (II Samuel Cap.6) Mas Mical se mostra completamente indiferente ao acontecimento. Ela nao participa. Relacionamento frio, sem cumplicidade, sem amor, sem participaçao, sem alegria.


BRIGA: MULHER X MARIDO:
"Voltando Davi para abençoar sua casa, Mical filha de Saul, saiu a encontrar-se com ele e lhe disse: Que bela figura fez o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas e de seus servos, como sem pejo, se descobri um vadio qualquer!" (II Samuel 6.20)


Meu Deus! Quanto veneno nas palavras de Mical! Chamou seu marido de:


Ridículo;
Palhaço;
Exibicionista;
Sem vergonha;
Vadio.


Além de nao participar da vida, do serviço no reinado do marido e de nao se alegrar com suas conquistas...distila VENENO EM FORMA DE PALAVRAS. Esse foi o relacionamento de Davi com Mical.



Resposta de Davi a Mical:


Disse, porém, Davi a Mical: "Perante o SENHOR, que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR me tenho alegrado."
Ainda mais dispresível me farei e me humilharei aos meus olhos; quanto as servas, de que falaste, delas serei honrado." (II Samuel 6. 21.22)



Davi está magoado e ferido por sua esposa. Entende que sua atitude foi uma atitude pequena, mesquinha, invejosa, ciumenta e egoísta. Explica-lhe que ela está bastante equivocada em relaçao ao seu comportamento. Sua alegria e bom humor, era resultado da atuaçao de Deus na sua vida e das conquistas que em SEU NOME, permitia que ele realizasse. E, disse mais...
Você nao precisa me humilhar...eu mesmo reconheço que nada sou. Que Deus é quem é, e quem faz!
"Quanto as servas de que falaste..." Elas sao melhores do que você!

ADULTÉRIO DE DAVI: "Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu a uma mulher que tomava banho, era ela mui formosa. Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bete-Seba, filha de Elia e mulher de Urias, o heteu. Entao, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela." (II Samuel 11.2-4)


Oxe...
O rei de Israel está dormindo sozinho no seu palácio? Cadê suas mulheres? onde estao?

Essa foi uma paixao arrebatadora de Davi. "Amor a primeira vista" desejo. Mesmo sabendo que ela era casada e conhecendo seu marido...Nada disso pôs freio a esse desejo que foi maior do que tudo naquele momento. E, daí por diante as coisas começam a se complicar pra Davi, pois essa mulher engravida, estando seu marido na guerra. Como fazer entao pra encobrir o pecado e nao deixar que ninguém se intere? Davi usa toda sua inteligencia inutilmente, na tentativa de encobrir seu pecado. O que ele esqueceu foi que dos olhos de Deus ninguém se esconde.
Ele tenta resolver o problema que ele mesmo causou, deixando Deus de fora. Daí "um abismo chama outro abismo..." Davi acaba sendo autor intelectual da morte do marido dessa mulher. Conforme II Samuel 11. 14-25.


Depois da morte de Urias, Davi entao se casa com a mulher do seu desejo. (II Samuel 11. 26-27). Agora ele estava casado com a mulher que desejava, que queria. Mas os problemas nao estavam resolvidos, estavam apenas começando...
Uma série de problemas em relaçao aos filhos iriam acontecer...


O PROFETA NATÂ REPREENDE DAVI:


A morte de Urias através do plano "inteligente" maquiaverico de Davi, seu casamento com Bete-seba e todo esse devaneio...levaram Davi a um estado de insensibilidade.
Entao usando uma parábola, uma alegoria, Deus mostra a Davi a gravidade do seu pecado e as consequencias dele. Conforme II Samuel 12.



A primeira consequencia foi a morte do filho que a mulher do seu amor esperava. "O SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera à luz a Davi; e a criança adoeceu gravemente." (II Samuel 12.15)



Nao adiantou por parte de Davi: buscar a Deus, chorar, jejuar, prantear...
Era a consequencia do seu pecado!
Os filhos de Davi - dos outros casamentos também se envolvem em muitos problemas, para a perplexidade do pai/rei. O Filho Amnom se enamora da sua irma Tamar, lhe força a manter relaçoes sexuais com ele e depois a despresa. Seu irmao Absalao, outro filho de Davi ao saber do ocorrido, indignado mata Amnom.



Uuuuuuuuuuuuuui, haja problemas nessa família!


Seguem os problemas...


PERSEGUIÇAO DE PAI X FILHO X PAI:


"Disse, pois Davi, aos seus homens a todos os seus homens que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos e fujamos, porque nao poderemos salvar-nos de Absalao. Dai-vos pressa a sair, para que nao nos alcance de súbito, lance sobre nós algum mal e fire a cidade a fio de espada" (II Samuel 15.14)



Depois de ter cometido homicido tirando a vida de seu irmao Amnom. O relacionamento entre pai e filho se complica demais. Absalao foge para nao ser alcançado pelo pai. Passa três anos foragido, conforme narrativa de II Samuel cap.13, verso 38.
Depois desse tempo...já um pouco consolado da morte do filho, Davi cessa perseguiçao contra Absalao, contudo nao quer ver a cara do filho.
"Disse o rei: Torne para a sua casa e nao veja a minha face. Tornou pois Absalao para a sua casa e nao viu a face do rei"(II Samuel 14.24)


Relacionamento quebrado entre pai x filho, gerando guerra, intriga, perseguiçao mútua, briga pelo poder e total desrespeito, a ponto de: Absalao possuir as mulheres (concumbinas) de seu pai.
"Armaram, pois para Absalao uma tenda no eirado, e ali, a vista de todo Israel, ele coabitou com as concumbinas de seu pai" (II Samuel 16.22).


