viernes, 19 de agosto de 2011

NOEMI OU MARA?








“Porém ela lhes dizia: Nao me chameis Noemí; Chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.” (Rute 1.20)





O nome Noemí é de origem grega e significa: Doce, Doçura.





Mas, nao era assim que se sentía essa mulher judía que se tornou imigrante em terra distante (Moabe), fugindo da fome que assolava sua cidade, seu povo.




Ela partiu da sua terra em companhia do marido e dos seus dois filhos. Habitaram em Moabe, onde os filhos se casaram com mulheres Moabitas. Passaram quase dez anos alí. Mas os acontecimentos naquela terra nao eram propícios a Noemi. Ela perdeu o marido e os dois filhos. Uma tristeza profunda tomou conta do seu coraçao. Noemi nao tinha esperanças. Frustrada e vazia, ela se sentía afligida por Deus.





“Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que pois me chamais Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido? (Rute 1.21)




Crise de identidade! Quem eu era, quem eu sou, o que serei…




Noemi partira de Belém de Judá em busca de uma vida melhor, cheia de sonhos, expectativas, e agora retorna ao seu lugar sentindo-se absolutamente vazia, infeliz, e esquecida de Deus.





Noemi era uma mulher que conhecia a Deus e o seguía. Ela nao seguía deuses, ela tinha a Jeová por seu Deus e é claro que ela atribuía as coisas que sucediam em sua vida, a açao de Deus, que é o SENHOR da vida e da história.





Por que? Por que? Por que? Pergunta Noemi as pessoas que a saudavam e a conheciam. Por que vocês me chamam de doce se minha alma está cheia de amargura e tristeza?





“Me chamem de MARA,” (significa amarga) (Rute 1.20)




De fato, nao foi fácil a situaçao de Noemi, nos coloquemos em seu lugar, ao menos por um momento…
Pior do que a fome, foi perder toda a familia.




Todo imigrante espera voltar ao seu lugar de forma vitoriosa, melhor do que veio. Vivendo aquí em Madri e convivendo com muitos imigrantes (como eu), todos pessamos em voltar pro nosso lugar melhor do que partimos. Todos pensam assim, é natural, nao foi diferente com Noemi. Ela desejava uma volta “triunfal”, mas…




Estava amargurada.




O que ela nao conseguía enxergar é que Deus tem seus planos e propósitos na vida de cada um de nós. Nem tudo estava perdido!
Quando ela aconselha as noras (igualmente viúvas) que regressem à casa de seus país, ela nao esperava que uma delas seria justamente o consolo, o cuidado e o resultado do propósito de Deus na sua vida e na história. O Autor estava escrevendo!




Nada é por acaso! Deus está em todos os acontecimentos, quer sejam bons ou maus aos nossos olhos. E nisso de fato Noemi estava certa, Deus escreveu a história… as perdas e a dor vieram da parte dele mesmo.




É enganoso pensar que: Por que andamos com Deus e somos dele, estamos livres de sofrimentos e lutas. O céu nao é aquí! (ainda que o andar com Jesus nos aclare a visao do céu e da eternidade que começa a se manifestar dentro do coraçao daquele que crê.)




A dor faz parte da caminhada mesmo. Mas ela nao terá a palavra final. Nao teve na vida de Noemi e nao terá na vida de nenhum filho(a) de Deus.




Disse, porém, Rute: Nao me instes para que te deixe e me obrigue a nao seguir-te; porque, aonde quer que fores irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo e o teu Deus é o meu Deus. (Rute 1.16)





Rute estava decidida a seguir e cuidar da sua sogra, ela era a provisao de Deus na vida de Noemi. Sim Noemi! O amargo seria tranformado em doce outra vez. Tudo passa, tudo muda. O Deus que escreve a história sabe perfeitamente aonde quer chegar.




Por isso nos momentos dificies da sua vida, nao esqueça: Deus está no controle de tudo! Tenha a visao do Deus que permite o sofrimento, a dor…mas, que esses acontecimentos sao apenas ponte para chegar ao propósito que Ele planejou para a sua felicidade.




Rute foi consolo de Deus, cuidado de Deus, provisao de Deus, bençao de Deus na vida de Noemi.




“Entao as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que nao deixou hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste.
Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos” (Rute 4.14-15).





E, entao? Noemi ou Mara? Doce ou amargurada?




Na vida dos filhos de Deus a palabra final será sempre a palavra de doçura, de vitória! Foi na vida de Noemi e de tantos nas narrativas bíblicas e será assim na minha vida e na sua vida!




Confia no SENHOR, descansa e espera Nele. Nao fique amargurado (a), nao perca a doçura. O melhor de Deus ainda está por vir, creia, Em nome de Jesus!




Amém!