jueves, 26 de mayo de 2011

VENCENDO AS TENTAÇOES




Há um prato aqui na Espanha muito conhecido e sempre presente nas mesas: "Lenteras" Lentilhas. Porém esse parto para mim, em nada me apetece, nao gosto de lentilhas. Agora uma boa feijoada, feita com capricho, bem temperada e bem acompanhada...me encanta!
Entao, se alguém me ofereçe um parto de lentilhas, certamente receberá um educado muito obrigado, nao gosto. Da mesma forma a feijoada será muito bem-vinda.


No livro do apóstulo Tiago capítulo 1, versículo 13 nos diz:


"Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus nao pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.
Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando está o atraí e seduz.
Entao, a cobiça, depois de haver concebido, dá a luz o pecado; e o pecado uma vez consumado, gera a morte."


Entao, somos tentados nas nossas fraquesas, naquilo que nos apetece e nas coisas das quais gostamos. Falo à cristaos salvos, lavados e remidos pelo sangue do cordeiro, que, apesar da bençao da salvaçao e de uma vida separada para Deus...Nao estamos isentos de sofrer as tentaçoes dos nossos próprios desejos.


Em 1 Joao capítulo 2. 16 nos diz:


"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscencia da carne, a concupiscencia dos olhos e a soberba da vida, nao procedo do Pai, mas do mundo.
Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscencia; porém aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente."


Concunpiscência da Carne: Os desejos e apetidoes sexuais; A gula; Os vícios, como: Alcoolismo, tabagismo, drogas etc...
Concupiscência dos olhos: O dinheiro; as vaidades; a compulsao por compras; o desejo de ter, de ter, de ter.
Soberba da vida: O poder; o desejo de aparecer; de dominar, de estar sempre por cima de tudo e de todos.


Cada um é tentado por seu próprio desejo. E, disso ninguém estar isento. Entao, se você é cristao e deseja fazer a vontade de Deus, prepare-se para resistir a você mesmo e ao diabo, que conhecendo a as vaidades humanas e particularmente a de cada um de nós...nao medirá esforços para nos oferecer aquilo que nos apetece.


Por exemplo ele (O diabo) nao me oferecerá um prato de lentilhas, jamais. Porém uma boa feijoada sim. Alegoricamente falando...


E, assim será com cada um de nós. Se sua fraqueza for dinheiro, é possível que venham muitas oportunidades de ganha-lo mais e de forma fraudulenta. Convites vao surgir e proposta bem "interessantes" também, para que você consiga muito e fácil.


Da mesma forma, se sua fraqueza for sexo, entao se prepare, se você for homem, vai se sentir como se fora "O Cara" tipo um ator de cinema e tv; Um jogador de futebol etc...E, você vai pensar: Poxa, aquela mulher linda, maravilhosa (do ponto de vista físico, ou intelectual) estar dando mole para mim...

De igual modo a mulher crista pensará: Eu nao tenho beleza, sou uma pessoa comum e estou me sentindo como se fosse a Carolina Ferraz, ou a Julia Robert ou a Penelope Cruz. O assédio nao pára.


Somos tentados nas nossas fraquezas...
Se a sua atraçao for o poder por exemplo. É possivel que venham também as oportunidades de uma ascensao rápida, nem que para isso, você tenha que furar a fila, ou passar por cima de alguém, sem ser percebido, claro.
E, assim vamos sendo tentados sempre nas coisas das quais gostamos.


Como vencer entao, as tentaçoes?

1- FUGINDO DELAS.


No livro de Gênesis capítulo 39, versículos 7 e 12 nos diz:
"Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher do seu senhor pois os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo."
Entao, ela o pegou pelas vestes e disse: Deita-te comigo; ele porém, deixando as vestes nas maos dela, saiu, fugindo para fora."

Ficar perto da tentençao, é brincar com fogo! José do Egito fugiu, e nao lhe importou que essa fuga significasse perdas. Ele perdeu a roupa, o posto e a liberdade. Perdas temporárias, transformadas posteriormente em bençaos de prosperidade e vida. Nos momentos de tentaçao... Fuja para bem longe, corra, desapareça. Faça como José do Egito.

2- USE A PALAVRA DE DEUS.


Mateus 4, versículos 4 e 10:


"Jesus, porém respondeu: Está escrito" Nao só de pao viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus"
"Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Nao tentarás O Senhor teu Deus."
"Entao, Jesus lhe ordenou: Retira-te Satanáz, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorararás, e só a ele darás culto"


Jesus em forma humana, resistiu as tentaçoes usando a palavra de Deus escrita, e a autoridade dada por Deus naturalmente a seus filhos.


3- ORAÇAO.


LUCAS 22. 31, 32:

"Simao, Simao, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!
Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé nao desfaleça"


Orar sem cessar, sempre! em todos os momentos... Se o próprio Jesus foi tentando, quanto mais nós, seus seguidores. Jesus rogou por Pedro. Oremos uns pelos outros e por nós mesmos.


Que Deus nos ajude e nos livre do mal. Amém!


Magda Florencio Mota Zamorano - Madri 26/05/ 2011.

No hay comentarios:

Publicar un comentario