sábado, 10 de julio de 2010

SOBRE A LÍNGUA


“Como maças de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a
seu tempo” Proverbios 25.11

Existem na natureza uma quantidade enorme de plantas. Cada uma com suas caracteríticas e valor. Nesta diversidade, há também plantas que curam e plantas que matam. Trarei alguns exemplos de plantas que curam e de plantas que matam:

Plantas que curam

CAMOMILA- “utilizada como calmante natural, indicado para pessoas com dificuldades para dormir ou nervosismo em geral. Em forma de infusao é utilizada para amenizar certos tipos de inflamaçoes gastrintestinais. Também utilizada para clarear cabelos quando expostos ao sol. Usada em shampus, condicionadores, sabonetes, cremes, loçoes, filtro solares, cremes faciais.

Açao interna: antiespasmódica, calmante, atenuante de gases no estômago e intestino, antisséptica e antialérgica.

Açao externa: emoliente, refrescante, calmante, cicatrizante e tônica.”

BABOSA- Indicaçao “laxante, purificadora, tratamento de coceira, pé-de-atleta, queimadura solares, acne, eczemas, reumatismo, dores de cabeça, cicatriza feridas, calmante para picadas de inseto, aumenta o fluxo menstrual. No tratamento de vários tipos de cancer, além de alergias, aftas, asma, anemia, doenças de pele, cólicas, caimbras, artroze, feridas venérias, infecçoes de bexiga, lepra, varizes, verrugas e vermes. Tem açao fungincida, bactericida, laxante e diurética por isso limpa o organismo, cura o mal de parkinson”

Plantas que matam:

COMIGO-NINGUÉM-PODE: “A ingestao da planta causa queimaçao, inchaço nos lábios, boca e língua, náuseas, vômitos diarréia, dificultades de engolar e asfixia. Na pele provoca dermatite, no olho conjuntivite, irritaçao e edema. A planta tem cristais de oxilato de cálcio que sao como microagulhas. Quando a pessoa ingere é como se estivesse comendo um monte de agulhas pequenas.”

CHAPÉU DE NAPOLEAO: Partes venenosas- folha, fruto e flor.
Sinais e sintomas: Nauseas, cólicas, vômitos, diarréia, distúrbios cardíacos.

Assim como as plantas tem o poder de curar e matar. Igualmente as palavras que saem da nossa boca. Elas podem levar: alento, consolo, paz, sossego, alegria, esperança e muito mais…
Como também podem levar: descoforto, confusao, intrigas, pelejas, iras, revolta etc…

A Palabra de Deus (Bíblia Sagrada) está cheia de ensinamentos de como usar bem a língua, vejamos:

Efésios 4.29: Nao saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificacao, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.

Colossenses 4.6: A vossa palabra seja sempre agradável temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.

Tiago 1.19: Todo homem, pois seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

Provérbios 10.19: No muito falar nao falta transgressao, mas o que modera seus lábios é prudente.

Habacuque 2.20: O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.

E por aí vai…

Na verdade Jesus também afirmou que: “A boca fala do que está cheio o Coraçao”

Um Coraçao tranquilo; cheio de paz; de amor; de esperança e fé.
Lógicamente espalhará palavras de consolo e de alento. Da mesma forma um Coraçao pertubardo; amargurado; infeliz, destilará todo seu veneno em forma de palavras.

Como cristaos somos chamados pelo nosso Mestre, (que foi o nosso exemplo enquanto viveu aquí na terra) a seguir suas pisaduras…
“Ele foi oprimido e humillado, mas nao abriu a sua boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele nao abriu a sua boca.” Isaías 53.7

Que Deus nos ajude para que as nossas palavras sejam como maças de ouro em salvas de prata, que seja dita em tempo oportuno. Amém.

Magda Florencio Mota Zamorano/Madrid 10/07/10

No hay comentarios:

Publicar un comentario