Família problemática: Relacionamentos quebrados. Assim era a família de Davi. Sogro perseguidor; Esposa infeliz (conflitos conjugais); filhos desequilibrados; dor, guerra, sofrimento e morte.


Eita...



Depois de ler tudo isso...você caro leitor e em especial JORGE DE PAULA, deve estar pensando: MINHA FAMÍLIA É UMA BENÇAO! Verdade?


Pois é isso mesmo que quero que entenda!


Dá graças! dá graças a Deus por tua família.


Como falei no começo da reflexao: Toda família tem problemas...mas, se compararmos com a de Davi...e de tantas outras que sofrem com tantos dramas e enfrentam feroses inimigos... Como diz Dom Paulo Garcia: "As drogas sao o mal deste século"


Quanto lares destruídos pelas drogas, jovens mergulhados nesse lago de lôdo perigoso, num caminho quase sem volta. Lembro do caso de um jovem que conheci em Cajueiro-Recife, que entrou por esse caminho (infelizmente) e certo dia drogado bateu nos seus pais, vindo seu pai a falecer pela gravidade da surra que levou dele, o pai foi para o cemitério, a mae conseguiu escapar (embora as feridas na alma nunca cicatrizem) e o filho foi para o presidio Aníbal bruno - Recife. (que tragédia familiar!)



Pais envolvidos no mundo do alcoolismo, fazendo da vida da sua família um inferno.
Me inteirei da triste história de uma amiga, que seu filho de 18 anos era garoto de programa. Os clientes iam busca-lo na porta de casa. Ela assitia a cena, em um profundo estado de tristeza e desolaçao.


E por aí vai...


"Se o SENHOR nao edificar a casa, em vao trabalham os que a edificam"(Salmos 127.1b)



Só Deus pode nos ajudar nessa dificil tarefa do bem-viver dentro da família. Se temos pendencias e questoes a serem resolvidas dentro do nosso lar, jamais poderemos ter êxitos sozinhos... seria como correr atrás do vento, querer enxugar gelo etc...


Deus sabe tudo o que acontece com nossa família, com nossas vidas. Mas, é necessário buscar d'Ele a direçao para a soluçao dos nossos problemas familiares. Deus dá a direçao sem sombra de dúvidas! A nós cabe a açao. É preciso trabalhar os relacionamentos. Seja marido/mulher; pais/filhos; sogro(a) /genro/nora; irmaos/irmaos. Contudo entendo que ninguém é obrigado a conviver com ninguém, numa relaçao infeliz ou incompatível, mas, até em uma decisao de ruptura há que se buscar uma direçao para que as coisas aconteçam de forma a nao gerar tanta dor.


Nao entendo porque a maioria dos casamentos quando acabam, deixam os ex-parceiros inimigos, ou quase inimigos. Pessoas que conviveram juntas e que por certo tempo da relaçao até foram felizes mas quando termina...esquecem tudo o que foi bom e olha apenas o lado negativo daquela relaçao. É muito triste isso!



Uma vez lembro ter encontrado uma senhora em Cajueiro que me perguntou se eu era a mae de Natali e Laís, respondi que sim! e ela me disse que tinha muita vontade de falar comigo, pois seu filho (que era coleguinha de classe das meninas) havia lhe dito: "Porque você nao faz com meu pai, o que a mae de Natali e Lais faz com o pai delas" e ela lhe perguntou: O que a mae de natali e Lais faz? ele respondeu: "O pai de Natali e Lais frequenta a casa das filhas, numa boa, é bem recebido, almoça ou janta com as filhas. Eles estao separados, mas sao amigos! Ela me contou isso e pediu que eu confirmasse e a orientasse, pois, ela estava separada do marido e nao queria ver a cara dele de jeito nenhum e nem queria que ele fosse a sua casa. Eu disse a ela que: Eu havia me separado do meu marido, mas jamais o separaria das filhas, que eu jamais falei mal do pai a elas (nao importa quais problemas nos levaram ao fim do casamento, isso era um problema exclusivo nosso) e que no que dependesse de mim... o relacionamento entre PAI X FILHAS seria o melhor possível.



Espero ter ajudado aquela senhora!



Viver é uma arte, difícil, e, viver em família muito mais...requer jogo de cintura e a intervençao de Deus sempre!
"Se o SENHOR NAO EDIFICAR...em vao trabalham...



Tudo tem que ser na direçao e dependencia de Deus, sempre!


PORQUE: Família perfeita...só na fotografia!


Concluo agradecendo a Jorge a sugestao do tema. Nao sei se era isso que você esperava ouvir, mas foi isso que pude escrever, ok? Continue visitando o BLOG e sugerindo temas se desejar...sua presença é bem-vinda aqui. Aos demais leitores...façam como Jorge, participem! indiquem um tema; critiquem etc...toda participaçao é muito bem-vinda. Esse BLOG é de DEUS! É por ele, por meio dele, e para ele. Eu sou apenas um vaso rachado, quebrado, despedaçado...que me coloco a serviço. A ELE A GLÓRIA! AMÉM!